Abordagens Pedagógicas e o Design Instrucional
O que é Design Instrucional? - Associado muitas vezes a um engenheiro ou arquiteto; Usa os princípios educacionais para suas construções; -Preocupa-se com fatores sociais, espaciais e temporais.
Qual a Natureza do Material?
Instrução Programada Gestão Pedagógica e Tecnológica
Quais são os seus paradigmas? Paradigmas “dominantes” - Comportamentalismo; - Cognitivismo; - Interacionismo.
Comportamentalismo Estímulo certo leva ao resultado esperado; Ser moldado pela experiência; Taxonomia de objetivos e habilidades;
Cognitivismo Origens na Gestalt: Estruturas internas condicionam a experiência; Informação Recebida ≠ Informação Descoberta; (Aprendizagem Significativa); - Desequilíbrio e Problematização; Diferenças Individuais (estágios); Valorização das associações (Conexionismo); Motivação ≠ Estímulo;
Interacionismo
Além dos Paradigmas Abordagens Pedagógicas
Abordagens Sistêmicas Complexidade; Acoplamento; Autopoiesis; “Erro” e “Incerteza”
Filosofia da Diferença Vitalidade, Metabolismo, Fluxo; Apolínio e Dionisíaco; “Experimentação da Existência”; Reconhecer forças, dispositivos, “Regimes de Verdade”; Criar linha de fuga; Agir e não apenas reagir.
Abordagens Simbólicas Funções da Psique: Sensação, Sentimento, Intuição e Pensamento; Estilos de Aprendizagem; Pensar nas Estruturas Arquetípicas, Símbolos e Complexos.
Quem é esse DI?
Curso DI para ensino on-line (UFJF/SITE Educacional) 1-Conceitos, Abrangência da Atuação e Aplicações do Design Instrucional no Ensino on-line; 2- O Uso de Ferramentas em EAD on-line ; 3- Abordagens Pedagógicas e DI; 4- Metodologia e Análise do Processo de Comunicação; 5- Planejamento e Design Instrucional; 6- Construção de Textos e Hipertextos; 7- Processo de Criação I (Interfaces, Roteiros e Storyboards); 8- Processo de Criação II (Padronização de Objetos); 9- Acompanhamento e Implantação de cursos on-line 10- Avaliação e Designer Intrucional
Curso - Temas Conceito de Texto e Hipertexto Seleção, Adaptação e Autoria Ferramentas e Estratégias de Interação Envolvimento do Leitor
Imagens do DI Caos Harmonia Multiplicidade Diálogo Tecnologias Estratégia
Contatos Paula Carolei pcarolei@gmail.com