Abordagens Pedagógicas e o Design Instrucional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO PERMANENTE RUMBLE, Greville A GESTÃO DOS SISTEMAS DE ENSINO A DISTÂNCIA - Núcleo de Educação a Distância 2004.
Advertisements

RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EM EAD
Psicologia e práticas educativas.
Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A tecnologia em grande destaque. O temor em relação ao novo faz parte da história do homem, pois o surgimento de qualquer dispositivo tecnológico tende.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Engenharia de Software
Educação Permanente Profa. Aline Alves de Andrade.
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Escolhendo o nosso Futuro
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
Propostas de layout Modelo 1
concepção pedagógica e metodologia
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
O uso de novas mídias nas escolas
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Transposição informática e sistema cognitivo
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
INTERATIVIDADE??? Uma atividade que envolve interação, é uma troca comunicativa entre indivíduos e meios, em EAD, a palavra-chave no processo educativo.
A multidimensionalidade na avaliação e validação de projetos
Escola de Educação Especial Sol Nascente/APAE-Itajubá MG
Questões Estratégicas para o Desenvolvimento da EAD
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
Capacitação de Professores Daniela Lopes Soluções Pearson.
CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNISUL VIRTUAL. UNISUL A Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina - é uma universidade com personalidade fundacional de direito.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Produção de Design Instrucional
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Anne Katarine Diniz Cardoso Gilca dos Santos Vilarinho e Zeila Miranda.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
Softwares Educacionais – Cód
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
DESIGN INSTRUCIONAL PARA A EAD: Bases e Fatores Culturais Hermelina P. Romiszowski XX Congresso Brasileiro de Educação a Distância.
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
Adriana Regina Marques de Souza Pelissari
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Patrícia Maia Alves Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
UNIMINAS – UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS PEDAGOGIA – GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL Webfólio Aluna: Danielle Paiva Melo Professoras: Elsa Guimarães Gilca.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
GESTÃO POR COMPETÊNCIA. MAPEAR AS COMPETÊNCIAS  Saber fazer: são os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para realizar um determinado trabalho.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

Abordagens Pedagógicas e o Design Instrucional

O que é Design Instrucional? - Associado muitas vezes a um engenheiro ou arquiteto; Usa os princípios educacionais para suas construções; -Preocupa-se com fatores sociais, espaciais e temporais.

Qual a Natureza do Material?

Instrução Programada Gestão Pedagógica e Tecnológica

Quais são os seus paradigmas? Paradigmas “dominantes” - Comportamentalismo; - Cognitivismo; - Interacionismo.

Comportamentalismo Estímulo certo leva ao resultado esperado; Ser moldado pela experiência; Taxonomia de objetivos e habilidades;

Cognitivismo Origens na Gestalt: Estruturas internas condicionam a experiência; Informação Recebida ≠ Informação Descoberta; (Aprendizagem Significativa); - Desequilíbrio e Problematização; Diferenças Individuais (estágios); Valorização das associações (Conexionismo); Motivação ≠ Estímulo;

Interacionismo

Além dos Paradigmas Abordagens Pedagógicas

Abordagens Sistêmicas Complexidade; Acoplamento; Autopoiesis; “Erro” e “Incerteza”

Filosofia da Diferença Vitalidade, Metabolismo, Fluxo; Apolínio e Dionisíaco; “Experimentação da Existência”; Reconhecer forças, dispositivos, “Regimes de Verdade”; Criar linha de fuga; Agir e não apenas reagir.

Abordagens Simbólicas Funções da Psique: Sensação, Sentimento, Intuição e Pensamento; Estilos de Aprendizagem; Pensar nas Estruturas Arquetípicas, Símbolos e Complexos.

Quem é esse DI?

Curso DI para ensino on-line (UFJF/SITE Educacional) 1-Conceitos, Abrangência da Atuação e Aplicações do Design Instrucional no Ensino on-line; 2- O Uso de Ferramentas em EAD on-line ; 3- Abordagens Pedagógicas e DI; 4- Metodologia e Análise do Processo de Comunicação; 5- Planejamento e Design Instrucional; 6- Construção de Textos e Hipertextos; 7- Processo de Criação I (Interfaces, Roteiros e Storyboards); 8- Processo de Criação II (Padronização de Objetos); 9- Acompanhamento e Implantação de cursos on-line 10- Avaliação e Designer Intrucional

Curso - Temas Conceito de Texto e Hipertexto Seleção, Adaptação e Autoria Ferramentas e Estratégias de Interação Envolvimento do Leitor

Imagens do DI Caos Harmonia Multiplicidade Diálogo Tecnologias Estratégia

Contatos Paula Carolei pcarolei@gmail.com