O Complexo Global da Soja sob uma encruzilhada: Sustentabilidade, Desenvolvimento Industrial e As Novas Oportunidades de Crescimento Dr. Peter Goldsmith.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inovação em Iberoamérica: passado e presente
Advertisements

TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
Software para Agronegocios
V Seminário Nacional de APLs de Base Mineral Gestão de APLs Recife, 25 de setembro de 2008 Heloisa Menezes Instituto Euvaldo Lodi – DR MG Nucleo Estadual.
Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável
PAPEL DO SETOR GOVERNAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ROTULAGEM AMBIENTAL
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Administração Estratégica
Movimentos Internacionais de Fatores
POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INDUSTRIAL Manuel Lousada Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior CONFERÊNCIA NACIONAL PREPARATÓRIA.
Aumento de produtividade e exportações agrícolas
Globalização econômica e comércio exterior
Maria Olívia de Souza Ramos
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
Marketing Capítulo 2 Análise Ambiental
GESTÃO DE ONGS Características e Desafios
Seminário sobre Sustentabilidade – Razão Contábil
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
AGRONEGÓCIO.
Estratégias do agronegócio
Caio G. Souza, Leonardo R. M. das Neves e Renan A. Lage
AGRONEGÓCIO Fórum de Tendências Aliança do Brasil Amaryllis Romano
Da crise ao crescimento: a experiência do Brasil MINISTRO GUIDO MANTEGA Rio de Janeiro, 07 de julho de 2004 II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FUNDOS DE PENSÃO.
A CRISE E O ENDIVIDAMENTO NO CONTEXTO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS Brasília, 26 de fevereiro de 2009.
Prof. Luciel Henrique de Oliveira
A contribuição das exportações para o crescimento econômico do Brasil
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
Talentos para Inovação
A VALORAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL DA EMPRESA NA AVALIAÇÃO DE PROJETOS PELO BNDES 64º Congresso da ABM Belo Horizonte 16/07/2009 João Carlos Ferraz.
Parcerias Embrapa – Exemplos
VISÃO DO MOMENTO DE MERCADO O MOMENTO DA CONJUNTURA O MOMENTO DA INDÚSTRIA OS IMPACTOS NA ÁREA DE CONSULTORIA DE PROJETOS AS AMEAÇAS OS DESAFIOS AS OPORTUNIDADES.
42ª Assembléia ASAPRA – 11/11/2011
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
Sistema de Gerenciamento de Confinamentos de Gado de Corte
ENCARGOS TRABALHISTAS E PRODUTIVIDADE: IMPACTOS NA ECONOMIA BRASILEIRA
Benefícios da participação em CGV
África: Perspectivas Econômicas e Empresariais Jorge Arbache Universidade de Brasília Seminário África Negócios São Paulo, 25 de agosto de 2014.
1 APIMEC - Novembro de Perfil da cadeia produtiva de plásticos Faturamento > R$ 45 bilhões Fonte: ABIQUIM / ABIPLAST Empresas > 8 mil Empregos.
9 – Os complexos agroindustriais
9 bilhões de pessoas O DESAFIO DE ALIMENTAR
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
A inserção do Brasil no mundo
ANALISANDO O AMBIENTE DE MARKETING
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Inovação no Setor de Serviços
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro Balanço 2009 e Perspectivas 2010 Apresentação: Haroldo Silva Economista Chefe - ABIT São Paulo, 05 de março de 2010.
Agricultura e Desenvolvimento Rural Destaques do 1 o Dia Seminário de Alto Nível para Tomadores de Decisão: Desenvolvimento económico através da Transformação.
Agronegócio A modernização no campo propicia novos sistemas de produção e novos recursos para o combate aos problemas Empresas expandem uma estrutura administrativa.
Formação de Preços: Indústria Aeronáutica
LOGÍSTICA DE SERVIÇOS.
Você pode escolher qualquer cor, contanto que seja verde!
Agronegócio no Brasil e em Mato Grosso
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
AGRICULTURA BRASILEIRA EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO E O CRESCIMENTO DOS DEMAIS SETORES;EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO.
Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil
A CONTRIBUIÇÃO DO AGRONEGÓCIO NA BALANÇA COMERCIAL
Por quê Competitividade Industrial? Jorge Arbache Universidade de Brasília FIEMG - Lançamento do Plano de Competitividade Industrial de Minas Gerais, 2.
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
Antonio Marcelo Fernando Nalini Fernando Ribeiro Luiz Carlos Vaz Thiago Camargo8C.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
13º CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDENCIA ANEPREM MERCADO DE AÇÕES ESTRATÉGIAS E OPORTUNIDADES Setembro/2013 Carlos Frederico Valladares.
Agricultura no Mundo. Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima.
CRESCIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL Vitória-ES, agosto de 2008, Ana Paula Vitali Janes Vescovi.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
A AGÊNCIA PARANÁ DE DESENVOLVIMENTO Desenvolver, coordenar e liderar ações para promover o desenvolvimento sustentável do Paraná. MISSÃO.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson.
Transcrição da apresentação:

O Complexo Global da Soja sob uma encruzilhada: Sustentabilidade, Desenvolvimento Industrial e As Novas Oportunidades de Crescimento Dr. Peter Goldsmith Membro do Laboratório Nacional de Pesquisas em Estratégias Agrícola no Complexo da Soja, Universidade de Illinois, E.U.A. Painel Internacional: Cerrado Brasileiro: Oportunidades e Investimentos. Bienal dos Negócios da Agricultura, Cuiabá, Mato Grosso Brasil, Agosto, 2005.

Ambiente Pós-Moderno do Agro-negócio Alimentício Introdução A agricultura (Soja) possui expressiva oportunidade de crescimento A agricultura (soja) possui a sua disposição novas tecnologias, ferramentas e modelos de negócio Os Clusters das Agroindústrias alimentícias (soja) são grandes fontes de criação e captação de valor Mas…. Emerge um novo contrato Social “Real Ethique” : uma nova ética para o Agronegócio Respeito Pró-ativo para com as normas da comunidade e do meio ambiente Apresento a estratégia de crescimento Industrial em duas partes Goldsmith, Copyright U.Illinois BOD, 2005

Encruzilhada na Geração de Valor Cluster da Soja – Agroindústria Desenvolvimento de Estratégia industrial Mais “Real Ethique” Evolução da Geração de valor Complexo da Soja – Sistema Produtivo Tempo Goldsmith, Copyright U.Illinois BOD, 2005

Ambiente Pós-Moderno do Agro-negócio Alimentício Para os Países desenvolvidos Desenvolvimento Industrial em linha reta Para os Países em desenvolvimento Estratégias de crescimento industrial Mais “Real Ethique” : A nova ética para o Agronegócio Definição: Um moderno contrato social entre a sociedade (não-governamental) e empresas, visando o respeito a padrões comunitários e ambientais O contrato Social é composto por: Organizações não-governamentais (ONGs) Consumidores Comunidade Local Organizações Multilaterais Juristas (Internacional, Nacional, Estadual) Goldsmith, Copyright U.Illinois BOD, 2005

“Real Ethique” e o Ambiente Pós-Moderno do Agro-negócio Alimentício A Agricultura não é mais legitimada pelo crescimento da urbanização A Agricultura não é mais uma “Indústria Especial” A Agricultura não é mais depredatória da terra Ela é usuária da Terra Ela é usuária das Amenidades Rurais A Agricultura foi Industrializada A Agricultura é Grande A Agricultura causa impacto A Agricultura tem novas Responsabilidades Política e Ambiente regularizado Liderar ou ser liderado No longer benign Goldsmith, Copyright U.Illinois BOD, 2005

O crescimento do Agroindústria Produção de soja Goldsmith, Copyright U.Illinois BOD, 2005

Goldsmith, Copyright U.Illinois BOD, 2005 Relação entre PIB mundial e crescimento anual da soja Goldsmith, Copyright U.Illinois BOD, 2005

Goldsmith, Copyright U.Illinois BOD, 2005 Hectares de soja varicao annuel Goldsmith, Copyright U.Illinois BOD, 2005

Goldsmith, Copyright U.Illinois BOD, 2005 Produtividade da Soja Disease resistance, weed resistance, plant performance Goldsmith, Copyright U.Illinois BOD, 2005

Cluster Industrial da Soja Agroindústria Um importante conceito para geração de valor Setor primário/Produção-economia Principais commodities exportadas Ou Uma Economia Industrializada Compare o Cluster da soja em Illinois/US e Mato Grosso/BR Como um Cluster se forma? Quais são os processos fundamentais da industrialização? Setor Primário Setor Primário Agroindústria Goldsmith, Copyright U.Illinois BOD, 2005

Relação do Uso Doméstico do Farelo de Soja Goldsmith, Copyright U.Illinois BOD, 2005

Relação do Uso Doméstico da soja para Óleo Relação do Uso Doméstico de Soja para Óleo Goldsmith, Copyright U.Illinois BOD, 2005

Cluster Agro-Industrial de Illinois: Produtos Don’t have the corn economy Goldsmith, Copyright U.Illinois BOD, 2005

Cluster Econômica da produção de Soja: Mato Grosso Goldsmith, Copyright U.Illinois BOD, 2005

Cluster Agro-Industrial de Illinois: Emprego Goldsmith, Copyright U.Illinois BOD, 2005

Cluster Agro-Industrial de Illinois: Impostos (impostos ex-insumo) Goldsmith, Copyright U.Illinois BOD, 2005

Estratégias e as 8 Premissas para Clusters Agro-Industriais Infra-estrutura (agua,estrada de ferro,estradas,internet, etc.) Custo, redução de incerteza e risco, flexibilidade Direito de Propriedade (patentes, contratos, fiscalização) inovação, redução do risco, investimento, administradores das empresas Pesquisa e Desenvolvimento inovação, diferenciação, competitividade Mercado de Capital (crédito, mercado de bolsa) Investimento, Gerência de risco Ambiente dos negócios e impostos (eficiente) Economia de escala, custo, incerteza e redução de risco Economia Aglomerada (sinergia entre empresas e mercados) Competitividade, custo, elasticidade, adaptabilidade Habilidade de diferenciação - produto e serviço Competitividade, Geração de valor Sustentabilidade Real Ethique, necessidades sociais, Gerência de risco, Atração de Capital Goldsmith, Copyright U.Illinois BOD, 2005

Estratégia e “Real Ethique” A Estratégia do “Balaço” Liderar Parar de provocar impactos Sociais e Ambientais Ter lideranças no desenvolvimento Nacional de Políticas Permite o balaço Permite que a agricultura tenha Voz Permite um crescimento consistente Política de inovação Pró-competitivo Permite que a Agroindústria receba os mesmos benefícios que as outras industrias Ser liderado Não tem poder de decisão Permite políticas extremas, anti-competitivas, severidade e “urban-oriented” Redução do crescimento e investimento Cria risco de investimento significativo A Global “Real Ethique” é bem real. A Agricultura não pode fugir disso! Goldsmith, Copyright U.Illinois BOD, 2005

Contatos Dr. Peter Goldsmith National Soybean Research Laboratory Fellow in Agricultural Strategy The Department of Agricultural and Consumer Economics The University of Illinois 318 Mumford Hall 1301 West Gregory Drive Urbana, Illinois 61801 217-333-5131 Fax-333-5538 pgoldsmi@uiuc.edu http://www.ace.uiuc.edu/faculty/goldsmith/ Goldsmith, Copyright U.Illinois BOD, 2005