1 Governança Corporativa Administração – Tatuapé 6º semestre – 2010.2 Prof. Fátima Santos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com Profª Simony
Advertisements

Governança Corporativa
GOVERNANÇA CORPORATIVA Marcelo M. Bertoldi
SOCIEDADE ANÔNIMA Acadêmicos: Bruna Chaves Danielle Fonseca Maxwell Júneo Militão José Solange Mendes.
SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÕES
Conceitos de Governança Corporativa
Mercado de Capitais É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de poupança,
Parte 2 – Marcos Regulatórios Prof. Luís Fernando Garcia
Ética como valor corporativo do Gestor e dos Investidores:
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Faculdade Comunitária de São José dos Campos Tecnólogos de RH Administração de Cargos e Salários
Conflito de Interesses
La Supervisión de los Custodios en Brasil Aspectos Legales.
Governança Corporativa
Ou governo das sociedades ou das empresa é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma.
O MERCADO ACIONÁRIO ▪ FUNÇÃO DO ADM FINANCEIRO: MAXIMIZAR O PREÇO DAS AÇÕES DA EMPRESA ▪ MERCADO ACIONÁRIO: FONTE DE FINANCIAMENTO P/ CRESCIMENTO.
Governança Corporativa
SOCIEDADES POR AÇÕES a sociedade anônima;
GTI Claudia Salles Haddad
5. Ações Ações: Definições SAs
Em busca de uma Ontologia para Governança de BPM
Modelo de Excelência em Gestão
Eliane A. Lustosa (21) Seminário Deveres e Responsabilidades dos Membros do Conselho de Administração e do Conselho.
Controladoria Aula 4 Profª Karine R. de Souza ..
UNIDADE 10: DIREITO COMERCIAL (Direito Empresarial)
Profº André Augusto.
Introdução: Conceitos

Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
CONSELHEIROS FORMAÇÃO DO CONSELHEIRO OBJETIVOS Levar o novo conselheiro a: tomar decisões no âmbito da gestão, com base nos princípios da excelência.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Lavratti.com Slide 1/4 Formação Profissional IV Governança Corporativa A governança corporativa é uma relação entre três partes: A gestão da organização;
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
Carlos Eduardo Lessa Brandão SP, 8 de outubro de Sustentabilidade Corporativa Carlos Eduardo Lessa Brandão São Paulo, 8 de outubro de 2013.
GOVERNANÇA CORPORATIVA:
Melhores práticas para o Conselho de Administração.
O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais;
CONTABILIDADE GERENCIAL
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES De acordo com os conceitos vistos anteriormente (Assaf Neto, Mercado Financeiro), podem ser definidos os seguintes valores para as.
Grupo projeto final D  Sthefane Duarte  João Marcus do Amaral  Marisa Nepomuceno  Caio Fernandes Grupo projeto final.
Governança Corporativa
Tópicos Contemporâneos de Administração
Atribuições e Responsabilidades
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Mercado do Títulos Público
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP DIREITO EMPRESARIAL 7º DIN 2
GOVERNANÇA CORPORATIVA
SOCIEDADE ANONIMA.
Engenharia de Produção- Facamp Introdução à Administração Nascimento da grande empresa comercial Outubro de 1893 – peça teatral contando as vantagens e.
Governança Corporativa: Perspectivas no Brasil ? Prof.Ms. Delmário UNINOVE/2009.
Governança Corporativa
SOCIEDADE ANÔNIMA JULIANA BRAGA
G OVERNANÇA DE TI Médio Integrado Ana Paula Alves de Lima.
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
Sociedade Anônima Características
Bolsa de valores 1 O mercado da bolsa de valores é aquele em que se compram e vendem valores mobiliários através das instituições do sistema de distribuição.
Acadêmicos: Beatriz Pereira dos Santos Juliana Martins Clóvis
O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais; Gestão de investimentos; Finanças empresariais. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças.
Ações São títulos de propriedade de uma parte do capital social da sociedade que às emitiu. Quem tem ações, portanto, pode-se considerar acionista da sociedade.
COOPERATIVISMO. Cooperativa Empresa formada e dirigida por uma associação de usuários, que se reúnem em igualdade de direitos, com o objetivo de desenvolver.
FINANÇAS CORPORATIVA 2ª PARTE - EMPRESA E AS FUNÇÕES FINANCEIRAS.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Sylvio Augusto De Mattos Cruz
“ GOVERNANÇA CORPORATIVA : EVOLUÇÃO E FUNDAMENTOS”
PLANO DE NEGÓCIO Professora Beth.
Governança Corporativa. Origem da Governança Na primeira metade dos anos 90, em um movimento iniciado principalmente nos Estados Unidos, acionistas despertaram.
Ficção jurídica? Conveniência de não confusão com pessoas físicas: o Eficiência - melhor coletivamente do que individualmente; o Estabilidade - melhor.
Código das Melhores Práticas de Governança Danaine Rosiane.
Seminário Avançado - Eletiva A Governança Corporativa.
Emissão das Ações Ordinárias objeto da Oferta Emissão de ações ordinárias, nominativas, escriturais e sem valor nominal, de emissão da Companhia,
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
Transcrição da apresentação:

1 Governança Corporativa Administração – Tatuapé 6º semestre – Prof. Fátima Santos

2 Governança Corporativa Prof. Fátima Santos Unidade I - Introdução a Governança Corporativa

3 Governança Corporativa Prof. Fátima Santos Origem: (inglês – Corporate Governance, derivado do latim Gubernare) Introdução: Qualquer organização, independente do seu porte, natureza jurídica ou tipo de controle, pode instituir os princípios e as práticas da boa Governança Corporativa. Seja ela: familiar, 3º setor, cooperativa, S/A ou Ltda, independente do tipo de controle: estatal, familiar, multinacional, etc... Mas, afinal, o que é Governança Corporativa?

4 Conceito É o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle. Ou seja, sistema pelo qual as sociedades são organizadas para tomar decisões (mandato de orientar e monitorar a gestão). Resumindo: Conjunto de práticas que dão maior segurança ao mercado e proteção ao investidor. Governança Corporativa Prof. Fátima Santos

5 Histórico: Surgiu em 1992 na Inglaterra, com o objetivo de recolhe as melhores práticas do mercado corporativo – Migra para os EUA, estendendo-se posteriormente para a Europa – Chega ao Brasil, com a fundação do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – lançado 1ª edição do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, passando por revisões periódicas. Governança Corporativa Prof. Fátima Santos

6 Ser referência em Governança Corporativa, contribuindo para o desempenho sustentável das organizações e influenciando os agentes de nossa sociedade no sentido de maior transparência, justiça e responsabilidade. Boas Práticas da Governança Corporativa Visam: 1. Minimizar o conflito entre Sócios e gestores Majoritários e minoritários 2. Alinhar interesses 3. Aperfeiçoar o “como decidir” Eficiência Eficácia Prof. Fátima Santos Qual o Propósito do IBGC?

7  Cursos e Seminários  Eventos Mensais  Congresso Annual  Newsletter  Website  Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa Principais Atividades do IBGC Prof. Fátima Santos

8 Princípios Básicos da Governança Corporativa: Transparência – Informação, além das impostas pela lei ou regulamentações. Transmite confiança interna e externamente, contemplando também os fatores intangíveis que norteiam a ação gerencial, conduzindo a criação de valor. Equidade – tratamento justo entre os sócios e stakeholders. Prestação de Contas (accountability) – Prestação de Contas da atuação do corpo diretivo, assumindo conseqüência dos atos e omissões. Responsabilidade Corporativa – Zela pela sustentabilidade da organização, incorporando considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações. Governança Corporativa Prof. Fátima Santos

9 Alguns Exemplos: Inovação; Marcas e Patentes; Design; Pesquisa e Desenvolvimento; Processos Internos; Responsabilidade Social e Ambiental; Parcerias (tecnológica, comercial, integração com Institutos de Pesquisa e Universidades); Avaliação e Novas Métricas - Foco em Ativos Intangíveis

10 Possibilidades de Aplicabilidade da Governança Corporativa Comitês Internos Ética na organização Presença no Mercado de Capitais Estrutura de Propriedade (composição das ações) Prevenção e Combate a lavagem de $ Conflitos de Interesses (proteção do patrimônio, relacionamento) Governança Corporativa Prof. Fátima Santos

11 Formas de Expropriações (quando se desviam recursos dos demais acionistas e dos credores). Exemplos:  Gastos Pessoais excessívos (salários, benefícios)  Designação de membros da Família para posições gerênciais (sem qualificação adequada)  Roubo dos lucros  Empreendimento de projetos devido ao gosto pessoal  Resistência a tomada de controle Expropriação Prof. Fátima Santos

12 Governança Corporativa Prof. Fátima Santos Importante: Cada organizar deve avaliar quais práticas deve adotar e a melhor forma de fazê-lo, de forma que se adapte a sua estrutura e realidade. Resumindo: A idéia é que os investidores sejam protegidos com balanços e documentos Contábeis (confiáveis) transparência. Tornar tudo + público (em nº e em negociações). Acionistas – ressarcimento seja calculado com base no valor econômico (valor real da ação), levando em conta as expectativas e os negócios que já estão em andamento. E, não apenas pelo valor patrimonial (nº de ações). As boas práticas de Governança Corporativa têm a finalidade de preservar e aumentar o valor das organizações, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para sua longevidade.

13 Origem das S/A Prof. Fátima Santos Histórico: Origem 1409 – Genova na Itália 1º Instituição Financeira do Mundo – Casa São Jorge Grandes Navegações – Risco compartilhado entre o Governo e o investidor comum, na tentativa de em grupo alcançar o montante necessário para a viagem Surge então a idéia de sociedade por ações: dividir o investimento em pequenas partes (ações), para que com essa contribuição chegar ao valor necessário para o evento – Origem das Sociedades por Ações no Brasil. Surge a 1ª Instituição S/A no Brasil (autorização de D. João VI)

14 E hoje, como funciona? Prof. Fátima Santos - Algumas sociedades por ação (precisam de autorização) Sociedades por ação: que colocam seus títulos no mercado de capitais. - Outras, só precisam apenas seguir a regulamentação (critérios e requisitos legais). Sociedades chamadas de capital fechado (não colocam seus papéis na bolsa de valores), seguem a regulamentação Lei 6404/76. Característica da Sociedade por Ações: Interessa – Investimento ($), não importa as relações pessoais. Quantos empresários é preciso para constituir uma S/A? No mínimo 2 (baseado no investimento e não na quantidade de pessoas) A Lei permite que uma S/A, tenha apenas 1 pessoa, em duas situações: -Subsidiária Integral – todo capital na mão de PJ, desde que seja brasileira e aquisição por meio de escritura pública. - Exercício de mandato centralizado (art. 206 lei S/A)

15 E hoje, como funciona? Prof. Fátima Santos Onde as Ações são negociadas? -Quando a S/A é aberta – mercado de capitais (bolsa de valores) - Quando a S/A é fechada – na própria empresa (entrar em contato com acionistas). - O que é Mercado de Capitais? Termo abstrado nomeado para oferta e compra de títulos emitidos pela S/A. Local público onde se oferecem esses títulos. Mercado de Capitais é Livre? É fiscalizado pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários. Órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, considerado uma Autarquia Federal. Tem poderes de agência reguladora, criada em Objetivo: - Fiscalizar Mercado - Regulamentar o funcionamento do mercado - Autorizar quem entra nesse mercado

16 E hoje, como funciona? Prof. Fátima Santos Qual a diferença entre ações ordinárias e preferênciais? Ações ordinárias - o acionista tem poder de voto nas assembléias da organização. são sempre nominativas. Ações preferenciais – o acionista tem preferência na distribuição dos recursos ou no reembolso do capital em caso de liquidação da companhia. A abertura de Capital, depende da estratégia de cada organização

17 Prof. Fátima Santos 1.Qual a vantagem de aplicar as boas práticas da Governança Corporativa? - Do ponto de vista da Empresa - Do ponto de vista dos acionistas Responda a questão abaixo