A Orientação Educacional face a legislação educacional do país

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Advertisements

Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Minuta de Decreto para Regulamentação da Educação a Distância
Prática de Ensino: Educação Básica
Legislação educacional
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
A Importância do Plano de Trabalho Docente e o Livro Registro de Classe EQUIPE PEDAGÓGICA AGE (Assessoria de Gestão Escolar) NRE WENCESLAU BRAZ.
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
produtos & serviços SERVIÇOS Website
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Prefeitura municipal de Imperatriz
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
Garantir educação pública de qualidade e formação profissional
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
Eixo: IV Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
FORMAÇÃO III ESA Formação do Educador: A Escola enquanto cenário, sujeito e objeto da formação.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Prof. Ms. José Elias de Almeida
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Ensino Médio e Educação Profissional
Política Educacional Brasileira
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
O ORIENTADOR EDUCACIONAL: UM AGENTE DE MUDANÇA NO COTIDIANO ESCOLAR
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Ministério da Educação
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Grupo de Apoio ao Pré-vestibular GAP. Objetivos Gerais Aos servidos pelo projeto Assistir as comunidades circunvizinhas ao projeto e as Zonas Especiais.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
CHAPECÓ CRIANÇA – CIDADANIA EM AÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
AVALIAÇÃO.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Currículos da Educação Profissional Elvira Godiva Junqueira FATEC Aula 03 24/09/2011.
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
Estância Turística de Santa Fé do Sul
PL DE 2012 REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE HISTORIADOR Daniel Pereira dos Santos Historiador - Administrador - Educador físico UNIVERSIDADE FEDERAL.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA REGIÃO NORTE – AC, PA, RO Institui ç ão de Ensino Superior (IES): UCA-UNICAMP.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Bases Legais Resoluções CEB/CNE 03/2010 CEB/CEE 239/2011.
Desenvolvimento Humano e Organizacional
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Eduardo Deschamps, Dr.Eng. Secretário de Estado da Educação – SC com.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL – UMA PERSPECTIVA CONTEXTUALIZADA GRISPUN, Mirian P.S. Zippin (org.) A prática dos orientadores educacionais. São Paulo: Cortez,
Transcrição da apresentação:

A Orientação Educacional face a legislação educacional do país “ A lei de educação não é uma lei de pedagogos,mas uma lei de constitucionalistas. É uma lei de direito público no sentido mais exato da palavra” Anísio Teixeira

Principais leis do país e a presença do Orientador Educacional

“A escola o espaço no qual deve favorecer, a todos os cidadãos, o acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de competências, ou seja, a possibilidade de apreensão do conhecimento historicamente produzido pela humanidade e de sua utilização no exercício efetivo da cidadania”. Fonte: http://www.webartigos.com/articles/21631/1/O-Papel-do-Orientador-Educacional- na-Escola/pagina1.html#ixzz1Eq6kFOpP

Conhecendo mais sobre a história da Educação educacional A orientação Educacional surge, não de uma necessidade da escola,mas se desenvolve no sistema escolar. A preocupação não estava no desenvolvimento do aluno, mas na formação do profissional.

1924 - tem a primeira tentativa de inserção da Orientação educacional, em São Paulo, voltada para a escolha profissional como modelo americano. 1940 - A partir desta data Orientação Educacional é divulgada a nível nacional acompanhada da incentivação de SOE em todas as escolas, de acordo com o Decreto Lei 4073/42.

1942 a 1946 – A preocupação com a qualificação profissional se atrelava à redefinição político econômica em curso. Ganhou visibilidade e foi legalmente instituída, tornando-se obrigatória no ensino secundário, primando pela educação vocacional. 1946 – A união passa a legislar sobre a educação. A lei 4.024/61 reafirma a necessidade da Orientação Educacional, entretanto falta pessoal habilitado.

No período pós 1964, durante a ditadura militar, o curso de pedagogia sofreu reformulações para adequar-se aos princípios vigentes na época. Concepções tecnicistas da Educação, de cunho burocrático. A lei 5.564/68 aponta para o desenvolvimento integral e harmonioso da personalidade do educando. São elaboradas por uma minoria, e que nem sempre estão envolvidas no processo. Entre 1971 a 1980 temos a preparação para a ação, LDB 5.692/71, que disciplinou a atuação da OE na escola. Obrigatória no ensino de 1º e 2º graus

A lei 9.394/96 – Lei de diretrizes e bases da Educação nacional, veio consolidar o trabalho do Orientador Educacional nas Unidades Escolares. Em 2005, fica instituída a função do Orientador Educacional nas unidades escolares que atendam o Ensino Fundamental e o Médio da Rede Estadual de Ensino.

O orientador Educacional é por excelência, um promotor de desenvolvimento humano por ser um articulador da relação entre as pessoas. Seu trabalho está pautado no desenvolvimento do educando fisiologicamente, psicologicamente, pedagogicamente, politicamente e socialmente.