Micros e Pequenas Empresas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Estudo de Mercados.
Projeto - Plano de Negócios
Análise das cinco forças de Porter
Chapter 5 ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING.
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
UNIDADE 03 – REPENSANDO A LOGÍSTICA
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS
5. ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS
©2000 Prentice Hall ObjetivosObjetivos ä Identificação dos concorrentes ä Análise dos concorrentes ä Sistema de inteligência competitiva ä Elaboração.
Módulo 4 Formulação de Estratégias
Análise do Meio Ambiente
A LÓGICA PRÓPRIA DO MERCADO DE PRODUTOS DE INFORMAÇÃO
Segmentação de Mercado
Posicionamento.
Planejamento Estratégico
Estratégia de Negócios
Prof. Everton Lopes Bonifácio
MARKETING.
Estratégias do agronegócio
Como avaliar o negócio e definir a (melhor) estratégia de mercado
Marketing Internacional
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
Estratégia Competitiva.
GESTÃO ESTRATÉGICA 5 FORÇAS DE PORTER
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PREÇO – O que é e como fazer?
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
Grupo 14I: Jessica Magalhães Larissa Castro Larissa Gonçalves
OBJETIVO: Desenvolver um sistema próprio de ensino bilíngue posicionando o Colégio AZ entre as melhores instituições da região. Na sequência, difundir.
Estratégias Empresariais Internacionais
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
Objetivos do estoque Objetivos de custo: a questão crítica é balancear os custos de manter e de pedir estoque, porque esses custos têm comportamentos conflitantes.
Estratégia no nível de negócios
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
Planejamento Estratégico
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Planejamento Estratégico
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Estratégia para Seleção de
GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS – 7ADN1
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
MATRIZ BCG.
Novos Modelos de Empresa
Novos Modelos de Empresa
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
3.1 © 2007 by Prentice Hall Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação.
Determinação de Preços dos Produtos: Estratégias
Gestão da Tecnologia da Informação
Empreendedorismo “Imprendere”
Estratégia Competitiva
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Análise do Ambiente Competitivo
Planejamento Estratégico de Marketing
Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
Prof.: Maurício Neves Planejamento Estratégico
Estruturas de Mercado Para a gestão estratégica de um negócio, além da conjuntura econômica, outro fator é de grande importância para a tomada de decisão:
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Planejamento Estratégico Prof. Marcelo Maia. 1) (FCC METRÔ SP 2008) Na matriz produto/mercado (ou matriz de Ansoff), as estratégias: I. de crescimento.
ESCOLHA DO NEGÓCIO Prof.ª Kelly Magalhães. Desenvolvimento de um novo negócio Avaliação de idéias de produto Avaliação da oportunidade de comprar negócios.
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ESTRATÉGIA COMPETITIVA - Desenvolvimento de produtos, Serviços e capacidades que confiram a uma empresa vantagens estratégicas sobre.
Transcrição da apresentação:

Micros e Pequenas Empresas Barreiras de entradas para as MPEs

Introdução As barreiras de entradas, estão presentes em qualquer tipo de empresa ou organização que estejam surgindo e ainda crescendo, tentando entrar em um negócio tão competitivo.

Introdução E nas MPEs não é exceção, mas as elas tem mais dificuldades em transpassa-las, principalmente quando vão contra as médias e grandes empresas.

5 Porter Destina-se à análise da competição entre empresas, para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente;

5 Porter

Poder de barganha sobre clientes Os clientes exigem mais qualidade por um menor preço de bens e serviços.

Poder de barganha sobre clientes Análise RFM; Preço da compra total; Disponibilidade de informação do comprador em relação ao produto.

Poder de barganha sobre fornecedores Fornecedores podem recusar-se a trabalhar com a empresa ou cobrar preços excessivamente elevados para recursos únicos, se não tiver um poder de barganha sobre eles.

Poder de barganha sobre fornecedores Mercado de poucos fornecedores; Custo alto para a troca de fornecedores; Ter somente um fornecedor.

Ameaças de produtos substitutos O produto comercializado ou produzido pela empresa pode tornar-se obsoleto com o tempo. E para isso não ocorrer é preciso investir em avanços tecnológicos, produzir um derivado ou mesmo um novo produto.

Ameaças de produtos substitutos Relação preço/rendimento; Nível de diferenciação do produto; Poder de barganha do comprador; Qualidade do produto.

Ameaças de novos entrantes Com as barreiras, ficará mais difícil para o concorrente "roubar" os melhores clientes, assim caso o concorrente se estabelecer no mercado, ele eventualmente vai ficar com os "piores" clientes.

Rivalidades entre concorrentes Esse é o principal determinante da competitividade do mercado. Às vezes, os rivais competem agressivamente não só em relação ao preço do produto, como também a inovação, marketing, etc.

Rivalidades entre concorrentes Taxa de crescimento da empresa; Diversidade de concorrentes; Nível de publicidade; Grau de diferenciação dos produtos.

Barreiras de entradas (Ameaças de novos entrantes) As barreiras de entradas são um conjunto de reações que o empreendedor pode esperar ao querer participar de um novo negócio. Normalmente, geridas por concorrentes já existentes.

Fontes principais de barreiras Economia de escala; Diferenciação do produto; Necessidade de capital; Custos de mudanças; Acessos aos canais de distribuição.

Economia de escala É visto no baixo custo em detrimento de alta produção. Um novo competidor deve se submeter ao risco de começar com uma escala alta ou aumentar seus custos de produção, tornando a margem de lucro pouco atrativa ou o preço final ao consumidor acima da média de mercado.

Diferenciação do produto É quando as marcas já concorrentes em um determinado nicho já estabeleceram uma relação de proximidade com o consumidor, a ponto de tornar difícil a identificação de uma nova marca atuando no segmento.

Necessidade de capital A necessidade de se investir muitos recursos para entrar em um determinado mercado. Investir muito ou necessitar de capital de giro em excesso para competir em um mercado, faz boa parte dos empreendedores se esquivarem de alguns nichos específicos de negócios.

Custos de mudança São percebidos pela necessidade de investimento, quando ocorre alguma mudança, como custos com novo treinamento, equipamentos, auxiliares ou custos de relacionamento entre fornecedor e comprador.

Acesso aos canais de distribuição Com o imposto logístico do produto, pode inviabilizar um novo empreendimento pelo custo ou acesso. Geralmente a barreira é imposta quando há restrição aos canais de distribuição e estes já estão dominados pelos concorrentes tradicionais.

MPEs Pequenas empresas ainda possuem menor produtividade de máquinas, de mão-de-obra e menor lucratividade que as médias e grandes empresas.

MPEs Pelo fato das MPEs: Possuírem menores índices de investimentos na qualificação da mão-de-obra; Atuarem em mercados mais restritos regionalmente; Terem um número maior de concorrentes; Terem dificuldades na obtenção de descontos na compra de matérias-prima

MPEs E para solucionar esses problemas, cerca de 67% das MPEs afirmam que uma atuação conjunta entre eles, poderia ajudar a superar essas dificuldades

Considerações finais A análise das cinco forças, em especial das barreiras de entrada, é fator determinante na decisão do empreendedor por tomar a frente e investir em um negócio e considerar os riscos envolvidos.

Considerações finais Geralmente, barreiras de entrada mais altas garantem mais condições de sucesso para aqueles dispostos a vencê-las. Por isso, mercados que envolvem este tipo de investimento não são feitos para “amadores” ou empreendedores aventureiros.