Definição O Balanço Social é um documento publicado anualmente pelas empresas, que tem como principal função demonstrar a sua responsabilidade social;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Advertisements

Auto-avaliação avaliação de desempenho docente (2009/2011)
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
REGISTRO DO EMPREGADO E ANOTAÇÃO NA CTPS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Introdução aos Estudos Linguísticos
28/05/2004SIADAP Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho na Administração Pública Definição de Objectivos.
Compras e dívidas a pagar Descrição e conteúdo da área
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
Avaliação do Desempenho
O QUE SABER - ACADEMIAS CORPORATIVAS
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
Avaliação de desempenho dos docentes
Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasse - DIPR
Uma oportunidade de melhorar o funcionamento dos MCN
Empresa SchoolOne SchoolOne - Software de Gestão de Jardins de Infância - Creches - Externatos – Atl’s – Colégios - Escolas.
Quadro de Pessoal Módulo 680 Preencher os mapas dos quadros de pessoal
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Origens deste Modelo de Autoavaliação: - estudos efectuados nos últimos 50 anos, sobretudo na Inglaterra e nos Estados Unidos. - Adaptação à realidade.
Custeio ABC - Custeio baseado em atividades
A experiência do Estado de Minas Gerais
SISTEMA INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Profº.: MSc. Elizabeth Spengler Cox de Moura Leite Alunos:
TREINAMENTO DE ENTIDADES DE CLASSE Dificuldades Frequentes nas Prestações de Contas Os recibos apresentados devem ser retirados da prestação de.
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
O PAPEL ESPERADO DAS EMPRESAS DO SECTOR EMPRESARIAL PÚBLICO
Dados Informações Conhecimentos Decisões Ações
Caracterização dos Princípios da Qualidade Isabel Saraiva - José Martins – Vera Godinho Módulo D2 Novembro 2006.
Função da Administração:
Discussão em grupo: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
Como contribuir para a melhoria da gestão das Instituições de Ensino Superior (IES) Abril/2008.
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
QI_PME Norte Balanço de Competências Organizacional.
QI_PME Norte Benchmarking. 2ª actividade da 1ª Fase do Programa Programa QI_PME NORTE Diagnóstico Organizacional Seminário de Diagnóstico Benchmarking.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
REDES CREDENCIADAS DESENVOLVIMENTO E RELACIONAMENTO Maio
A GESTÃO DA INFORMAÇÃO NAS AUTARQUIAS LOCAIS X Jornadas de Ciência da Informação Susana Oliveira.
Segurança e Auditoria de Sistemas
O case de PLR da Vocal Veículos
CONCEITOS. “A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários de demonstrações e análises de natureza.
ARES Corporation. Áreas de Intervenção Engenharia e Projectos Engenharia e Projectos Gestão de Riscos Gestão de Riscos Gestão de Projectos Integrada Gestão.
Inventário de bens móveis Fórum Procedimentos sugeridos para as Unidades Descentralizadas Inventário Rotativo e Final ou Anual.
CUSTOS: DEFINIÇÕES BÁSICAS
Avaliação de projectos sociais de intervenção
SUBSISTEMA DO DEPARTAMENTO PESSOAL
Sistemas Monetários e Financeiros
Ronda Acesso e Segurança
Sistema Porto Aplicativo Mão de Obra (MOA)
Reunião da Plenária Novembro/2010 Apresentação Audin.
Módulo 4 – Legislação desportiva
ArtSOArtSOFT Professional. Módulos Gestão Comercial Contabilidade Recursos Humanos Gestão de Eventos Análise Financeira/Tesouraria Aprovação de Documento.
Formação Legislação Laboral Atualização 2015 ENQUADRAMENTO Venha conhecer as mais recentes alterações legislativas com implicação na Legislação Laboral.
Balanced Scorecard A estratégia em ação. 2 O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos.
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
Requisitos Legais e Outros Requisitos
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS
Aula 2.  Unidade 2: Introdução ◦ 2.6 Dissolução, liquidação e extinção.
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
PROCESSO DE CONVERGÊNCIA AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS Informações necessárias do Setor de Recursos Humanos Simone Reinholz Velten Conselheira do CRC/ES.
ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO DO GASTO Maria Catarina Ribeiro Raulino Analista do Tesouro do Estado
PGDI Plano de Gestão do Desempenho Individual
SIADAP – Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho da Administração Pública Caroline Silva.
5.0 de Organizações e Informática Consultores Associados gestão da informação de cartórios notariais preparado para balcão único.
1. - Facilitam a adequada instrução processual; - Agilizam a elaboração de editais, termos de referência e contratos; - Viabilizam análise jurídica mais.
11 Por Otoni Gonçalves Guimarães Porto de Galinhas-PE, 11 de setembro de 2013 Certificação da Unidade Gestora do RPPS ANEPREM 13º Congresso.
A LEITURA EM CONTEXTOS DIFERENCIADOS A Leitura no Estabelecimento Prisional do Porto JORGE TEIXEIRA Abril.2016.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Transcrição da apresentação:

Definição O Balanço Social é um documento publicado anualmente pelas empresas, que tem como principal função demonstrar a sua responsabilidade social; Para além de um meio de informação, também pode ser considerado um utensílio de gestão dos Recursos Humanos, evidenciando os seus pontos fortes e fracos; Permite avaliar a relação da empresa com a sociedade; Mostra o lado social e Humano da empresa; Reflecte a interacção que a empresa tem com os colaboradores e restante meio que a envolve.

Objectivo O seu objectivo consiste em divulgar informações sobre o desempenho da empresa no campo social; As informações destinam-se a servir de consulta por parte dos : Colaboradores; Accionistas; Fornecedores; Clientes; Sector bancário; Sindicatos; Etc.

Apresenta os seguintes objectivos: Serve de meio de informação para trabalhadores e entidades patronais; Possibilita aos accionistas, gestores e restante pessoal informações da empresa a nível social; Permite uma ligação entre trabalhadores, entidades sindicais e gestão; Cria objectivos e metas a cumprir na vida social da empresa; Permite uma gestão estratégica; Permite a criação de uma base de dados; Permite a comparação com outras empresas.

Requisitos Apenas as empresas com 50 ou mais pessoas ao serviço estão obrigadas a elaborar e entregar o Balanço Social; Elaborado no primeiro trimestre do ano, até 15 de Maio, no Departamento de Estatística do Ministério do Emprego e da Segurança Social sendo referente a 31 de Dezembro do ano anterior; Na mesma data são enviadas cópias do balanço social à associação que esteja filiada a entidade patronal e ao sindicato em que estejam filiados os trabalhadores; Deverá ser divulgado a todos os trabalhadores através da sua afixação, de forma visível, nos locais de trabalho; A partir de 2010 a entrega do Balanço Social passou a estar integrada no relatório anual, referente à informação sobre a actividade social da empresa (Relatório Único).

Recolha de Dados A recolha de dados pode ser feita através da criação de uma Base de dados onde constem: Indicadores humanos; Indicadores físicos; Indicadores monetários; Inventário social (acções tomadas pela organização, relativas ao contexto social); Relatório social (promulgado verbalmente, de acordo com os objectivos e as tomadas de acções); Contabilidade de Gestão de Pessoas (atribui valores monetários ao que se despendeu com o pessoal); Relatório de custos (despesas relativas a Responsabilidade Social; Etc.

Estrutura As empresas que elaboram o Balanço Social cada vez mais entendem que este deve ser um documento de credibilidade, transparência e consistência, baseando-se nos seguintes princípios: Relevância; Veracidade; Comparabilidade; Regularidade; Verificação; Clareza.

Estrutura / Elementos Essenciais Identificação da empresa; Efectivos (nº e categoria profissional); Habilitações literárias; Estrutura etária; Antiguidade na empresa; Novas admissões e rescisões; Promoções e destacamentos de posto de trabalho; Horários de trabalho; Horas extraordinárias; Absentismo (faltas, baixas, licenças, etc.); Formações ( acções de formação, respectivas presenças e despesas); Remunerações e gastos com o pessoal.