CRIATIVIDADE NA SALA DE AULA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Porque ensinar Ciências na Escola?
Advertisements

2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Área do conhecimento: Biologia
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Avaliação Psicomotora
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
Considerações sobre jogos e Educação Matemática
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
O poder da escolha é uma capacidade dada por Deus.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Projeto integrado. Aula 05 Metodologia e cronograma
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Em busca de uma compreensão
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
Trabalhando com Grupos
O aluno elaborando conceitos
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Metodologia Científica
A PRÁTICA DO COACHING Por HomeroReis.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
Aquisição da Linguagem Oral
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Profª. Taís Linassi Ruwer
O Coração de um Líder.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
Inquietações, indagações,
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Professor José Medina DIDÁTICA Professor José Medina
PNL PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
A Importância do Lúdico na Aprendizagem com o auxílio dos jogos
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
Professor Dr. Renato Vaz
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
A educação como processo social
FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral.
Psicologia da Educação
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Matriz de avaliação processual
TESTE EM DUAS FASES Características O teste é aplicado em duas fases distintas; Na 1ª fase: O teste é composto por duas partes, na primeira as questões.
Transcrição da apresentação:

CRIATIVIDADE NA SALA DE AULA

CRIATIVIDADE O que é criatividade ? VÍDEOS\Criatividade\Comercial Antigo 1987 - Folha de São Paulo Hitler - Brasil - YouTube.flv

Existem várias definições para criatividade: é o processo de mudança, de desenvolvimento, de evolução na organização da vida subjetiva.

Outras definições: é o processo que resulta em um produto novo, que é aceito como útil e/ou satisfatório por um número significativo de pessoas em algum ponto no tempo

é o processo de tornar-se sensível a problemas, deficiências, lacunas no conhecimento, desarmonia;

Capacidade para identificar a dificuldade, buscar soluções, formulando hipóteses a respeito das deficiências; testar e retestar estas hipóteses e, finalmente, comunicar os resultados.

Potencial Criativo é a capacidade que o ser humano tem para produzir, transformar, agir sobre o ambiente a adequá-lo a suas necessidades. É A CAPACIDADE DE CRIAR.

O potencial criativo humano ... ... tem início na infância. Quando as crianças têm suas iniciativas criativas elogiadas e incentivadas,

... tendem a ser adultos ousados, propensos a agir de forma inovadora.

O inverso também é verdadeiro...

A criatividade como habilidade passível de desenvolvimento ... é um grande passo para o desenvolvimento humano.

Alguns têm a visão de que a criatividade seja uma habilidade inata, ligada a fatores genéticos, hereditários e, portanto, determinista.

Vender = educar Vender e educar, mais do que nunca, são processos articulados e importantes na estratégia de “marketing” (no melhor sentido da palavra): “Vender é satisfazer sonhos, ou seja, atender a todas as necessidades, expectativas e desejos das pessoas.”

Mas e os nossos "clientes", quem são? Os mais importantes do mundo: os nossos alunos. Nós também temos que “vender” sonhos de uma boa educação, pois vivemos na Era do Conhecimento.

A pergunta desafiadora: Desperta a curiosidade. Estimula a reflexão e a criatividade. Revela e desafia as suposições e crenças da situação vigente. Abre novas perspectivas e possibilidades. Gera energia e movimento. Canaliza a atenção e promove a investigação. Promove novas abordagens e a cooperação entre pessoas e equipes. Dá origem a mais perguntas.

Mas para vender esse sonho e fazer com que ele se torne realidade, é preciso, primeiro, passar pelo conhecimento do ciclo vital da realidade do saber, parte importante da Sociedade da Informação e do Conhecimento.

Ciclo Vital da Realidade do Saber

Informação: Precisa satisfazer uma necessidade real da pessoa: desde a leitura de um poema ou de uma bula de remédio até uma especificação técnica de alguma operação eletrônica.

Conhecimento Disposição para aceitar a informação / reter a informação.

Compreensão resposta a uma indagação essencial: de que modo podemos traduzir em ações o conhecimento adquirido ?

Aplicação é o conhecimento testado. Ela reforça o conhecimento, valida a competência e provoca um desempenho eficaz. Toda aplicação deve ser avaliada, para obter credibilidade.

Avaliação dá a “certificação de qualidade” ao conhecimento aplicado.

Aprendizagem produto final continuamente renovado no processo de informação / conhecimento. A aprendizagem é contínua no sentido de que está sempre em movimento, provocando novos conhecimentos e novas aplicações.

Aprenda a aprender VÍDEOS\Criatividade\Aprenda a aprender.flv

Em “Revolucionando o Aprendizado” de Gordon Dryden há a sugestão:

A partir de agora, estudar é para a vida toda; Talvez seja mais correto afirmar que vivemos na Sociedade da Aprendizagem. Por isso, podemos afirmar que: A partir de agora, estudar é para a vida toda; A nossa formação não termina com o último certificado; A educação é um grande jogo (que todos devem jogar) e no qual devemos entrar para ganhar.

Renovação Contínua A aprendizagem é contínua no sentido de que está sempre em movimento, gerando novos conhecimentos. VÍDEOS\Criatividade\A águia em seu voo para vitória - YouTube.flv

Nick Vujicic, um exemplo de aprendizagem

Qualquer pessoa pode descobrir que pode aprender sempre VÍDEOS\Criatividade\Nick Vujicic - A deficiência não está no exteriror, está dentro de nós..flv

Criatividade O conceito de criatividade vai tomando significados durante os tempos, aproximando processo e produto criativos como expressão da capacidade humana.

Aos poucos, criatividade passa a ser conhecida como condição humana que adquire visibilidade por meio das relações que o homem estabelece consigo, com outros homens e com o mundo.

De início, contudo, criatividade foi termo associado ao sobrenatural, ao domínio da fé em Deus. Era Deus que, através dos homens, era criativo. O homem, neste sentido, seria dotado de um “dom” que o diferenciaria dos demais homens, na medida em que se encontrava entre os escolhidos por Deus para desempenhar o papel divino.

CONCEITUANDO CRIATIVIDADE: BREVE RETROSPECTIVA Na Antiguidade, acreditava-se que os Deuses atribuíam poderes aos humanos, tornando-os criativos. Desta maneira, criatividade, não sendo uma característica humana, encontrava-se associada a uma dádiva divina, a um “Dom” lançado por Deus. Platão identificava o homem por meio de sua aproximação com a razão divina. O artista, no momento da criação, perde o controle de si e age guiado por um poder superior, divino.

Na Idade Média, criatividade esteve associada aos conceitos de bruxaria ou como sinal de desajustamento e loucura , instabilidade nervosa.

Com isto, muitos artistas e cientistas foram interpretados como loucos, como lunáticos na medida em que, pela busca de sua superação, tendiam a forçar ao extremo a própria natureza, colocando-se numa nuance de limiar entre insanidade e a resolução crucial de um conflito.

Com a Modernidade, criatividade passa a ser identificada como consequência da inteligência , própria do ser humano.

Todo ser humano apresenta certo grau de habilidades criativas que podem ser desenvolvidas e aprimoradas por meio da prática e do treino. VÍDEOS\Criatividade\Aprenda a aprender.flv

Criatividade deve ser compreendida como fenômeno humano mediado pela inteligência e influenciada pela aprendizagem.

Exemplo de criatividade VÍDEOS\Criatividade\tare zameen par-bum bum - YouTube2.flv