Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Regime de bens Aspectos Gerais.
Advertisements

ELEMENTOS ACIDENTAIS DO NEGÓCIO JURÍDICO
DIREITO CIVIL I AULA 18 REVISÃO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES E CONTRATOS
DIREITO CIVIL III EQUIPE GRAZIELA TAVARES S. REIS PAULO BENINCÁ WEB-TUTORA: JOSEFA WIECZOREK DA PERDA DA PROPRIEDADE AULA 12 – TEMA PÁG.73/75.
DIREITO CIVIL I DOS CONTRATOS EM ESPÉCIE – DO CONTRATO DE MANDATO – DA GESTÃO DE NEGÓCIOS – DO CONTRATO DE FIANÇA – temas 17 e 18 - PÁG.54/56 PÁG. 57/59.
Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis ITBI
Estudo do ITBI.
Mandato Wânia Triginelli.
REDAÇÃO JURÍDICA PROCURAÇÃO REQUERIMENTO
AS CERTIDÕES NEGATIVAS DA LEI 8.212/91
CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ADVOCATÍCIOS
30/03/2017.
DIREITO CIVIL V Conteúdo Programático: Contrato de Compra e Venda;
02/04/2017.
COLÉGIO NOTARIAL DO BRASIL - CONSELHO FEDERAL 2007
PROF. SIDNEY PEREIRA DE OLIVEIRA
Formação do Patrimônio Público e uso dos Bens Públicos pelo particular
PESSOA JURÍDICA Personalidade
Antes chamada de Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada
Lei /2007 Dúvidas freqüentes.
Curso de Qualificação Módulo Tabelionato de Notas
RECIVIL Módulo 1 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
RECIVIL Módulo 1 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
E S T U D O C O M P A R A D O MandatárioComissárioAgente DistribuidorCorretorMandante ComitenteAgenciadoProponente PONTO COMUM: realização, promoção ou.
Aceitação da herança. Renúncia da herança. Cessão da herança.
Contrato Preliminar Arts
CEAP – CURSO DE DIREITO Disiciplina: DIREITO EMPRESARIAL II Professor: Milton Correa Filho AULA 05 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO NO NOVO CODIGO CIVIL BRASILEIRO.
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO.
Noções Jurídicas de Contratos
PROAB DIREITO CIVIL – AULA 02 PROAB DIREITO CIVIL PROFESSORA: RACHEL DELMÁS LEONI Aula 2 PROAB DIREITO CIVIL PROFESSORA: RACHEL DELMÁS.
15/04/2017.
TRANSMISSÃO DAS OBRIGAÇÕES CESSÃO DE CRÉDITO-INTRODUÇÃO
Do testamenteiro. Arts a 1.990, CC. Dos legados.
LINGUAGEM JURÍDICA 2015 Prof. Sandro Dornelles.
PROPRIEDADE FIDUCIÁRIA
RECIVIL Módulo 3 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
RECIVIL Módulo 3 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
Teoria Geral dos Contratos
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 2- Código de Normas-Parte Geral Aula 2- Deveres dos registradores e CNPJ.
Módulo 4 ESCRITURAS DE INVENTÁRIO, PARTILHA E DIVÓRCIO. Aula 2 – Escritura Pública de Separação e Divórcio RECIVIL Qualificação em notas, com ênfase no.
Prof. Alessandro Lucas Santos
RECIVIL Módulo 4 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
Inventário e Partilha extrajudiciais Lei /07
Causas de anulação do casamento - Impedimentos relativos Art. 1550, CC. Não se tratam de causas impeditivas, como denominava o Código de 1916, e sim causas.
HIPOTECA E ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 2 – Parte Geral do Código de Normas no RCPN Aula 6 – Selo de fiscalização, recibo e isenção.
CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO.
Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
RECIVIL Módulo 5 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
RECIVIL Módulo 5 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
DIREITOS REAIS SOBRE COISAS ALHEIAS
DO CONTRATO DE MANDATO.
RECIVIL Módulo 6 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
CURSO DE DIREITO Direito Civil VI (DIREITO DAS SUCESSÕES)
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 4 – Registro de Nascimento Aula 4 – Registros especiais de nascimento.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 5 - Registro de Casamento Aula 1 - Disposições iniciais, impedimentos e causas suspensivas.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 6 - Registro de Óbito Aula 1 – Competência, prazos e declarantes do óbito.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
UERN CURSO: DIREITO Direito do trabalho I - 60 horas/aula Professora: Patrícia Moreira de Menezes Contrato de Trabalho.
DIREITO EMPRESARIAL PROF. DR. ANA PAULA MYSZCZUK.
SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS A prática do atos notariais e o novo Código de Normas da CGJ/SC.
PROCURAÇÃO PROCURAÇÃO: É o instrumento do mandato.
DAS PESSOAS PESSOAS NATURAIS PESSOAS JURÍDICAS. DA PESSOA NATURAL É o ser humano considerado como sujeito de direitos e obrigações.
Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade
Prof. Rafael Mafei. * Fatos correspondentes à previsão de norma jurídica. * Fato jurídico natural * Ordinário (Ex: Nascimento, morte) * Extraordinário.
FATOS E ATOS JURÍDICOS. INTRODUÇÃO Fato –Evento Fato da natureza –Conduta Ato humano.
CONTRATOS "Um homem não está acabado quando enfrenta a derrota. Ele está acabado quando desiste." Richard Nixon Profa. Juliana Cavalcante.
REQUISITOS E OBRIGAÇÕES DO EMPRESÁRIO. Requisitos para ser empresário: Pergunta-se: Quem pode ser empresário? Resposta: Qualquer pessoa que tenha capacidade.
Transcrição da apresentação:

Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas RECIVIL Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas MÓDULO 7 - PROCURAÇÃO, RECONHECIMENTO DE FIRMA, AUTENTICAÇÃO, LIVROS NOTARIAIS E ESCRITURAÇÃO DOS ATOS AULA 1 - PROCURAÇÃO PÚBLICA

Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas RECIVIL Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas Previsão legal: arts. 115 a 120, 653 a 692 todos do Código Civil e art. 262 a 269 do Código de Normas. Conceito (art. 263 do Código de Normas): A procuração pública é o instrumento do mandato, materializando seu conteúdo e extensão. Vide art. 653 do Código Civil.

Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas RECIVIL Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas Sujeitos do Mandato: Mandante Mandatário Características do Mandato: a) Consensual; b) Bilateral; c) Nominado; d) Gratuito ou oneroso; e) Confiança; f) Revogabilidade (arts. 682, I, 1ª parte e 683 do CC).

Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas RECIVIL Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas Requisitos: a) Subjetivos b) Objetivos c) Forma Procuração por Instrumento Público Classificação:

Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas RECIVIL Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas I - Procuração genérica (art. 265 do Código de Normas): é aquela que está limitada aos atos de administração ordinária e que não apresenta conteúdo financeiro (...). Exemplos Arquivamento Cobrança de emolumentos

Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas RECIVIL Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas II - Procuração para fins de previdência e assistência social: segundo o art. 266 do Código de Normas, é aquela que tem por finalidade o requerimento, cadastramento e recadastramento, atuação em processos administrativos e judiciais, recebimentos de valores e quaisquer outros assuntos relacionados com os benefícios previdenciários e/ou assistência social (...). Exemplos Arquivamento Cobrança de emolumentos

Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas RECIVIL Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas III - Procuração em causa própria: considera-se como sendo o instrumento que autoriza o procurador a transferir bens para si mesmo (art. 267 do Código de Normas). Requisitos: além dos requisitos presentes em qualquer espécie de procuração, é necessário constar: *preço e forma de pagamento;

Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas RECIVIL Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas *consentimento do outorgado ou outorgados: todas as partes envolvidas no negócio jurídico deverão comparecer e assinar o instrumento ao final; *objeto determinado; *determinação das partes; *anuência do cônjuge do outorgante; *quitação do imposto de transmissão, quando a lei exigir.

Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas RECIVIL Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas Importante: o art. 267, §4º, do Código de Normas dispõe: “A procuração em causa própria será instrumento capaz de promover a transmissão de bens imóveis se contiver todos os requisitos da escritura pública translatícia”. Vide art. 781 do Código de Normas. Arquivamento Cobrança de emolumentos

Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas RECIVIL Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas IV - procuração relativa a situação jurídica com conteúdo financeiro: é “aquela cujo objeto seja a outorga de poderes para a prática de ato que tenha repercussão econômica central e imediata, materializando-se ou sendo parte do negócio jurídico com relevância patrimonial ou econômica, como a transmissão, divisão, aquisição de bens, direitos e valores ou a constituição de direitos reais sobre os mesmos e a movimentação financeira”.

Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas RECIVIL Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas Exemplos Arquivamento Cobrança de emolumentos Dos Poderes em Termos Gerais e Especiais Identificação do objeto Obrigações do Mandatário (arts. 667 a 674 do Código Civil) e Obrigações do Mandante (arts. 675 a 681 do Código Civil)

Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas RECIVIL Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas Da Extinção do Mandato (art. 682 do Código Civil) I - Revogação ou renúncia; II - Morte ou interdição de uma das partes; III - Mudança de estado; IV - Término do prazo ou conclusão do negócio.

Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas RECIVIL Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas Substabelecimento: é a transferência dos poderes contidos no mandato. O outorgado transmite-os a outra pessoa. Mudança do aspecto subjetivo do mandato. a) Cláusula expressa proibitiva do substabelecimento b) Autorização expressa c) Omissão Finalmente, o substabelecimento pode ser: a) total ou parcial; b) com reserva ou sem reserva de poderes.