Pesquisa e Prática Pedagógica I Professor formador: Denilton Silveira de Oliveira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Relação professor/aluno
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
Educação Digital Andréia & Lúcia Projeto: Tecnologias na educação.
2º encontro – Professores Maio de 2012
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
XVII ENANGRAD CAPACITAÇÃO DOCENTE: METODOLOGIAS DE ENSINO
Aprender ao Longo da Vida
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa
MATEMÁTICA Análise das Questões.
Emília Freitas de Lima UFSCar
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
Didática: organização do trabalho pedagógico
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
Aprender a aprender no Ensino Superior Fga. Pierangela Nota Simões.
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Registro de Representação Metodologia de Pesquisa Educacional Agosto/2009 Professora Eleida da Silva Arce Adamiski.
O que é ensinar história?
Avaliação Diagnóstica
(Student centered-instruction) Capítulo “The Lingo of Learning: 88 education terms every science teacher should know” General Instructional Approaches.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
PESQUISA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO V - PPEV PROF. TERESA CAVALCANTI
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
Ivaneide S.S.Rocha - Graduanda em Pedagógia - UESB
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Procedimentos de Ensino
cognitivo psicomotor afetivo Taxionomia de Bloom
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
ROTEIRO DA AULA * proximidades e diferenças entre o trabalho do professor e do pesquisador. * apresentação do programa da disciplina; * o que é Pós-graduação.
Como elaborar um plano de aula
Divulgando a Pesquisa.
ESTUDO DO MEIO.
Conceitos e Modalidades
Metodologias de Ensino e Tecnologias Educacionais Encontro 1
O QUE É TEORIZAR? -É estabelecer uma distância com relação ao sujeito e ao que o rodeia. O distanciamento permite-me ver com clareza a validade e a energia.
Pratica como componente
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
Por que o jornal na escola?
Atividade complementar 04
Produção acadêmica Prof Rodrigo Bueno. Produção acadêmica Uma das funções de toda Instituição de Ensino Superior é gerar e divulgar conhecimento por meio.
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora.
Conscientização sobre a importância do SARESP
Crítica à concepção de currículo cristalizado
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Pesquisa e Prática Pedagógica I Professor formador: Denilton Silveira de Oliveira

Ensinar,aprender O O ensinante deve ter clareza de conhecer através de estudos, no momento de preparar a tarefa docente. O O ensinante deve estudar (fazer crítico), ler, observar, reconhecer as relaçóes entre os objetos para conhecê-los. O O ato de estudar implica sempre o ato de ler, ler o mundo, ler a palavra.

Pesquisa e Prática Pedagógica I O Pesquisa, o que é: O é a busca de uma informação da qual não se tem nenhum conhecimento ou cujo conhecimento é limitado gerando assim duvidas.informação conhecimento O objetivo é averiguação das informações disponíveis sobre o tema da pesquisa a fim de se gerar uma nova informação que é agregada como conhecimento sobre o tema. O A pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas, através de procedimentos científicos.

Pesquisa e Prática Pedagógica I O Elementos da pesquisa: O Problema ou dúvida; O Método científico; O Resposta ou solução.

Síntese do Método Científico O Formular questões ou formular problemas e levantar hipóteses; O Efetuar observações e medidas; O Registrar tão cuidadosamente quanto possível os dados observados com o intuito de responder às perguntas formuladas ou comprovar a hipótese levantada.

Pesquisa e Prática Pedagógica I O Prática pedagógica é entendida como uma prática social complexa, acontece em diferentes espaço/tempos da escola, no cotidiano de professores e alunos nela envolvidos e, de modo especial, na sala de aula, mediada pela interação professor- aluno-conhecimento.

Ensinar exige pesquisa Ensinar exige buscas contínuas, procuras e indagações; Pesquisar exige buscas de conhecimento – intervenção. Para quem ainda não conhece, é anunciar a novidade; A pesquisa exige rigor metodológico

Ensinar exige pesquisa O A prática docente exige rigor metodológico; O A prática docente exige a busca, a indagação, a pesquisa; O O professor deve se perceber e se assumir professor pesquisador

Ensinar, aprender O Não existe ensino sem aprendizagem. O ato de ensinar exige a existência do ensinante e do aprendente. O O ensinante aprende ao reconhecer um conhecimento antes aprendido. O O ensinante observa a forma como o aprendente trabalha para aprender o ensinando.

Ensinar, aprender O O ensinante se ajuda a descobrir incertezas, acertos e equívocos; O Ensinar a ler é se engajar numa experiência criativa em torno da compreensão. O A leitura deve ser feita de forma crítica, onde deverá acontecer a passagem da experiência sensorial para a generalização que acontece na linguagem escolar e desta ao concreto tangível.

Leitura do mundo, leitura da palavra O A leitura do mundo vem antes da palavra. O A leitura do mundo persegue a compreensão do objeto, se faz no mundo da cotidianidade. O A leitura da palavra se faz na busca da compreensão do texto e, portanto, dos objetos nele referidos.