Memória de Aula 3 Memória de Aula 1 MEMÓRIA DE AULA 1 Introdução, conceitos e valores da Governança Corporativa Objetivos das Corporações, Conceitos, Valores,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com Profª Simony
Advertisements

Governança Corporativa
Responsabilidade Socioambiental das Empresas de Energia Elétrica
Planejamento Estratégico de Marketing
Controle: Aprendendo e Mudando Controle Gerencial
Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos.
GOVERNANÇA CORPORATIVA Marcelo M. Bertoldi
GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL
Introdução à Finanças FINANÇAS:
Governança Corporativa – Foco no Máximo Retorno dos Proprietários
Conceitos de Governança Corporativa
Governança Corporativa
Organização, Método & Ambiente A3
Contabilidade, Estratégia Financeira e de Capital de Giro
Responsabilidade Social
INSTITUTO CHIAVENATO de Educação
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO
Introdução às finanças corporativas Prof. Reinaldo Cafeo
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Contabilidade Gerencial
Etapas do Planejamento Estratégico
Conflito de Interesses
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Universidade Federal Fluminense
GTI Claudia Salles Haddad
PLANO DE NEGÓCIO.
FUNÇÃO FINANCEIRA.
Equipe de Gestão.
Responsabilidade Social Empresarial Profª DrªCláudia Saito
Introdução: Conceitos
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
Função da Administração:
A Governança Corporativa
Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Luiz Henrique Valverde.
DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS Aula 1
Gestão Financeira Aulas 2 e 3
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Lavratti.com Slide 1/4 Formação Profissional IV Governança Corporativa A governança corporativa é uma relação entre três partes: A gestão da organização;
GOVERNANÇA CORPORATIVA:
O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais;
Planejamento e Responsabilidade Social
Memória de Aula 1 Prof Alfredo Senger
OBJETIVO DA ANÁLISE A análise econômico-financeira tem por objetivo extrair informações das demonstrações financeiras e dos demais relatórios dos últimos.
Tópicos Contemporâneos de Administração
Administração financeira
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
Contabilidade Geral revisão presencial. O analista financeiro da empresa JQ calculou alguns indicadores dos anos de 2005, 2006 e 2007 da referida empresa.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
André Amorim. Para que o gestor das finanças consiga tomar as decisões adequadas, o mesmo deverá identificar o verdadeiro objetivo da empresa; Segundo.
TEORIA DA CONTABILIDADE
GOVERNANÇA CORPORATIVA
TEORIA DA CONTABILIDADE
Administração Financeira
Engenharia de Produção- Facamp Introdução à Administração Nascimento da grande empresa comercial Outubro de 1893 – peça teatral contando as vantagens e.
Governança Corporativa: Perspectivas no Brasil ? Prof.Ms. Delmário UNINOVE/2009.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Teoria da Contabilidade Contabilidade e Governança Corporativa
Análise das Demonstrações Contábeis
1 Capítulo 1 – Introdução à Administração Financeira – Prof.Mônica O papel da ética e o valor das ações Nos últimos anos, a ética das atitudes de algumas.
G OVERNANÇA DE TI Médio Integrado Ana Paula Alves de Lima.
O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais; Gestão de investimentos; Finanças empresariais. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças.
Administração Financeira e Orçamentária I
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Sylvio Augusto De Mattos Cruz
“ GOVERNANÇA CORPORATIVA : EVOLUÇÃO E FUNDAMENTOS”
Governança Corporativa. Origem da Governança Na primeira metade dos anos 90, em um movimento iniciado principalmente nos Estados Unidos, acionistas despertaram.
POLÍTICA DE INVESTIMENTOS: Governança e Gestão José Carlos Sampaio Chedeak Coordenador Geral de Monitoramento de Investimentos – CGMI/DIACE Maio
Seminário Avançado - Eletiva A Governança Corporativa.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 3. SIG Contábil e Financeiro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

Memória de Aula 3 Memória de Aula 1 MEMÓRIA DE AULA 1 Introdução, conceitos e valores da Governança Corporativa Objetivos das Corporações, Conceitos, Valores, Síntese Governança Corporativa Prof. Ms. Alfredo Senger 1 M

Memória de Aula 3 Memória de Aula 1 Governança Corporativa Prof. Ms. Alfredo Senger 2 Conceito de Governança Corporativa – De acordo com STEINBERG é o conjunto de práticas e de relacionamentos entre acionista/cotista, conselho de administração, diretoria executiva, auditoria independente e conselho fiscal com finalidade de aprimorar o desempenho da empresa e facilitar o acesso ao capital. A governança corporativa é uma maneira de aprimorar o desempenho da empresa, uma ferramenta que colabora com o crescimento e qualidade de gestão da organização.

Memória de Aula 3 Memória de Aula 1 Governança Corporativa Prof. Ms. Alfredo Senger 3 Essa ferramenta é baseada em regras e normas que a empresa deve seguir para conseguir interagir suas atividades e metas com as dos stakeholders incluído os acionistas. O conceito de governança corporativa ainda pode ser resumido em criar um ambiente de controle dentro de um modelo balanceado de distribuição do poder (STEINBERG).

Memória de Aula 3 Memória de Aula 1 Governança Corporativa Prof. Ms. Alfredo Senger 4 De acordo com o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas são monitoradas e dirigidas envolvendo os relacionamentos entre acionistas e o corpo de administração que a empresa possui e, essas boas práticas, têm a finalidade de aumentar o valor da empresa, facilitar o acesso ao capital e contribuir para sua perenidade. Com esse conceito observa-se que a governança corporativa é uma maneira de relacionar e descentralizar o poder da empresa e tornar-se transparente cedendo o acesso ao capital da empresa aos interessados.

Memória de Aula 3 Memória de Aula 1 Governança Corporativa Prof. Ms. Alfredo Senger 5 Objetivos das Corporações – Desde os anos 1980, a cada dia se modificam bastante as relações entre o mundo corporativo e a sociedade, entre as empresas de uma mesma cadeia de negócios, entre os acionistas e os conselhos e a direção executiva. A governança corporativa têm, portanto, foco na análise dos objetivos das companhias, interfaces com as demandas e direitos de outros participantes organizacionais (“stakeholders”). Resumindo, seu objetivo é maximizar o interesse dos proprietários.

Memória de Aula 3 Memória de Aula 1 Governança Corporativa Prof. Ms. Alfredo Senger 6 Stakeholders internos e externos com os quais as empresas interagem, e seus interesses legítimos: shareholders: proprietários, investidores = dividendos, ganhos de capital, máximo de retorno total internos: órgãos de governança (direção executiva, conselho de adm.= remuneração, bonificações, stock options; conselho fiscal, auditores independentes, auditores internos = retribuições; empregados ou empreendedores internos = segurança, salários, participação nos lucros, benefícios, reconhecimento, oportunidades, desenvolvimento pessoal;

Memória de Aula 3 Memória de Aula 1 Governança Corporativa Prof. Ms. Alfredo Senger 7 externos: credores = resultados positivos, capacidade de liquidação de dívidas; fornecedores, parceiros = regularidade, desenvolvimento conjunto; clientes, consumidores = preços justos, produtos conformes, confiáveis, seguros; entorno: comunidades onde a empresa atua = geração de empregos e contribuições para o desenvolvimento;, a sociedade como um todo = bem-estar social, inclusão social; governos = conformidade legal, crescimento, geração de empregos; ONGs = adesão às suas três principais causas – preservação ambiental, direitor de minorias, e provisões.

Memória de Aula 3 Memória de Aula 1 Governança Corporativa Prof. Ms. Alfredo Senger 8 O objetivo da governança corporativa se dá em cinco dimensões: 1ª)Lógica financeira: proporcionar retorno aos proprietários, benefícios financeiros. 2ª)Lógica dos riscos assumidos (incorridos pelos acionistas): O retorno do capital investido é incerto O capital investido é contabilizado como ativo dos proprietários, mas a contrapartida nas demonstrações financeiras (empresa) é contabilizada como passivo não exigível

Memória de Aula 3 Memória de Aula 1 Governança Corporativa Prof. Ms. Alfredo Senger 9 Capital investido só retorna se os negócios forem bem conduzido, se as ameaças de competição ou de crises puderem ser superadas, se as oportunidades forem percebidas a tempo e buscadas com competência Com exceção dos proprietários, todos os demais “stakeholders” podem ‘‘abandonar o barco” Os direitos dos proprietários são residuais

Memória de Aula 3 Memória de Aula 1 Governança Corporativa Prof. Ms. Alfredo Senger 10 3ª) Lógica da Gestão: RETORNO TOTAL DE LONGO PRAZO (TSR – total shareholder return): ganhos de capital: rentabilidade (ROE-return on equity – retorno sobre patrimônio líquido; ROCE – return on capital employed – retorno sobre capital empregado; EVA – ECONOMIC VALUE ADDED – valor econômico adicionado); crescimento de receitas operacionais, da participação no mercado, dos lucros.

Memória de Aula 3 Memória de Aula 1 Governança Corporativa Prof. Ms. Alfredo Senger 11 ganhos de dividendos: fluxo livre de caixa (recursos para investimentos, recursos para distribuição) 4ª. Lógica dos Conflitos de Agência Capacidade de controlar conflitos dos desvios do objetivo de maximizar interesses de proprietários dispersos e ausentes, praticados por gestores oportunistas focados em maximizar seus próprios propósitos ou de outros stakeholders que mantém relações de negócios com a corporação.

Memória de Aula 3 Memória de Aula 1 Governança Corporativa Prof. Ms. Alfredo Senger 12 5ª. Lógica Macroeconômica De acordo com Sternberg, dentro dos pressupostos da economia clássica e neoclássica (ou seja, liberais): “Quanto mais se perseguir a maximização do valor da empresa para os investidores, maiores serão os benefícios para a sociedade como um todo”

Memória de Aula 3 Memória de Aula 1 Governança Corporativa Prof. Ms. Alfredo Senger 13 Equilíbrio de Múltiplos Interesses 1º)Cobranças – os ativistas de causas sociais e ambientais, e o mercado – investidores 2º)Gestão estratégica dos stakeholders – sincronizar a maximização dos interesses de cada um deles 3º)Gestão dos Relacionamentos – satisfazer todos os grupos que têm interesse na companhia 4º)Extensão da Teoria de Agência – adoção de princípios éticos e políticas de auto-regulação, voltadas para o conjunto das partes que contribuem para seus bons resultados.

Memória de Aula 3 Memória de Aula 1 Governança Corporativa Prof. Ms. Alfredo Senger 14 De acordo com Adolf Berle, a revolução que ocorreu nas sociedades anônimas mudou a lógica tradicional da propriedade. Legitimidade dos Interesses Envolvidos. Síntese Comparativa: Shareholders orientados por: Raízes = teoria econômica clássica, teoria financeira Objetivo = maximizar o retorno total dos proprietários: dividendos ao longo do tempo e ganhos de capital resultantes do aumento do valor da empresa

Memória de Aula 3 Memória de Aula 1 Governança Corporativa Prof. Ms. Alfredo Senger 15 Stakeholders orientados por: Raízes = abordagens sociológicas do mundo corporativo e teoria de sistemas Objetivo = conciliar múltiplos objetivos satisfazendo a todas as pessoas, grupos ou instituições com interesses legítimos em jogo nas empresas

Memória de Aula 3 Memória de Aula 1 Governança Corporativa Prof. Ms. Alfredo Senger 16

Memória de Aula 3 Memória de Aula 1 Governança Corporativa Prof. Ms. Alfredo Senger 17

Memória de Aula 3 Memória de Aula 1 Governança Corporativa Prof. Ms. Alfredo Senger 18 Exercícios

Memória de Aula 3 Memória de Aula 1 Governança Corporativa Prof. Ms. Alfredo Senger 19 EXERCÍCIOS 1)Caracterize e analise o conceito de governança corporativa, o que significa, de acordo com Steinberg e de acordo com o IBGC. 2)Como se modificaram as relações enter o mundo corporativo e as sociedades desde os anos 1980? E quais são os objetivos das corporações? 3)O que são “stakeholders” e como podem ser? Caracterize cada um deles e seus interesses 4)Caracterize as dimensões nas quais se dá, se aplicam, os objetivos das corporações 5)Quais são os múltiplos interesses que devem ter equilíbrio na governança corporativa? Por que?

Memória de Aula 3 Memória de Aula 1 Governança Corporativa Prof. Ms. Alfredo Senger 20 6)Analise o comentário referido (nesta aula) de Adolf Berle. 7)Caracterize e analise a síntese comparativa de “shareholders” e “stakeholders”, na governança corporativa 8)Escolha 1 ítem, assunto de um capítulo de livro das bibliografias indicadas e analise-o com suas palavras (indique a bibliografia que usou, detalhes, e citação se for o caso). Este exercício 8 pode ser feito durante a próxima semana e apresentado e discutido em classe na próxima aula.