Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil Lei nº 13.019/2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contexto de Transparência e Acesso à Informação
Advertisements

O Programa: Plano Estadual de Fomento à Transparência Municipal.
as OS e OSCIP do ponto de vista jurídico
III Seminário – Democracia, Direito e Gestão Pública
Conceitos; Diretrizes; Projetos; Realização: Prefeitura E.T.Avaré Apoio: Secretária Nacional Antidrogas – SENAD Conselho Estadual sobre Drogas – CONED.
“Entidades e organizações de assistência social”
Aspectos da Política Estadual de Resíduos Sólidos e a atuação da Feam na gestão dos resíduos sólidos Fundação Estadual do Meio Ambiente - Feam.
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES DAS OSCIPS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Reunião SINPRO - RS Porto Alegre, 24 de novembro de 2005 Prof. Hélio Chaves Filho Diretor do Depto. de Políticas em EAD – SEED –
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
VII SEMINÁRIO DE USUÁRIOS VOLUNTÁRIOS DA AGERGS Marco Regulatório do Saneamento Um novo papel para os Usuários Voluntários Porto Alegre, 26 de novembro.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Política Nacional do Meio Ambiente
CÓDIGO DA DISCIPLINA E NOME DO PROFESSOR1. ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA2 Ambiente Regulatório na Educação Andrea da Paixão.
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Direito à saúde e defesa do consumidor
Plano de Fiscalização abr/2009 – mar/2010 Encontro de Dirigentes – março/2009 Marcelo Eira Secretário Adjunto de Planejamento e Procedimentos.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
PREMISSAS A participação popular na gestão e no controle da Administração Pública é um dos princípios fundamentais da construção de novos conceitos de.
1. Visão de Controladoria; Identidade Institucional da CGE/SE; Constituição da República do Brasil; Lei de Acesso à Informação Pública – /11; Lei.
XV EESEC Comissão Permanente de Convênios XV EESEC Comissão Permanente de Convênios.
A DECLARAÇÃO DE CONSTITUCIONALIDADE DA LEI DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS (ADI 1923) E OS NOVOS MODELOS DE AJUSTE PREVISTOS PELA LEI.
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
TCE INTERAGE Constituição Federal (Art.70) “A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
SALVADOR-BA SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO Coordenadoria Central de Tecnologia de Gestão.
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
As redes socioassistenciais e as relações público-privadas Aula #4
MARÇO 2015 CAMPO GRANDE - MS. A proposta tem por objetivo promover a formulação e implementação do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Organização Não Governamental “ONGS” Prof. Ms. Elcio Henrique dos Santos.
EXIGE: Planejamento Transparência Controle RESPONSABILIZAÇÃO.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO Ananda Grinkraut e Gustavo Paiva.
Transparência Acesso à Informação Controle Social/ Participação 2 Democracia Direitos Humanos.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Direito à Informação Previsto na Constituição Federal Regulamentado na Lei /2011 Em vigência completa a partir de Maio/2012 No município, regulamentado.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988 Princípios Constitucionais da Administração Pública.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS GESTÃO DE PRESTADORES 2015.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Reunião Geral de Ouvidorias 2016 Ouvidoria Geral da União Brasília, 16 e 17 de março de 2016 Gustavo Ungaro Ouvidor Geral do Estado de São Paulo A experiência.
Idoso que recebe serviços de cuidado de longo prazo: Pessoa que reside temporária ou permanentemente em um estabelecimento regulado, seja público, privado.
POLÍTICA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL A Lei , de 10 de abril de 2012, institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, que prevê expressamente.
A AUDITORIA OPERACIONAL E SEUS BENEFÍCIOS PARA A NOVA GESTÃO ) PALESTRANTES: Edivaldo Gomes da Silva Souza Ana Carolina Ribeiro de Moraes Carolina Vieira.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
Desenho e Implementação da Regulação Subnacional: Abrangência, Avanços e Desafios IX Congresso Brasileiro de Regulação Diógenes Mortari Diretor.
Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Eduardo Deschamps, Dr.Eng. Secretário de Estado da Educação – SC com.
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS XII Encontro Regional de Controle e Orientação ERCO 2015 Gestão e Fiscalização Contratual.
Papel da Controladoria-Geral da União na fiscalização dos gastos com recursos públicos Luiz Claudio de Freitas Coordenador-Geral de Auditoria da Área de.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Oficina sobre Vínculo SUAS – 09/06/2009 VÍNCULO SUAS.
Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE Departamento de Saúde Indígena.
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Saneamento Ambiental: Políticas Integradas com Participação Social 24 a 29 de Maio de 2015 A Situação Atual e Modelos.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
Aspectos Jurídicos Afetos ao Saneamento Rural no Brasil Profª.Drª.Sheila Pitombeira.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAUÍ Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal - DFAM FISCALIZAÇÃO CONCOMITANTE Vilmar Barros Miranda Auditor.
Transcrição da apresentação:

Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil Lei nº /2014

Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS O Marco Regulatório das Parcerias Público-Privadas A Lei nº /2014 e seu escopo: Atividades de interesse público: Ensino Pesquisa Científica Proteção e preservação do meio ambiente Saúde Assistência Social

Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS O Marco Regulatório das Parcerias Público-Privadas Segundo dados do IBGE, em um universo de Municípios* existem, conforme estudo do mesmo Instituto, 290,7 mil organizações**. As áreas de atuação dessas organizações englobam, em números percentuais**, a defesa de direitos e interesses dos cidadãos (30,1%) e as religiosas (28,5%). Nas áreas de políticas públicas de saúde, educação, pesquisa e assistência social encontram-se apenas 18,6%.(dados IBGE- 2010). Fonte: IBGE (*) Dados de (**) Dados de 2010.

Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS O Marco Regulatório das Parcerias Público-Privadas Para orientar as ações de fiscalização do TCE-RS, foram apurados os valores relativos a repasses para organizações não governamentais no exercício de Esfera Estadual R$ 1 bilhão e 400 Esfera Municipal R$ 2 bilhões e 100

Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS O Portal do TCE/RS Orientação Pedagógica

Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS O Portal do TCE/RS Orientação Pedagógica (Perguntas e Respostas)

Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS O Portal do TCE/RS Orientação Pedagógica (Vídeos)

Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS O Portal do TCE/RS Orientação Pedagógica (links relacionados)

Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS Elementos inovadores da Lei Possibilidade de manifestação de interesse pelas entidades privadas, como estímulo à participação social (OSCs). Chamamento Público para seleção de OSCs (semelhante ao processo licitatório previsto na Lei nº 8.666/93). Transparência por parte de todos os atores (ampla publicidade).

Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS Elementos inovadores da Lei Ampliação dos controles (interno, externo e social). Gestão de resultados (monitoramento e avaliação de desempenho). Prestação de contas (mais complexa).

Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS Contexto da Lei e Normas Anteriores Outras formas de parcerias: Contrato de Gestão com Organizações Sociais (OS) – Lei nº 9.637/1998 (aplicável na íntegra – cfe. art. 3º, III, da Lei nº /2014).

Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS Contexto da Lei e Normas Anteriores Outras formas de parcerias: Termo de Parceria com Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) – Lei nº 9.790/1999 (adaptar, no que couber, à nova Lei das OSCs, conforme art. 4º, da Lei nº /2014 – disciplinar no decreto regulamentador).

Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS Contexto da Lei e Normas Anteriores Outras formas de parcerias: Convênios : apenas com entes/órgãos públicos (Ex. Fundações Públicas). Atentar para as regras contidas na LC nº 101/00, na Lei nº 4.320/64, na Lei nº 8.666/93 e nas normais locais.

Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS Contexto da Lei e Normas Anteriores Estudo do TCE/RS: O TCE/RS instituiu Grupo de Trabalho para elaborar estudo acerca da Lei Federal nº /2014, o qual foi concluído e será em breve submetido à apreciação do Tribunal Pleno. Em paralelo estamos elaborando curso em EAD para os jurisdicionados com base nesse estudo.

Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS CONSULTORIA TÉCNICA-TCE/RS MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO ! APE Fernanda Nunes Consultoria Técnica – Direção-Geral Fone: (51) TCE/RS