Interdisciplinaridade: Ciências Agrárias VII EPETUSP / Campus USP – São Carlos 29 e 30/08/2009 MESA REDONDA Evaristo Marzabal Neves Flavio B. Gandara Mendes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

ÁREA DE PESQUISA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA
Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
Projeto Sacola Verde.
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais
Proposta Apresentada pela ETSUS/RJ
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
CIÊNCIAS E TECNOLOGIA.
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
Boletim Informativo do
Educação Ambiental - GPEEA
FLORIANÓPOLIS NOVEMBRO 2007.
Câmara de Avaliação. Processo de Avaliação de Cursos de Graduação: Câmara de Avaliação.
Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Sandra Escovedo Selles Fac. de Educação da UFF – SBEnBio
Ana Beatriz Cassinelli e Lucas Medeiros BIZ Contextos e práticas em ensino de zoologia – 2013 – aula 3.
45ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
JORNAL SEMESTRAL : UMA ALTERNATIVA PARA REVISÃO DE CONTEÚDO.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
A USP e seu conceito no MEC É uma universidade pública, no entanto não é federal, é mantida pelo governo do Estado de São Paulo. A USP não é obrigada.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
UFV.
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Curso de Capacitação em Educação a Distância
ALUNOS: ALANDIONE AP. DA SILVA ELZA RIBEIRO BUENO MARCIA BORGES.
Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
Promover com excelência a educação,
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” LES 0180 – Introdução a Administração Como organizar meu tempo na Universidade Prof. Responsável: Evaristo.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
RODRIGO CARLOS MARQUES PEREIRA Universidade Federal Fluminense
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
Refletindo e trocando experiências sobre o projeto pedagógico de um curso superior de uma universidade pública José Marcelino de Rezende Pinto-FFCLRP-USP.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Introdução ao Serviço Social
Semana do Meio Ambiente
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Fabiane Vanessa Breitenbach 05/07/2010 Reunião dos NAPNEs do IFRS
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
INTRODUÇÃO Reconhecendo a relevância de atividades práticas para uma melhor aprendizagem de conteúdo, principalmente referente ao ensino de ciências, o.
CONSTRUÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA SUSTENTÁVEL COM A REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET EM PROL DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA EEEFM PROFª. BENVINDA.
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
Licenciatura 1800 horas Bacharelado 2880 horas Diferença 1080 horas Devemos querer ser um bacharelado?
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Atividade complementar 02 Apresentação 02 Planejamento Pedagógico.
Introdução O grupo PET-GAEA (Gerenciamento e Administração da Empresa Agrícola) contempla alunos dos cursos de Engenharia Agronômica e Gestão Ambiental.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
Curso Educação Ambiental – Construindo novos valores de Cidadania e Sustentabilidade Maio de 2011.
PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES PROFESSOR: JOSÉ CARLOS MENDES MANZANO.
Transcrição da apresentação:

Interdisciplinaridade: Ciências Agrárias VII EPETUSP / Campus USP – São Carlos 29 e 30/08/2009 MESA REDONDA Evaristo Marzabal Neves Flavio B. Gandara Mendes Flavio C. de Almeida Tavares Valdo Rodrigues Herling Apoio discente: Henrique Z. Marques Lucas Iugas Correia 29/08/09

Perguntas aos Grupos; Entendendo Interdisciplinaridade; PET – Gerenciamento e Administração da Empresa Agrícola; PET – Zootecnia; PET – Biotecnologia Agrícola; PET – Ecologia. Agendando a Mesa Redonda para Ciências Agrárias: VII EPETUSP / Campus USP – São Carlos 29 e 30/08/2009 MESA REDONDA

1.Como o grupo conceitua Interdisciplinaridade ? 2.Como o grupo realiza a Interdisciplinaridade ? 3.Com quais grupos dos PET’s USP o seu grupo poderia realizar parcerias visando a Interdisciplinaridade ? Perguntas aos Grupos: VII EPETUSP / Campus USP – São Carlos 29 e 30/08/2009 MESA REDONDA

“Interdisciplinaridade tanto pode significar que diferentes disciplinas são postas em um círculo nada além de reafirmarem suas verdades, quanto pode ser entendido como troca e cooperação, se constituindo em algo orgânico”. “A interdisciplinaridade pode ser entendida como troca e cooperação (entre áreas de conhecimento) constituindo-se em algo orgânico”. Para reflexão: “A fim de compreender a complexidade da sociedade é de se esperar que o Programa de Educação Tutorial capacite os componentes da equipe a suplantarem a cognição especifica proposta pelo Programa de Ensino do curso á qual o grupo esta filiado.” Entendendo Interdisciplinaridade (Anexo C – Proposta de Plano Pedagógico Campus USP – Pirassununga. 04/07/09): VII EPETUSP / Campus USP – São Carlos 29 e 30/08/2009 MESA REDONDA

Interdisciplinaridade: É a possibilidade de interpenetração de conteúdo/forma entre as disciplinas e o conhecimento universalmente produzido (Brinhosa, 1998). Pode ser visto como a interpenetração de áreas do conhecimento para o entendimento e solução de um problema de forma sistêmica, rompendo e suplantando à “cognição especifica proposta pelo Programa de Ensino do curso a qual o grupo PET está filiado”. PET – “Gerenciamento e Administração da Empresa Agrícola” VII EPETUSP / Campus USP – São Carlos 29 e 30/08/2009 MESA REDONDA

Como o Grupo PET realiza a interdisciplinaridade: Por ser um grupo temático (Gerenciamento e Administração da Empresa Agrícola) e reunindo alunos dos cursos de Engenharia Agronômica, Ciências Econômicas e Gestão Ambiental, uma vez que é definido o planejamento de atividades para o ano, a interdisciplinaridade se faz presente através das atividades de pesquisa, ensino e extensão (p. ex. a parceria com a Casa do Produtor/ESALQ e o projeto com a Acopi em 2008 e 2009). VII EPETUSP / Campus USP – São Carlos 29 e 30/08/2009 MESA REDONDA

Com quais grupos dos PET´s USP o seu poderia realizar parcerias visando a interdisciplinaridade: Com diversos grupos, com o enfoque em técnicas gerenciais, gestão empresarial e responsabilidade sócioambiental. Para o MEC/Sesu, somos parte da área de Ciências Sociais Aplicadas (junto com a PET Administração) e, na nossa Proposta de Projeto Pedagógico, estamos posicionados como grupo da área de Ciências Agrárias. Desta forma, a interdisciplinaridade mais próxima seria com os PET´s Administração/FEA (Ciências Sociais Aplicadas) e com os PET´s da ESALQ (Biotecnologia e Ecologia) e FZEA (Zootecnia), possibilitando, ainda uma aproximação com outros PET’s da USP. VII EPETUSP / Campus USP – São Carlos 29 e 30/08/2009 MESA REDONDA

Interdisciplinaridade: Para o Grupo PET – Zootecnia o conceito de interdisciplinaridade seria a relação de disciplinas com objetivos comuns dentro de um encadeamento de idéias e temas que possam ser complementares, cujo resultado supera a própria definição de disciplinaridade. Como o Grupo PET realiza a interdisciplinaridade: a partir do momento que o Grupo define as atividades a realizar, todos os trabalhos inerentes terão como composição áreas de conhecimento diferentes que sustentarão de forma definitiva os resultados alcançados. PET – ZOOTECNIA VII EPETUSP / Campus USP – São Carlos 29 e 30/08/2009 MESA REDONDA

Com quais grupos dos PET´s USP o seu poderia realizar parcerias visando a interdisciplinaridade: O Grupo acredita que a área do conhecimento é vasto e poderia realizar parceria com qualquer Grupo PET USP. No entanto, na área do conhecimento específico, poderia realizar a interdisciplinaridade com os seguintes grupos: GAEA/ESALQ, Ecologia/ESALQ, Biotecnologia/ESALQ, para não citar outros. VII EPETUSP / Campus USP – São Carlos 29 e 30/08/2009 MESA REDONDA

Interdisciplinaridade: Por ser tratar de um programa temático, já vem praticando a interdisciplinaridade, envolvendo outras áreas de conhecimento e tendo em seu corpo de bolsistas alunos de diferentes cursos da ESALQ (PERGUNTA PARA RIO DOCE). Com quais grupos dos PET´s USP o seu poderia realizar parcerias visando a interdisciplinaridade: Abertura para outros PET’s USP na expansão dos projetos a e b, e incentivo e motivação para implantação de projeto c. Ademais continuar com atividades conjunta com os PET’s das áreas de Ciências Agrárias, extendendo-as às áreas de Humanas e da Saúde. PET – “Biotecnologia Agrícola” VII EPETUSP / Campus USP – São Carlos 29 e 30/08/2009 MESA REDONDA

Como o Grupo PET realiza a interdisciplinaridade: a) Projeto “Análise da percepção do ensino de graduação da ESALQ” em conjunto com o PET/Ecologia e colaboração do PET/GAEA, que se ganhar extensão com parcerias com outros PET’s USP poderá ser ampliado para “Analise de percepção do ensino de graduação da USP”. b) Projeto “Biotecnologia na Escola”, onde a 1ªfase é a aproximação com os alunos de ensino médio sobre sua inserção e possibilidades de ingresso no ensino superior e, na 2ªfase, apresentações teóricas-práticas sobre citologia, clonagem, transgênicos, extração de DNA, etc. c) Projeto “Consumo de álcool no Campi USP” cujo proposta discutida no V EPETUSP aguarda implantação. VII EPETUSP / Campus USP – São Carlos 29 e 30/08/2009 MESA REDONDA

Interdisciplinaridade e como o grupo PET realiza a interdisciplinaridade: Por ser um PET temático, o quadro de bolsistas (alunos de 4 cursos da ESALQ: Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas e Gestão Ambiental) pratica a interdisciplinaridade através de temas de projetos que interagem questões sociais e ambientais focando o meio rural e, também, o urbano (ex. projeto coletivo sobre quintais agroflorestais urbanos em Piracicaba que exige levantamentos botânicos, animais presentes e características sócio-econômicas das famílias). Procurará estimular, também, num segundo momento, hortas domésticas e medicinais, espécies arbóreas – abordagens agronômicas, florestais, biológicas e sócio-econômicas. PET – ECOLOGIA VII EPETUSP / Campus USP – São Carlos 29 e 30/08/2009 MESA REDONDA

Com quais grupos dos PET´s USP o seu poderia realizar parcerias visando a interdisciplinaridade: Grupo de Química/RP, áreas de Humanas (GAEA, Ciências Sociais, Direito e Administração) e, Agrárias (Zootecnia e Biotecnologia) VII EPETUSP / Campus USP – São Carlos 29 e 30/08/2009 MESA REDONDA

OBRIGADO, Evaristo Marzabal Neves Flavio B. Gandara Mendes Flavio C. de Almeida Tavares Valdo Rodrigues Herling 29/08/09 VII EPETUSP / Campus USP – São Carlos 29 e 30/08/2009 MESA REDONDA