Da Tutela provisória  .

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Processual Civil: Execução Cumprimento de Sentença
Advertisements

Disposição Capitular 775 do Imperador Carlos Magno (Séc. VIII)
FASETE - DIREITO PROCESSUAL IV - PROCESSO CAUTELAR
“Capacitação em Atendimento e Atermação”
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
Aula IV. Medidas Cautelares em Espécies.
Direito processual civil – execução Execução Provisória
TUTELA JURISDICIONAL ANTECIPADA
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
Antecipação dos Efeitos da Tutela Definitiva
Direito Processual Civil Processo de Execução – Defesa do Devedor
AÇÃO CAUTELAR Prof Márcio Ferezin - NPJ/MACKENZIE.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I ALINE MARTINS COELHO PUBLIO BORGES ALVES ALINE SUELI DE SALLES SANTOS AULA DE REVISÃO TEMAS 05 A 08, P. 42 A 98 DIREITO PROCESSUAL.
Do Agravo (arts. 522 a 529,CPC) Cabimento: das decisões interlocutórias Prazo: 10 dias a contar da publicação da decisão Formas: agravo retido e agravo.
Processo Civil II Prof. Gilmar Vieira
Liquidação de sentença
DAS PREMISSAS FUNDAMENTAIS E ASPECTOS INTRODUTÓRIOS
Segundo Elpídio Donizetti
Tutela Antecipada e Liminar
Seqüestro 822 a 825 do CPC Conceito: consiste na apreensão de bem determinado, objeto do litígio, para lhe assegurar entrega, de bom estado, ao que vencer.
BUSCA E APREENSÃO art. 839 a 843 do CPC
DA BUSCA E APREENSÃO CONCEITO: Arts. 839 a 843
MEDIDA CAUTELAR DE ARRESTO
Alimentos provisionais 852 a 854 do CPC
AÇÕES CAUTELARES NOMINADAS
DO ARRESTO Arts. 813 a 821, do CPC Conceito:
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I.
Estudo dos arts. 796 a 821 do Código de Processo Civil MEDIDAS CAUTELARES ARRESTO. CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor:
Aluna:Luciana dos Santos Orientador:Nelson Schaefer Martins
Profº Carmênio Barroso
TUTELA ANTECIPADA.
Processo Cautelar.
Execução de Prestação Alimentícia (732 a 735 CPC)
Aula 01 DIREITO PROCESSUAL CIVIL AULA DE APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR E DA DISCIPLINA I – ABERTURA – Oração de São Francisco II – Apresentação do Professor.
DO DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA. Arts
ARRESTO 813 a 821 do CPC Conceito: é a medida cautelar de apreensão de bens que tem por fim garantir futura execução por quantia certa. O arresto consiste.
Cotejo entre as espécies de ações e processos (II). CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor: Dr. Milton Correa Filho AULA.
PROCEDIMENTO ORDINÁRIO E SUMÁRIO
Prof. Peter Panutto Faculdade de Direito – PUC- Campinas.
Medida Cautelar de Caução
Protestos, notificações e interpelações
Arrolamento de bens arts. 855 até 860 do CPC.
Posse em nome do nascituro
Teoria geral do processo de execução
MANDADO DE SEGURANÇA NA JUSTIÇA CRIMINAL
DIREITO PROCESSUAL CIVIL
PONTOS RELEVANTES DA EXECUÇÃO NO NCPC
Ação de alimentos provisionais
I - a autoridade judiciária, a que for dirigida;
JUSTIFICAÇÃO art. 861 a 866 do CPC
Do Código de Processo Civil ARRESTO
CURSO DE GRADUAÇÃO – DIREITO
CAUÇÃO art. 826 a 838 Conceito: é o nome que se dá genericamente a garantia oferecida como sucedâneo de obrigações decorrentes da lei de negócios jurídicos.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL
CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2010 Medidas Cautelares e Liminares. Tutelas de Urgência. Antecipação de Tutela e Tutela Inibitória. Prof.: Fábio Augusto Branda.
Geraldo Fonseca de Barros Neto
Cumprimento de sentença
A Constituição Federal incluiu o mandado de segurança entre os direitos e garantias fundamentais, estabelecendo no seu art. 5º, LXIX, que “conceder-se-á.
TEORIA GERAL DO PROCESSO CAUTELAR
Ações possessórias Ação reivindicatória e ação possessória
APLICAÇÃO DO NOVO CPC À EXECUÇÃO FISCAL
Professora Larissa Pochmann
Cotejo entre as espécies de ações e processos (II). CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor: Dr. Milton Correa Filho AULA.
Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce - FADIVALE
Direito Processual Civil V Aula – Prof. Luiz Henrique Borges Varella.
Novembro / ) Conceitos introdutórios: processo, procedimento e atos processuais - Divisão clássica do CPC - Necessidade de sincretismo processual.
Belém, e PROF. DR. HENRIQUE MOUTA
Belém, JANEIRO/2014. PROF. DR. HENRIQUE MOUTA
GEORGIOS ALEXANDRIDIS
Transcrição da apresentação:

Da Tutela provisória  

1. Estrutura no novo CPC – CPC/15 - Livro V - artigos 294 a 311;   – CPC/15 - Livro V - artigos 294 a 311; - 3 títulos: I) Disposições gerais aplicáveis à tutela de urgência e de evidência; II) Da tutela de urgência: cap. 1 - disposições gerais; cap. 2 do procedimento da tutela antecipada requerida em caráter antecedente e cap. 3 do procedimento da tutela cautelar requerida em caráter antecedente III) Da tutela de evidência.  

2. Conceito   Entende-se por provisório o provimento que não reveste caráter definitivo, tendo duração temporal limitada ao período de seu deferimento e a superveniência do provimento principal definitivo.

3. CPC/73 – Tutela cautelar no seu livro III, artigos 796 a 889, especificando os pressupostos próprios para cada provimento cautelar e no artigo 798 dispondo sobre o poder geral de cautela.

As cautelares típicas/nominadas no CPC/73 eram o arresto, o sequestro, a caução, a busca e apreensão, a exibição, a produção antecipada de prova, os alimentos provisionais, o arrolamento de bens, a justificação, os protestos, notificações e interpelações, a homologação do penhor legal, a posse em nome do nascituro, o atentado, o protesto e a apreensão de títulos, e outras medidas provisionais.

A tutela cautelar caracterizava-se pela sua provisoriedade, instrumentalidade e autonomia, sendo o seu objetivo primordial assegurar a efetividade do processo principal. Requisitos: eram a demonstração do fumus boni iuris e do periculum in mora,

Lei n° 8.952/94 – Introduziu a tutela antecipada - artigo 273 CPC/73 - aplicada a diversos procedimentos e diferenciando-se do rito das cautelares. A partir deste momento passa o código a prever uma providência de mérito provisória e urgente mais ampla que a tutela cautelar.   Pressupostos do 273 CPC/73: prova inequívoca, da verossimilhança da alegação, do fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação ou abuso do direito de defesa ou o manifesto propósito protelatório do réu.

4. Novo CPC Novo CPC não possui um título ou capítulo próprio para a tutela cautelar e para a tutela antecipada, mas institui um livro próprio destinado a tutela provisória que engloba a tutela provisória de urgência, antecipada e cautelar, e de evidência.

Art. 301: apenas especifica que a tutela de urgência de natureza cautelar pode ser efetivada mediante arresto, sequestro, arrolamento de bens, registro de protesto contra alienação de bem e qualquer outra medida idônea para asseguração do direito.   Assemelha ao CPC/39 ao fixar apenas os requisitos gerais da tutela de urgência cautelar, sem criar cautelares típicas com requisitos próprios.

4.1. Observações: Art. 9 do Novo CPC/15.   O recurso cabível da decisão liminar que concede ou denega a tutela provisória é o agravo de instrumento nos termos do artigo 1.015 do novo Código de Processo Civil. Da sentença que confirma ou revoga a tutela é cabível a apelação, artigo 1009 do Código.