Sistemas de Manufatura - Conceitos -
SISTEMAS DE MANUFATURA Sistema de Manufatura Processos de Negócio Processos de 1º e 2º Nível Sistema de Manufatura – Modelo Simplificado Principais Conjuntos de Atividades
Sistema de Manufatura Fluxo Geral de Informações
Fluxo Geral de Informações Sistema de Manufatura Fluxo Geral de Informações Mercado Atratividade Comparação Voz do Cliente Solicitações do Mercado Conceito Básico Atendimento à solicitação do Mercado Especificação Competitividade QFD Produto Cálculo de Dimensionamento Especificação do Produto Testes Confiabilidade Desenho do Produto D C Dimensões Tolerâncias - Dimensionais/Geométricas/ Rugosidade superficial Especificações - Tratamentos Térmicos/ Tratamentos Superficiais Materiais B Desenhos de Detalhes (peças) A
Peça A OP1 - TP1 OP2 - TP2 OP3 - TP3 OP4 - TP4 Processos de Fabricação OP1 Peça B OP1 Peça C OP1 Peça D OP1 Roteiro Ordenação de Operadores Ferramental Condições de Fabricação Processos de Fabricação D C B Peça A OP1 - TP1 OP2 - TP2 OP3 - TP3 OP4 - TP4 Medida de Trabalho Estabilização da Necessidade de Mão-de-Obra Parâmetro para Gerenciamento Tempos Padrões
PLANO DE INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA PROCESSOS DE MANUFATURA TEMPOS quantificação de recursos com quanto fazer PROCESSOS DE MANUFATURA Conhecimento da tecnologia demanufatura Como fazer PROJETO PRODUTO Conhecimento da tecnologia de produto O que fazer
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO D C Medida de Trabalho Estabilização da Necessidade de Mão-de-Obra Parâmetro para Gerenciamento Peça A OP1 - TP1 OP2 - TP2 OP3 - TP3 OP4 - TP4 B Tempos Padrões Programas de Produção Quantidades Datas Processos Instalações Áreas Previsão de Vendas Quantidades Novos Modelos Planejamento e Controle da Produção Custos Padrões Necessidade de Máquinas Materiais: Faturamento Lucro Fluxo de Caixas Necessidade de Investimentos POLÍTICA ECONÔMICA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ARCABOUÇO ORGANIZACIONAL Plano de Planejamento Estratégico e Política Econômica INFORMAÇÕES Plano Financeiro Novos Investimentos Novos Mercados Apuração de Despesas Plano de Gestão Quantidades Plano de Infra Estrutura Tecnológica Projeto do Produto Processos de Manufatura Tempos
SISTEMA DE MANUFATURA- SIMPLIFICAÇÃO Engenharia Sugestões para alterações de desenhos; estudos econômicos, soluções alternativas Alterações, simplificações, melhoria de desempenho Sugestões problemas Engenharia do Produto Engenharia de Fabricação Marketing Produção Desenhos, especificações Processos de fabricação, tempos, métodos, ferram. Arranjo físico Calibradores, especificações Normas, especificações Controle de Qualidade Produto Final Alterações de especificações alterações de desenhos Mercado Consumidor Pesquisa de Aceitação /Condições de competição
MANUFATURA A MANUFATURA DE BENS PODE SER DEFINIDA COMO UM SISTEMA QUE INTEGRA OS SEUS ESTÁGIOS, NECESSITANDO PARA ISSO DE DADOS DE ENTRADA DEFINIDOS, PARA SE OBTER OS RESULTADOS ESPERADOS.
SISTEMA DE MANUFATURA Recursos Físicos •• Parte visível do sistema de manufatura •• Veículo ou meio, para se transformar entradas (inputs) em saídas (outputs) Recursos de Informação •• parte não visível do sistema de manufatura •• capacidade de transmitir informações reflete o nível de organização •• trânsito sinérgico das informações Recursos Humanos •• Veículo pelo qual os recursos físicos transformam matéria prima em produtos
QUALIDADE DIMENSIONAL SISTEMA DE MANUFATURA ENTRADA FEED-BACK M E R C A D O X T N SAÍDA / RESULTADOS M E R C A D O X T N ENTRADA MATERIAL EM BRUTO ENTRADA ENTRADA QUALIDADE DIMENSIONAL E GEOMÉTRICA FERRAMENTAS ESTÁGIOS INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS QUANTIDADES QUANTIDADES FEED-BACK FEED-BACK PRAZOS PRAZOS FEED-BACK ENTRADA
SISTEMA DE MANUFATURA DEFINIÇÕES 1- Fase - Conjunto de dados de entrada, processos de negócio e dados de saída, que se une lógica- mente ao conjunto anterior e posterior, com os retornos de informação e dados (feed back) 2- Processos de - Conjunto de atividades, ordenadas Negócio lógicamente segundo regras de precedência Processo de 1º nível : conjunto de atividades integrando os dados de entrada (input e dados de saída (output) do Sistema de Manufatura. Processos de Nível : Cada atividade do nível sendo analisado Inferior transforma-se no processo de negócio do nível imediatamente abaixo, com as respectivas atividades.
SEQUÊNCIA ORDENADA DE FASES FASE i FASE i + 1 Processo de Negócio Processo de Negócio Entrada Dados de Entrada Dados de Saída Dados de Entrada Dados de Saída .... .... Feed Back
Organização Formal
Organização Formal e Processos de Negócios Processo de Negócio
Processo de Negócio / Seqüência de Atividades Unidade de Negócio A Unidade de Negócio C Unidade de Negócio B Atividade 1 Atividade 2 Atividade 3 Atividade n Atividade 3’ Unidade de Negócio B’
Processo de Negócio / Produzir e Entregar Atividades : Segundo nível 1 Logística 2 Compras 3 Produção 4 Montagem 5 Expedição Programar Produção Suprir Material Fazer Componentes Montar Produtos Entregar Produtos Atividades de Terceiro Nivel Logística Logística 1.1 1.2 1.3 1.4 Consolidar Previsões e Requisitos da Manufatura Rever Plano Mestre de Produção Rever Comprometimentos Propor Novo Plano Mestre de Produção 1.7 1.6 1.5 Liberar Programa de Produção Calcular Necessidade de Materiais Reprogramar Produção
Mantem produzir
1º Nível 2º N í v e l
PROCESSOS DE NEGÓCIO - 2º NÍVEL 1 - Entender o Mercado e o Cliente 1.1) Monitorar e avaliar os fatores macro-econômicos chaves do mercado 1.2) Monitorar e analisar aspectos do mercado relativos a volumes, tendências e reações a inovações 1.3) Monitorar e analisar os competidores com relação a movimentos e estratégias 1.4) Monitorar e analisar os clientes atuais e potenciais com relação a suas necessidades e expectativas
PROCESSOS DE NEGÓCIO - 2º NÍVEL 2 - Desenvolver Visão e Estratégia 2.1) Preparar informações e dados 2.2) Formular objetivos e definir estratégias 2.3) Estabelecer planos de ação e indicadores 2.4) Verificar compatibilidade e viabilidade dos planos 2.5) Emitir plano estratégico para aprovação 2.6) Desenvolver estratégias para diferentes níveis hierárquicos 2.7) Acompanhar os planos
PROCESSOS DE NEGÓCIO - 2º NÍVEL 3 - Vender e Comercializar o Produto 3.1) Identificar e perseguir oportunidades de negócio 3.2) Desenvolver plano de venda 3.3) Construir relacionamento com o cliente 3.4) Obter requisitos dos clientes 3.5) Coordenar a cotação interna 3.6) Apresentar e negociar a proposta 3.7) Formalização final da proposta 3.8) Suportar o desenvolvimento do projeto 3.9) Programar a venda 3.10) Monitorar continuamente a lucratividade do negócio
PROCESSOS DE NEGÓCIO - 2º NÍVEL 4 - Desenvolver Novos Produtos 4.1) Definir conceitos do produto e planos preliminares 4.2) Planejar e gerenciar o projeto 4.3) Projetar o produto 4.4) Validar o produto 4.5) Revisar o projeto 4.6) Liberar/alterar o produto 4.7) Projetar o processo de manufatura 4.8) Validar o processo 4.9) Revisar o processo 4.10) Liberar o processo para produção 4.11) Monitorar o lançamento
PROCESSOS DE NEGÓCIO - 2º NÍVEL 5 - Produzir e Entregar 5.1) Programar a produção 5.2) Obter insumos 5.3) Produzir 5.4) Entregar
PROCESSOS DE NEGÓCIO - 2º NÍVEL 6-Gerenciar Compras e Parcerias 6.1) Selecionar o fornecedor 6.2) Cotar 6.3) Desenvolver o fornecimento do item 6.4) Fornecer 6.5) Melhorar continuamente
PROCESSOS DE NEGÓCIO DE 2º NÍVEL 7-Atender e Avaliar Satisfação do Cliente 7.1) Entrevistar cliente para avaliar qualidade 7.2) Prover serviço de campo 7.3) Atender a linha do cliente 7.4) Analisar garantia 7.5) Auditar Produtos/Processos 7.6) Prover suporte técnico
PROCESSOS DE APOIO 8) Gerenciar Melhorias do Sistema de Gestão 9) Gerenciar Recursos Humanos 10) Definir Estratégias e Arquitetura de TI 11) Gerenciar Recursos Financeiros 12) Gerenciar Relações Externas 13) Gerenciar Programas Ambientais
PROCESSOS DE APOIO 8- Gerenciar Melhorias do Sistema de Gestão 8.1) Planejar 8.2) Implementar 8.3) Monitorar o desempenho do Sistema de Gestão da Qualidade 8.4) Conduzir auditorias do Sistema de Gestão da Qualidade 8.5) Melhorar SGQ
PROCESSOS DE APOIO 9- Gerenciar Recursos Humanos 9.1) Desenvolver Plano Estratégico de RH 9.2) Desenvolver e implementar programas de desenvolvimento, treinamento e educação 9.3) Promover bem-estar, satisfação e envolvimento dos funcionários 9.4) Gerenciar práticas de remuneração, recompensa e reconhecimento 9.5) Gerenciar comunicação interna 9.6) Recrutar funcionário 9.7) Gerenciar desempenho e carreira 9.8) Gerenciar registros de funcionários 9.9) Gerenciar relações trabalhistas
PROCESSOS DE APOIO 10- Definir Estratégia e Arquitetura de TI 10.1) Definir estratégia e arquitetura das informações 10.2) Implantar e desenvolver soluções de informática 10.3) Administrar soluções e infra-estrutura de informação
PROCESSOS DE APOIO 11- Gerenciar Recursos Financeiros 11.1) Fazer planejamento financeiro de curto prazo 11.2) Controlar caixa 11.3) Controlar crédito e Contas a Receber 11.4) Controlar Cta. Pagar 11.5) Fazer Escrituração e Classificação Contábil 11.6) Fazer Escrituração fiscal/controle de impostos 11.7) controlar o patrimônio da empresa 11.8) Consolidar e controlar o faturamento 11.9) Apurar custos de Importação 11.10) Planejar e analisar o orçamento 11.11) Apurar, analisar e contabilizar custos 11.12) Apoiar a alta direção na tomada de decisão de novos negócios e oportunidades 11.13) Controlar o consumo de verba de ativo fixo 11.14) Administrar o seguro patrimonial e de responsabilidade
PROCESSOS DE APOIO 12- Gerenciar Relações Externas 12.1) Suportar a empresa na análise da legislação Tributária 12.2) Fazer levantamento da legislação ambiental aplicável 12.3) Representar e defender a empresa perante Órgãos Federais, estaduais, municipais, ambientais e terceiros 12.4) Elaborar e analisar todos os contratos da empresa 12.5) Intermediar registro de marcas e patentes 12.6) Propor e/ou defender a empresa em processos judiciais 12.7) Suportar internamente a empresa e aspectos legais 12.8) Gerenciar relações com o Governo 12.9) Gerenciar Responsabilidade Social e Cidadania
PROCESSOS DE APOIO 13- Gerenciar Programas Ambientais Gestão da Qualidade 13.1) Planejar 13.2) Implementar 13.3) Monitorar o Desempenho Sistema de Gestão 13.4) Conduzir auditorias do Sistema de Gestão 13.5) Melhorar Sistema Gestão
PROCESSOS DE APOIO 13- Gerenciar Programas Ambientais Gestão Ambiental 13.6) Fazer análise ambiental 13.7) Identificar aspectos ambientais da organização e verificar significância no meio ambiente 13.8) Implementar o Sistema de Gestão Ambiental, com base na análise ambiental e nos impactos ambientais da Organização 13.9) Monitorar o Desempenho Ambiental do Sistema de Gestão Ambiental 13.10) Conduzir Auditorias do Sistema de Gestão Ambiental, reduzindo os impactos Ambientais da Organização 13.11) Melhorar Continuamente o envolvimento de toda Organização na prevenção da poluição, reduzindo o uso de recursos naturais
Sistema de Manufatura Modelo Simplificado Chão de Engenharia Fábrica Transformação de Forma e Característica Sistema de Manufatura Modelo Simplificado Fluxo de Materiais Gerenciamento e Controle da Informação Chão de Fábrica Engenharia Negócios Marketing Geração do Produto Geração dos Meios de Manufatura Suprimentos Comunicação com o Chão-de-Fábrica Suporte Planejamento Suporte à Qualidade Interrelações Externas Suporte à Operação Interrelações Internas Suporte à Facilidades
Interrelação Interna Relação Vínculo
Inter-relação Externa Relação Vínculo
INTER-RELAÇÕES ENTRE ATIVIDADES Classificação das atividades - Ligação com o chão de fábrica - inter-relação interna - Ligação com os outros - inter-relação externa blocos de atividades
CHÃO-DE-FÁBRICA (Shop floor) : Responsável por: - Manufatura de Produtos - Prazos - Quantidades
TRANFORMAÇÃO DE FORMA E CARACTERISTICAS SUB-ATIVIDADES TRANFORMAÇÃO DE FORMA E CARACTERISTICAS Tecnologia de : Máquinas Ferramenta Processamento de Fabricação Ferramentas Dispositivos Sensores Controle Carga e Descarga Principais Processos de Fabricação - Usinagem - Conformação a quente - Conformação a Frio - Tratamento Térmico - Montagem - Manual Carga e Descarga - Automática - Dispositivos Mecânicos Rígidos Dispositivos Programáveis
Transformação de forma e características Máquinas Ferramenta Processamento de Fabricação Ferramentas Dispositivos Sensores Controle Carga e Descarga
Transformação de forma e características Principais Processos de Fabricação - Usinagem - Conformação a quente - Conformação a Frio - Tratamento Térmico - Montagem
Transformação de forma e características Carga e Descarga Manual Automática – mecanismos rígidos – braços alavancas - mecanismos programáveis –robôs carros programáveis
Tecnologias: Transporte Armazenagem • • Transporte - Manual FLUXO DE MATERIAIS Tecnologias: Transporte Armazenagem • • Transporte - Manual - automático : Dispositivos de transferência mecânicos Dispositivos programáveis • • Estocagem - Armazéns controladores de estoque - Alimentação: Mecanismos rígidos e programáveis
GERENCIAMENTO E CONTROLE DA INFORMAÇÃO ATIVIDADES: • Planejamento • Programação • Supervisão • Monitoramento • Coordenação • Análise • Reportagem
ENGENHARIA Responsável por: - Criação e Desenvolvimento de Produtos - Desenvolvimento dos meios de Produção
SUB -ATIVIDADES : GERAÇÃO DO PRODUTO - projeto conceitual - projeto básico - projeto preliminar - projeto detalhado - teste funcional e comprovação de confiabilidade GERAÇÃO DOS MEIOS DE MANUFATURA - roteiro de manufatura - condições de manufatura - condições operacionais e tempos de manufatura COMUNICAÇÃO COM CHÃO FÁBRICA
INTERFACE DO SISTEMA DE MANUFATURA NEGÓCIOS INTERFACE DO SISTEMA DE MANUFATURA COM O MEIO EXTERIOR Mercado Consumidor Mercado Supridor
Conexão entre o sistema de manufatura e o mercado consumidor SUB-ATIVIDADES: MARKETING Conexão entre o sistema de manufatura e o mercado consumidor Responsável por: - pesquisa de mercado - definição das necessidades de mercado Provê informações sobre: - estabilidade dos produtos produzidos - tendência a diversidade - vida útil de produtos - alterações de quantidades no curto, médio e longo prazos
SUPRIMENTOS Conexão entre o sistema de manufatura o mercado supridor Provê informações sobre: - Variação de especificações, materiais e peças relacionadas a queda de vida dos produtos e sua diversificação Desenvolvimento de confiabilidade de suprimento (qualidade, quantidades e prazo) PLANEJAMENTO Conexão entre atividades externas (marketing e suprimentos) com o chão-de-fábrica
SUPORTE SUB-ATIVIDADES : SUPORTE A QUALIDADE •• Manutenção do controle e qualidade dos produtos •• Tecnologias - controle estatístico de processo - sensoreamento - medição “on-line” SUPORTE A OPERAÇÃO Manutenção de equipamentos: - preventiva - programada - preditiva SUPORTE A FACILIDADES -idem para instalações
AS QUATRO ATIVIDADES DEVEM RELACIONAR-SE SINERGICAMENTE ENTRE SI PARA VIABILIZAR A OPERAÇÃO DO SISTEMA DE MANUFATURA COMO UM TODO, AS INTER-RELAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS E SEUS RESPECTIVOS VÍNCULOS OPERACIONAIS