DUBAR, cap. 6 e 7 alguns pontos de reflexão julho de 2007.

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Transcrição da apresentação:

DUBAR, cap. 6 e 7 alguns pontos de reflexão julho de 2007

“Dizemos que uma profissão emerge quando uma quantidade definida de pessoas começa a praticar uma técnica definida fundamentada em uma formação especializada” SAUNDERS, 1928 Grupos de indivíduos que aplicam conhecimentos abstratos a casos particulares de forma a resolver problemas específicos de uma clientela

O termo profissão deriva da profissão de fé das corporações da Idade Média, seu ritual de admissão – o rito como proteção contra os riscos - o rito como entrada na comunidade - corpus unidos por laços – juramento Artes e ofícios – CNAM – Século XVII

- Ofício (hereditário) – profissional (livre escolha) – associação profissional – relação com o trabalho (modernização,socialização, reconhecimento profissional, estratégias de carreira)

A profissão representa a “fusão da eficácia econômica com a legitimidade cultural” (FLEXNER, 1915)

“Somente a atividade que o homem exerce permite dar um sentido ao seu entorno.” (LE PLAY) Profissão: dimensão comunitária estruturante de todo o sistema social

Na origem dos ofícios se solidifica a idéia de profissão como marca, pertencimento a um grupo

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DAS PROFISSÕES - formação superior específica – monopólio do conhecimento - autonomia - prestação de serviços - comunidade que compartilha identidades e interesses específicos

FUNCIONALISMO – PARSONS saber prático competência específica interesse imparcial relação profissional – cliente

INTERACIONALISMO SIMBÓLICO – HUGHES - base na divisão do trabalho e nos valores profissionais - ênfase na carreira – estratégias de carreira - profissão como visão de mundo - valores - hierarquia de funções e logo, de profissões (para-profissões, super-profissões) – funções para negros ou mulheres

INTERACIONALISMO SIMBÓLICO HUGHES - associação profissional como proteção – livrar-se dos incompetentes - pacto com cliente (segredo) – padre, psicanalista, advogado - profissões « sagradas » - ritos de passagem -

Ritos de passagem – nascimento, casamento, morte, formatura – médico, padre, juíz, professor Necessidade mútua- cliente– profissional

HUGHES – fases de profissionalização - engajamento - identidade – instalação na realidade - modelos de referência - ajuste da concepção de si – quem sou como profissional?

Grupo de referência – luta para manter o controle sobre as tarefas nobres por oposição às tarefas rotineiras (médicos- enfermeiras) Ajuste na concepção do modelo – prática Cada vez que um profissional comete um delito é todo o grupo profissional que é visado (Calheiros – o Senado Federal)

Passagem através do espelho – ver o mundo através do olhar profissional (vestir a camisa) –

VÁRIAS FORMAS DE PENSAR O ESTUDO DAS PROFISSÕES l por categoria l por tipo de profissional l por especialidade l comparando países – as comparações por países confrontam formações, instituições e políticas de governo l comparando formações

PROFISSIONALIZAÇÃO/ DESPROFISSIONALIZAÇÃO: CORRENTES (Legault) determinismo – conduz à proletarização/desprofissionalização polarização de qualificações (super e sub qualificados) valorização da profissionalização

p.173 – a autoridade do profissional: unicamente a área legítima de sua atividade? p.173 – a autoridade do profissional: unicamente a área legítima de sua atividade? o que é legítima? E como ficamos agora – quando as áreas se extrapolam e se entrecruzam? o que é legítima? E como ficamos agora – quando as áreas se extrapolam e se entrecruzam?

MODELOS DE PROFISSIONALIZAÇÃO l operário: unidade - o emprego (conjunto de tarefas), formação in loco l oficial: unidade - a função, progressão funcional l físico (profissional) unidade a especialidade, mobilidade – empregos do mesmo nível, carreira