Antônio Nogueira – 1 semestre 2013. Como se inicia uma campanha publicitaria e qual sua relação com o cliente? O processo de uma campanha se inicia conhecendo.

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Transcrição da apresentação:

Antônio Nogueira – 1 semestre 2013

Como se inicia uma campanha publicitaria e qual sua relação com o cliente? O processo de uma campanha se inicia conhecendo a essência e as características de um produto, promover sua imagem e instigar à compra, esse é o papel da publicidade. A relação com o cliente é de total interesse em seus hábitos e comportamento.

O que é briefing? Conjunto de dados fornecidos pelo ANUNCIANTE para orientar a sua agência na elaboração de um trabalho de propaganda, promoção de vendas ou relações públicas. Geralmente o briefing é feito pelo cliente. A agencia fica responsável de passar um outro briefing para o planejamento de campanha e a criação. Mas... nos clientes pequenos não é bem assim...

 – Situação do Mercado  – Dados do produto ou serviço  – Comparação com a concorrência  – Objetivos de Marketing  – Posicionamento  – Público Alvo e Localização  – Objetivos de Comunicação  – Tom da Campanha  – Verba de Comunicação  – Cronograma de Ações

 – Situação do Mercado Tamanho do mercado Tendências Concorrência  – Dados do produto ou serviço Produto: Tipo de embalagem, tamanho, modelos... Preço, distribuição e sazonalidade.

 – Comparação com a concorrência Diferenciação. Matriz SWOT.  – Objetivos de Marketing Aumento de participação no mercado. Conquista de novas territórios. Alavancar vendas.  – Posicionamento É a imagem que queremos passar da empresa para o consumidor.

 – Público Alvo e Localização Você precisa saber quem é o consumidor. seus hábitos, estilo de vida, cultura etc... Onde ele mora  – Objetivos de comunicação. Examinar o problema que foi levantado na analise e resolver.  Tom da Campanha Associar aos produtos emoção, desejo e sonho.

 – Verba de Comunicação Saber o quanto cliente irá investir, trará noções reais sobre o resultado do investimento. Saber ate onde posso ir.  - Cronograma de Ações Datas e prazos de entrega da campanha, custo de mídia, PDV, arte finais etc.