Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Advertisements

FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
Fabiana Aparecida Franco Rodrigues Bolsista da Capes/ Observatório.
Organização Curricular da Escola
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
CRITICAL LITERACY.
O Trabalho com o gênero textual “Artigo de Opinião”
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 5 BIBLIOTECA PÚBLICA “BERNARDO.
Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 2 Praça Santa Terezinha.
PROJETO PEDAGÓGICO EMEFM ANTONIO ALVES VERÍSSIMO
Quando falamos em aprender...
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA DIREOTIRA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA CENTRO DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Cooperativa dos Produtores do Vale do Rio Grande
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Abordagens Pedagógicas Libertária e Libertadora
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
LEITURA, POESIA E ARTE Este projeto foi executado na EE Padre Anchieta – Nova Andradina. Participantes: Alunos 3ª série (4º ano) Professora de Artes e.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
Alunas bolsista: Alessandra da Silva Ribeiro
A ARTE COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E NO ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA Autor: Cléa Marluce Oliveira e Silva Coautores: Camila Lorraynne.
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS Departamento de Letras e Artes – DLA V Seminário Institucional do Programa de Iniciação à Docência (PIBID.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Base nacional comum curricular
Por que alfabetização tecnológica do professor?
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
ESPETÁCULO MUSICAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DO SUBPROJETO PIBID-DANÇA UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Humanas,
Pequeno Projeto Colaborativo: a temática do lixo e acessibilidade trabalhada com alunos do ensino fundamental INTRODUÇÃO Nesse trabalho, buscamos enfatizar.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Organização e desenvolvimento do HTPC
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza.
Projetos e Sequências Didáticas
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
O que é alfabetização?.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE A ARTE COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Autora: Helena Aparecida Dadá de Almeida Souza helena.d.a.souza@gmail.com Coautora: Meire Cristina Guimarães da Costa meirecgc@hotmail.com Escola Municipal Uberaba Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE

Objetivo A melhoria do processo de alfabetização dos alunos do 3º ano do Ciclo Inicial de Alfabetização a partir da presença da arte na aprendizagem da leitura e escrita.

Pressupostos Teóricos Paulo Freire Emília Ferreiro Angela Kleiman Carlos Rodrigues Brandão Ana Mae Barbosa Artistas plásticos: Romero Britto Tarsila do Amaral Alfredo Volpi Ivan Cruz Ceramista Aguimar José Luiz. Compositor Luiz Gonzaga Poesia de Cecília Meireles. Por meio da Arte é possível desenvolver a percepção e a imaginação, apreender a realidade do meio ambiente, desenvolver a capacidade crítica, permitindo ao indivíduo analisar a realidade percebida e desenvolver a criatividade de maneira a mudar a realidade que foi analisada. (BARBOSA, 2003, p.18)

A leitura do mundo precede a Prática Pedagógica Sensibilização Atividades Práticas Registro A leitura do mundo precede a leitura da palavra. Paulo Freire

O contato com o objeto de estudo enriquece a prática e torna a aprendizagem significativa.

Apreciar, experimentar e criar Apreciar, experimentar e criar. A Arte encanta os alunos e enriquece o ensino.

O contato direto com o artista

A Arte estimula o interesse, a curiosidade, a imaginação dos alunos e de forma interdisciplinar perpassa todos os conteúdos.

O índice de alunos com uma aprendizagem satisfatória aumentou e consideramos que, a melhora nos resultados com eles se deve às experiências vivenciadas de forma concreta e atraente durante a execução dessa proposta.

A Arte possibilita a reflexão e a formação de um cidadão consciente.

Os alunos a partir das atividades propostas aprenderam de forma natural e significativa a importância e uso social da leitura e escrita para registro das suas vivências.

Para o alcance desses resultados, a participação e interação entre pibidianos-alunos e professores regentes foi de fundamental importância; por meio do diálogo e colaboração entre ambos o processo de desenvolvimento da proposta se tornou mais fácil, eficaz e significativo para todos. Nas reuniões de formação aprendemos a apreciar , valorizar o ensino de Arte e incorporá-la de forma interdisciplinar na prática de ensino.

Referências bibliográficas BRASIL, MEC. Kleyman, Angela B.. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Cefiel/IEL/Unicamp, 2005-2010. Disponível em: http://www.iel.unicamp.br/cefiel/alfaletras/biblioteca_professor/arquivos/5710.pdf Acesso em: 29.02.2014. BRANDÃO, Carlos R.. O que é método Paulo Freire. 1 ed. Ed. Brasiliense, 1981, São Paulo\SP. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários a Prática Educativa. 1996 . Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/espanhol/pdf%5Cpedagogia_da_autonomia_-_paulofreire.pdf Acesso em 05.04.2014 BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. – 7. ed. rev. – São Paulo, Perspectiva, 2009. FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez, 1994. BACOCINA , Eliane Aparecida. Alfabetização e Arte: sobre leituras de mundo, de letras, de imagens, de vida... Periódico de Divulgação Científica da FALS, Ano II - Nº 04- Jan/Mai 2009 - ISSN 1982-646X Disponível em: http://www.fals.com.br/revela14/alfabetizacaoarte.pdf Acesso em: 25.03.2014