TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS AROLDO CEDRAZ MINISTRO DO TCU “A comunicação institucional.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Comissão de Educação dos Profissionais
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
TRABALHO 5 : Conhecendo grandes Bancos de Dados Públicos Brasileiros Robert Davis Junior Unicamp – Faculdade de Engenharia Química Especialização em Gestão.
CONTROLE SOCIAL Acadêmicas: Emanuella Koerich Zapellini Fernanda de Paula Laura Roza Conrado Mariana Leite Bado.
PLANO DE GESTÃO.
TRANSPARÊNCIA E EVIDENCIAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
GRS-GESTÃO DE REDES SOCIAIS um olhar coletivo sobre a cidade.
Controle de Recursos Públicos
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
PROGRAMAINTERLEGIS Senado Federal
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Gestão de Processos e Tecnologia da Informação
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
ESTRUTURA DA CGU. ESTRUTURA DA CGU ESTRUTURA DA CGU ESTRUTURA DA CGU MINISTRO DE ESTADO DO CONTROLE E DA TRANSPARÊNCIA ESTRUTURA DA CGU SECRETARIA.
1 MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
VI REUNIÃO DO GT FONSET Brasília, 13 e 14 de Agosto de 2013.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
Estado como Instrumento de Controle Social Estado como Instrumento de Controle Social Conselheiro Antônio Joaquim Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
Tema: “O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro Setor” Porto Alegre, 26 e 27 de setembro de 2006.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
A Experiência do TCU junto aos CAEs Outubro/2004 TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Piauí.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
Politicas publicas de Educação em Saúde
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
PROCON-RS Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos,
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
Atuação dos agentes de Controle Social
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SÉRGIO NOGUEIRA SEABRA Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Setembro/2013 IX Encontro Nacional do CONACI Parceria.
CONTROLE SOCIAL. -POLÍTICA MUNICIPAL DE TRANSPARÊNCIA -OBJETIVOS -Fomentar a integração e a complementação entre os dados e informações públicas disponibilizados.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
30 de setembro a 02 de outubro de VELHOS DESAFIOS.
palestrante Ranilson Ramos
Controladoria-Geral da União Visão Geral do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal O pior do Brasil era a Corrupção Ela nunca foi tão combatida.
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
Atuação e função do MPF A fiscalização e o estímulo à regular aplicação do dinheiro público federal.
PROJETO DE MONITORAMENTO, ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIA. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA.
Reunião Geral de Ouvidorias 2016 Ouvidoria Geral da União Brasília, 16 e 17 de março de 2016 Gustavo Ungaro Ouvidor Geral do Estado de São Paulo A experiência.
Rede de relacionamentos voltada à melhoria da administração pública, defesa da probidade administrativa, proteção do patrimônio público e maximização.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 23 de fevereiro de 2016 COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA PÚBLICA DO SENADO FEDERAL.
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO ACRE 1. 2 “ O Orçamento e o Controle Externo” Tribunal de Contas do Acre Rio Branco, 10/12/2012.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
1 CONTROLE SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Contador PEDRO GABRIL
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES Encontro EUROsociAL para a formação de membros das Secretarias de Conselhos Econômicos e Sociais.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Comissão Senado do Futuro 7 / 12 / (61) ✉ O que é o Programa e-Cidadania?
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS AROLDO CEDRAZ MINISTRO DO TCU “A comunicação institucional como instrumento de cidadania”

A COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL Interna – dentro da própria organização Externa – além dos limites organizacionais

CIDADANIA Cidadão é o indivíduo que, além dos direitos de votar, ser votado e fiscalizar os agentes públicos, tem o direito de usufruir um quinhão da herança material e cultural do grupo social a que pertence, de modo a viver uma existência digna. Thomas Friedman

Estado democrático de direito – CF/1988 Cidadania direitos políticos + bem-estar social Transparência dos órgãos/entidades públicos divulgação das ações estatais Controle social PUBLICIDADE

INSTRUMENTOS DE CONTROLE SOCIAL Mandado de segurança Mandado de segurança coletivo Direito de petição Ação popular Habeas data Certidões dos atos da administração pública para defender direitos ou esclarecer situações Denúncia ao Ministério Público Denúncia aos Tribunais de Contas

A DENÚNCIA E O SIGILO O sigilo quanto à autoria da denúncia é assegurado, no caso do Tribunal de Contas da União, por sua Lei Orgânica. O cidadão pode trazer ao conhecimento do TCU abusos e desvios sem recear por sua integridade ou expor-se a represálias dos maus gestores.

FOCOS DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL EM PROL DO CONTROLE Divulgação dos atos praticados pelos gestores públicos e dos resultados obtidos pelo controle no exame de tais atos Estímulo à participação do cidadão no controle

O TCU E A COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL EM PROL DO CONTROLE Divulgação na mídia avaliação dos programas de governo fiscalizações realizadas Divulgação dos julgados Comissões do Congresso Nacional Autoridades do Poder Executivo Outros órgãos de controle Associações de classe Meio acadêmico em geral

O TCU E A COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL EM PROL DO CONTROLE Divulgação de ações Seminários e debates Portal do TCU contas públicas cadastro dos responsáveis por contas julgadas irregulares

O TCU E A COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL EM PROL DO CONTROLE Estímulo à participação do cidadão Programa de visitas a escolas e universidades Visitas monitoradas de estudantes ao TCU Publicações em linguagem simples e acessível ao cidadão – distribuídas a jornais, revistas, redes de televisão, escolas, universidades e bibliotecas Programa de treinamento de membros de Conselhos Municipais de Alimentação Escolar e de Saúde Eventos de “Diálogo Público”

O TCU E A COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL EM PROL DO CONTROLE Estímulo à participação do cidadão Ouvidoria do TCU (denúncias e representações) central de atendimento ( ) portal do TCU na internet correios, com opção de carta pré-paga atendimento presencial manifestações recebidas (ago/04 a jun/08)

A CIDADANIA E O CONTROLE PÚBLICO Nos países em que o controle obtém melhores resultados, as noções de cidadania estão amplamente disseminadas e são cotidianamente exercidas pelos indivíduos, que vigiam os agentes públicos e deles cobram bom desempenho RESULTADO entes estatais como indutores do controle social diminuição de oportunidades de corrupção

A COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL COM O PODER LEGISLATIVO Assessoria parlamentar identificação e acompanhamento das demandas do Congresso Nacional Fornecimento de subsídios à elaboração e apreciação de propostas legislativas

A COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL COM AS UNIDADES JURISDICIONADAS O controle como função da Administração planejar, organizar, dirigir e controlar A fiscalização com vertente pedagógica eventos – orientação e treinamento a gestores públicos identificação e acompanhamento das demandas do Congresso Nacional

A COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL COM OUTROS ENTES DE CONTROLE Compartilhamento de informações Receita Federal Banco Central do Brasil Polícia Federal Cooperação e ação conjunta Ministério Público Tribunais de Contas Estaduais e Municipais Controladoria-Geral da União

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO POSSIBILITA Comunicação institucional com a sociedade denúncias pela internet Construção de armazéns de informações e compartilhamento de redes de computadores Abertura de listas de discussões on-line com especialistas e estudiosos de outros setores da sociedade Criação de informativos eletrônicos sobre resultado de trabalhos e fiscalização acompanhamento processual pelo sistema push

O APRIMORAMENTO DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL NO SETOR PÚBLICO Ações de conscientização acerca dos direitos da cidadania avaliação de políticas públicas na área de comunicação institucional avaliação das campanhas de comunicação dos órgãos e entidades públicas

OBRIGADO