S ISTEMA P RISIONAL C ATARINENSE Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional Portaria Interministerial.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMINÁRIO “Política da Alta Complexidade”
Advertisements

A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
Modelo Assistencial Brasileiro
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
OPERATIVO ESTADUAL DE SAÚDE NO SISTEMA PENITENCIÁRIO
Perspectiva Nacional da Política da Educação na Saúde Pacto pela Saúde
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Políticas Públicas direcionadas aos idosos e idosas
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
Parceria entre Hospitais Filantrópicos: Desafios e Possibilidades
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
Goiânia, junho de 2013 Programa ç ão Anual de Sa ú de - PAS Programa ç ão Anual de Sa ú de - PAS.
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
SEGURIDADE SOCIAL - SAÚDE
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Participação da Comunidade na cogestão da saúde pública no Brasil
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Construção de uma agenda de APOIO E cooperação TÉCNICA À GESTÃO DO SUS
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF   GABINETE DO MINISTRO Portaria Nº 154, de 24 de janeiro de 2008.
I Reunião do Grupo Condutor da Política Nacional de Atenção Integral à Pessoa Privada de Liberdade – PNAISP no Estado da Bahia.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Seminário Instituição de Longa Permanência para Idosos: do que estamos falando? Políticas de Saúde e as Instituições de Longa Permanência: protegendo dentre.
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
Plano de Atenção à Saúde da População Prisional de Minas Gerais
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA E CONSÓRCIO DE MEDICAMENTOS – ESTRATÉGIA PARA A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NO SUS Seminário Internacional.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
PLANO NACIONAL DE SAÚDE NO SISTEMA PENITENCIÁRIO OFICINA – AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE EM ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS NOVEMBRO/2005.
RESOLUÇÃO 0037/2011 Proposta de conversão das Unidades de Saúde da Mulher e da Criança - USAIMC em Unidades de Atenção Primária Saúde da Família - UAPSF.
Sistema Único de Saúde - SUS
Prefeitura Municipal de Unaí Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Cidadania - SEMDESC SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO DO SOCIAL E CIDADANIA.
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
Política Nacional de Atenção Integral à Pessoa
SUS - LEGISLAÇÃO ANGELA CARNEIRO.
PACTO DE APRIMORAMENTO DA GESTÃO ESTADUAL SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
e-SUS Atenção Básica e os indicadores do 3º ciclo do PMAQ
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Encontro Estadual do PMAQ
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
AÇÕES DE PREVENÇÃO E ASSISTÊNCIA AS DST/AIDS PARA POPULAÇÃO PRIVADA DE LIBERDADE (PPL) Programa Estadual de DST/AIDS/SP.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Apresentação da Política Nacional e Estadual da Pessoa com deficiência Módulo I Coordenação da Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência – ATPCD/SUR.
Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação Gerência de Planejamento do SUS.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Política de Defesa Agropecuária no Brasil: Defesa agropecuária e integração dos entes da federação e Sistema Unificado de Atenção à.
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO SUS.
PROGRAMA DE REQUALIFICAÇÃO DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE 10/maio/2011.
SISPART – PLANO DE AÇÃO DAS REDES TEMÁTICAS
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania A ESTRUTURA DE SAÚDE NO SISTEMA PRISIONAL CATARINENSE.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação Gerência de Planejamento do SUS.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
PACTUAÇÃO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA PELOS MUNICÍPIOS CATARINENSES Núcleo de Descentralização da DIVS/SES/SC.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania Departamento de Administração Penal Gerência de Apoio Psiquiátrico DIAGNÓSTICO DO.
Educação Permanente em Saúde Proposta de alteração da Portaria 198/2004.
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO SUS.
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
Transcrição da apresentação:

S ISTEMA P RISIONAL C ATARINENSE Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional Portaria Interministerial nº1/2014 Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania “Sistema Humanizado, Cidadania Respeitada”

Sistema Prisional em Números PNAISP/SC Edição da Portaria nº 442 de 09 de Julho de 2014 – Instituição do Grupo Condutor para Implantação da Política. Realização de dois encontros estaduais com Gestores de Saúde dos Munícipios e Gestores dos Estabelecimentos Prisionais do Estado. – Primeiro encontro Abril de 2014, apresentação da Política e Integração entre os Gestores, Grupo Condutor e Técnicos dos órgãos responsáveis nas esferas Estadual e Federal. – Segundo Encontro tratativas entre a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, Secretaria Estadual de Saúde, por intermédio da Gerencia de Coordenação da Atenção Básica, Gerencia de Apoio Psiquiátrico e a Gerencia de Planejamento do SUS. Troca de experiências, Primeiros relatos de dificuldades, Construção da Agenda de Trabalho.

Sistema Prisional em Números Plano de Ação – 37 Municípios – 46 Estabelecimentos Prisionais (junho de 2014) – Deliberação 493/CIB/14 = Aprovação do valor correspondente R$ ,00 (quatro milhões e quinhentos mil reais) como cofinanciamento da SES aos municípios que aderirem a política no valor mínimo de 20% do valor repassado pelo Fundo Nacional de Saúde.

Sistema Prisional em Números Plano de Ação – 37 Municípios – 24 Aderiram a política; – 06 Já estão habilitados e recebendo; – 14 Realizaram a adesão e não estão recebendo;

Sistema Prisional em Números Plano de Ação – Considerando a responsabilidade por parte da SJC em adequar os espaços de saúde nos estabelecimentos prisionais de acordo com a RDC 50, foi realizado planejamento de construção e reforma dos espaços destinados ao atendimento a saúde nos estabelecimentos prisionais.

Sistema Prisional em Números Plano de Ação – Dentro do planejamento apresentado, entre construções e reformas, estarão adequadas 11 unidades básicas de saúde até o final de – As obras de saúde tem sido construídas de acordo com as normas da RDC nr 50 da ANVISA e tem uma área mínima estabelecida de 315 m2. Cada Unidade com a estrutura física e os equipamentos disponibilizados tem um valor aproximado de 500 mil reais.

Sistema Prisional em Números Plano de Ação

Sistema Prisional em Números Principais Dificuldades Problemas nos repasses dos outros programas do Governo Federal aos municípios. Falta de atualização nos valores relacionados as demais políticas públicas. Dificuldade na contratação de profissionais médicos, principalmente nas menores cidades. Dificuldade no convencimento dos profissionais para o exercício profissional no interior das unidades prisionais.

O BRIGADO !