Agroindústria Familiar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BASES DE SERVIÇO DE COMERCIALIZAÇÃO – BSC’s caminhos e estratégias para constituição dos SISTEMAS ESTADUAIS DE COMERCIALIZAÇÃO – SECAFES.
Advertisements

Bases de Concorrência no Setor Agroindustrial
AULA 10 E 11 ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Seguridade Social na perspectiva do desenvolvimento do Brasil" 6º Congresso Nacional da CNTSS/CUT 27 a 31 de maio - São Paulo Eduardo Fagnani IE/Unicamp.
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
Agroindústria Familiar
VANTAGENS COMPETITIVAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Academia de Ensino Superior
Paulo Roberto Silveira
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Gerenciando o marketing
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
O PLANO DE MARKETING.
Organização industrial
CONSUMO RESPONSÁVEL e COMÉRCIO ÉTICO E SOLIDÁRIO
Capítulo 2: O Comportamento do Consumidor e o Gerente de Marketing
GEOGRAFIA.
Módulo Análise do Ambiente Operacional ou Micro Ambiente Externo
Projeto de Inclusão produtiva e social
Instituto de Economia/ UFRJ IEE Curso de Economia da Tecnologia
Desenvolvimento Econômico Local e Regional
Logística e Gerenciamento da
Projeto Global - Mercado - o Mundo Inteiro
TEMA – 1- OS ESPAÇOS PARA VENDA DIRETA DE ORGÂNICOS EM SÃO PAULO
Obstáculos ao Desenvolvimento
Resumo Por Carolina.
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Capítulo 8 – Correção pg PEA – População Economicamente Ativa, formada pelas pessoas que trabalham ou estão procurando emprego. 2. A divisão da.
Prof. Roberto Pascarella Brasília, Novembro/2011 Mapa de oportunidades para as micro e pequenas empresas na Copa.
Crise de Crise de Foco do trabalho cooperativa. Produtores pequenos e médios. Viabilizar processamento e comercialização de sucos e frutas.
O ESTUDO DE MERCADO EM ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável
Novos Modelos de Negócio Setor Automobilístico
Grupo 08F Thiago Moraes Raíssa Ávila Carolina Lossio Renata Rezende
Cadeia de Valor.
Agrotóxicos, Transgênicos e Soberania alimentar
A NOVA AGENDA DA MEI Pedro Wongtschowski 15 de Agosto de 2014
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA LOGISTICA REVERSA
9 bilhões de pessoas O DESAFIO DE ALIMENTAR
A ECONOMIA URBANA.
Pesquisa de Mercado “É o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing.
Cooperativismo. O que é o cooperativismo? Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e.
Agregação de Valor e Consolidação de Mercados Sustentáveis
Fundamentos de Extensão Rural
Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia: turismo comunitário em territórios rurais Salão do Turismo 2009.
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada
SETOR AGROALIMENTAR.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO AO ASSOCIATIVISMO Cooperativas Agropecuárias e Associações de Produtores Rurais: o que são e para que servem.
Iniciando na logística empresarial
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES Sérgio Caldas.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Logística e Gerenciamento da
Administração Participativa
Agronegócio.
Estratégias de Ponto Aula 10.
Projeto de extensão Capim Limão
Canais de Distribuição
REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA. Rede Ecovida A Rede Ecovida de Agroecologia e um espaço de articulação entre agricultores familiares e suas organizações,
Economia Popular Solidária
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  As atividades econômicas caracterizam-se pela especialização  Três tipos de sistemas econômicos  Economias.
Geografia Rede SESI de Educação.
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Transcrição da apresentação:

Agroindústria Familiar - Elementos -

COMERCIALIZAÇÃO Bens e Serviços Setor Terciário Setor Secundário PROCESSAMENTO Agroindústria Setor Primário PRODUÇÃO Matéria-prima

AGROINDUSTRIA-LIZAÇÃO 35% PRODUÇÃO COMERCIA-LIZAÇÃO 15% 27% INSUMOS 23% Fonte: FAO/1996

AGROINDÚSTRIA FAMILIAR Conceito: “atividade que permite aumentar e reter, nas zonas rurais, o valor agregado da produção da agricultura familiar, através da execução de tarefas de pós-colheita nos produtos provenientes de atividades agrosilvopastoris, tais como a seleção, lavagem, classificação, armazenamento, conservação, transformação, embalagem, transporte e comercialização”.

Características das Agroindústrias Familiares tradicionais A maioria dos produtos são, geralmente, bens de consumo final; Os mercados são principalmente locais; Os consumidores são, na maioria, das classes média e baixa; Os mercados são estreitos e instáveis, com participação importante dos intermediários e pequenas margens de lucro.

Tipos do Mercado Convencional Diferenciado Nenhum Controle sobre Preços Baixa Margem sobre Vendas Liderança no custo/escala Marcas globalizadas Circulação de mercadorias convencionais Consumidor é Cliente Sistema obscuro Individualismo competitivo Anônimo Benefício grandes grupos Mito no livre mercado Ênfase no Marketing - Lucro Diferenciado Maior Alta Diferenciação Selos de Qualidade Circulação de Produtos Diferenciados Consumidor é Cidadão Sistema Transparente Cooperação/complentaridade Mútuo conhecimento Benefício da população Responsabilidade ambiental Ênfase no social e no justo

Enfoques da Agroindústria e do Sistema Agroalimentar Vantagens Passivas Vantagens Ativas AIF – SIAL Tradicional Produtos tradicionais com saber-fazer local Mercados locais Ação coletiva em torno dos produtos tradicionais Abertura de novos mercados Induzido Produtos promissores com saber-fazer induzido Oportunidades de nichos de mercado especializados Ação coletiva induzida em torno dos produtos promissores Ampliação de oportunidades

Desafio para a Agroindústria Familiar Desenvolver melhores estratégias para superar as limitações atuais e desenvolver produtos diferenciados para acessar mercados (regional, nacional e internacionais).

DIFERENCIAÇÃO DO PRODUTO PRODUÇÃO PROCESSAMENTO - Familiar - Orgânica - Artesanal COMERCIALIZAÇÃO - Ecológica - Orgânico - Exclusivo - Selos - Relacionamento - Ético, Justo

Tendências do Agronegócio O novo perfil de consumo alimentar valoriza Incorporação de serviços Segmentação e descomoditização do mercado Distribuição A grande distribuição domina o comércio de commodities Os serviços alimentares e a segmentação do mercado definem estratégias das “empresas de território” Determinantes da competitividade agroindustrial Mais ligados a aspectos de mercado do que à tecnologia Importância do contexto local: interação homem-produto- território

Estratégias para as Agroindústrias Familiares Reforçar a organização econômica dos produtores Diferenciação de produtos Foco no mercado e na agregação de renda Agroindustrialização para agregar valor Redes de complementaridades e para busca de escala Vender alimentos de alta qualidade Certificação de qualidade e origem Segurança alimentar Agricultura orgânica Valorizar o território Agroturismo Valorização da cultura e culinária regional Produção de lazer e paisagem