Robert Verhine UFBA / FAPESB / CONAES 45º. Fórum Nacional de Reitores

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Transcrição da apresentação:

AVALIANDO A QUALIDADE DE CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIA DO SINAES Robert Verhine UFBA / FAPESB / CONAES verhine@ufba.br 45º. Fórum Nacional de Reitores Manaus, 15 de outubro de 2009 1

Contexto Histórico Nacional - Sistema da CAPES (1976) - PAIUB (1993) - ENC / ACE (Provão,1995) - SINAES (2004)

SINAES SINAES Um sistema integrando: Experiências anteriores Instituições / Cursos Avaliação externa x interna Avaliação educativa x regulação INEP/SETEC/SEED/SESU, sob a coordenação da CONAES CAPES ? Sistemas Estaduais ?

SINAES SINAES Componentes: Avaliação de Desempenho dos Estudantes (ENADE) Avaliação de Cursos 3. Avaliação de Instituições

SINAIS – AVALIAÇÃO DE CURSOS Tipos de avaliação: Autorização Reconhecimento 3. Renovação de reconhecimento (ciclo avaliativo do SENAIS) 5

AÇÕES PARA VIABILIZAR O SINAES - Simplificação dos instrumentos referentes à avaliação de cursos e de instituições Qualificação e atualização dos avaliadores Utilização do “Conceito Preliminar” para cursos CPC (2009): Insumos (5 variáveis) = 40% Resultados (3 variáveis) = 60% - Reformulação do questionário sócio-econômico - Visitas seguem o ciclo do ENADE (a partir de 2007)

DADOS SOBRE OS CÍCLOS DO ENADE Áreas Cursos Estudantes 2004: 13 2.184 143.170 2005: 20 5.511 277.476 2006: 15 5.701 386.524 Total 1º Ciclo 48 13.396 807.170 2007: 16 3.238 189.614 2008: 23 11.270 401.668 2009: 22 7.250* 985.000* Total 2º Ciclo 61 21.758* 1.575.274* * estimativa

PROBLEMAS COM O ENADE - Dúvidas quanto à pertinência do Exame - Finalidade não claramente posta Limitações no tamanho e na abrangência das provas Questões de eqüidade / obrigatoriedade * - Conceitos referenciados pela norma, não por critérios * - Questões quanto a mensuração do IDD *

NOVIDADES A RESPEITO DO ENADE - Aplicação censitária (e não mais amostral) Conceito ENADE baseado exclusivamente nos resultados dos concluintes Possível utilização do ENEM no lugar do ENADE para ingressantes Vantagens - Acompanhamento longitudinal - Comparação antes x final do curso - Redução do número de exames requeridos - Aprimoramento do ENADE Condições necessárias - Obrigatório para pretendente ao nível superior - Um cadastro nacional de estudantes de IES - Equacionamento com o ENADE

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Avaliação Interna Papel e natureza da CPA Periodicidade do Relatório Institucional Utilização do Relatório Institucional Avaliação Externa Problema com a classificação das IES Uso do índice Geral de Cursos (IGC) (avaliação x regulação) AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 10

OS PRINCIPAIS DESAFIOS Articulação entre o SINAES e os sistemas estaduais de educação superior Articulação entre o SINAES e a avaliação da CAPES Qualidade dos avaliadores Objetivação das classificações Auto-Avaliação (inclusive do curso) Diversidade da oferta (CPC diferenciado) Desequilíbrio intra e entre regional Crescimento do sistema