Equipe: Traumato e Reumato Elenir Santos; Marcia Barboza; Maria Marta.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LESÕES FISÁRIAS Andrey Wanderley.
Advertisements

MEMBRO SUPERIOR PROBLEMAS MAIS COMUNS.
Simpósio de Enfermagem
OSTEOMIELITE.
Feridas e úlceras : Cuidados de enfermagem
Osteomielite Aguda, Osteomielite Crônica e Pioartrite
O que é raquitismo? O raquitismo é o amolecimento dos ossos em crianças, que potencialmente ocasiona fraturas e deformidades. Raquitismo está entre as.
FRATURAS POR ESTRESSE (“stress”)
Prof.João Galdino Ulcera de Decúbito.
DOENÇAS DO SISTEMA CIRCULATÓRIO E DO SANGUE. Objetivos Identificar as principais doenças do sistema circulatório e do sangue e as medidas cabíveis para.
Prevenindo Doenças e Promovendo Saúde Câncer de Próstata Junho / 2005.
Fraturas do Pé Fraturas de calcaneo= são mais graves quando atingem as superficies articulares sub-astragalinas e as que produzem alterações no ângulo.
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DAS INFECÇÕES HOSPITALARES
Infecções do Trato Urinário
Profa. Leticia Lazarini de Abreu
Princípios Sobre Fraturas
Meningite.
Úlceras de Membros Inferiores na Anemia Falciforme
Lesões de Membros Inferiores
FRATURA PROXIMAL DO FÊMUR
Introdução às fraturas
GENGIVITE.
Periodontia Tratamento odontológico eficaz na remoção da placa bacteriana presente entre os dentes e a gengiva.
FRATURAS e LUXAÇÕES.
Estenose lombar degenerativa
DOENÇAS INFECCIOSAS DE CÃES
Osteomielite e Artrite séptica
Hugo Nathan Kássia João Raíssa Lucídio
Piodermites (Impetigo)
TRAUMATOLOGIA DOS MEMBROS INFERIORES NA CRIANÇA
Osteoartrose Disciplina Fisioterapia em Reumatologia
Marne Almeida 19/10/10 Hospital Regional da Asa Sul/SES/DF
TENOSSINOVITE D´QUERVAIN
Perda de Cálcio na Terceira Idade
SALMONELLA.
Osteomielite Diagnóstico e Encaminhamento.
Fraturas da Perna Karen Levy Korkes.
Quadril Bursite Trocanteriana Displasia de quadril Osteonecrose Sacroileíte Pubalgia Nayara T. C. Pereira.
Doenças de uma má alimentação
Staphylococcus.
Patologias da Orelha Externa e Média
Discoespondilite Docente: Dr William Coelho Discentes : Caio Brugnaro
ARTROPLASTIA TOTAL DE QUADRIL
DOENÇAS INFECCIOSAS TRANSMISSÍVEIS POR TRANSFUSÃO
Tétano Definição: Síndrome neurológica causada por uma neurotoxina elaborada no local da lesão. Clostridium tetani.
HIDROCINESIOTERAPIA: CONDIÇÕES MÚSCULO ESQUELÉTICAS E NEUROMUSCULARES
Carolina Oliveira Priscila Alves Sandra Carriel Taise Swidzikiewicz
cervicalgia e cervicobraquialgia Nayara Pereira
Componente Curricular: Primeiros Socorros
LESÕES TRAUMÁTICAS DO SISTEMA MUSCULO ESQULÉTICO
FRATURAS Definição – É uma solução de continuidade óssea (exposta – fechada). História Epidemiologia Classificação - Qto à localização - Qto ao traço de.
Centro de Educação Profissional Integrado Técnico em radiologia Curso: Técnico em Radiologia Título: Patologias II Tuma:92 Turno: Noite Módulo: V Nomes:
Massagem Reflexa Nayara T. C. Pereira.
Fisioterapia no Paciente
Dificuldade de aprendizagem
Grandes epidemias: um passado presente
Lesões mais frequentes no futebol
LEISHMANIOSE VISCERAL (Calazar)
Infecções Bacterianas da Pele
PSEUDARTROSE.
Rosa Helena Campos B723BD-1 Eduardo Alves Assenza B6026B-6
Curso Básico de Hematologia para Iniciantes.
DS... O quê??? Essa História em Quadrinhos foi criada para falar, de uma forma dinâmica e leve, sobre coisas importantes como amizade, sexualidade, relacionamento,
Leucemia.
Métodos de Avaliação Osteomioarticular Caso Clínico: Tornozelo
Fábio Mota Gonzalez Médico Radiologista - Multimagem e IHEF
PATOLOGIA CLINICA HUMANA
Transcrição da apresentação:

Equipe: Traumato e Reumato Elenir Santos; Marcia Barboza; Maria Marta. Salvador-Ba 19/11/2009

Osteomielite

Definição Grego-osteos=osso+myelós=medula)é em principio,inflamação óssea,usualmente causada por infecção bacteriana,fúngica ou viral,que pode permanecer localizada ou difundir-se.

Epidemiologia Epidemiologia: 1 episódio em 5000 crianças menores de 13 anos 2,5 meninos: 1 menina 40% casos: menores de 20 anos.

Fatores de risco Trauma local: fraturas, fraturas expostas, lesões pérfuro-cortantes Hematológicos: anemia falciforme, leucemia, Pele: diabetes, infecções cutâneas Rim:diálise renal Uso de drogas IV Imunodeprimidos Uso de sondas, cateteres, Próteses.

Fisiopatogenia A osteomielite piogênica quase sempre é causada por bactéria. Os microorganismos podem atingir o osso por disseminação hematogênica,extensão por continuidade e implantação direta. O staphylococcus aureus é responsavel por 80% á 90% dos casos.

Fisiopatogenia Os ossos mais freqüentemente acometidos são os ossos longos dos membros e na coluna vertebral,mais pode-se encontrar em qualquer parte do sistema ósseo. Fêmur e tíbia-50%dos casos.

Fisiopatogenia Como o tecido inflamado faz pressão contra a parede exterior rígida do osso, os vasos sanguíneos da medula podem comprimir-se,reduzindo ou interrompendo o fornecimento de sangue ao osso,causando necrose tecidual.

Fisiopatogenia A infecção pode avançar para fora do osso e formar acumulações de pus(abcessos) nos tecidos moles adjacentes.

Osteomielite,RM(corte coronal em T1),mostra intensa área de hipointensidade de sinal na medula da tíbia,se estendendo até o joelho.

Sintomas Em lactentes: intensa irritabilidade e dor ao toque; Pseudoparalisia; Febre(leve ou intensa); Obs:Córtex ósseo muito fino+periósteo pouco aderido ao osso:disseminação fácil e maior risco de destruição osséo-articular e incapacidades permanentes.

Sintomas Jovens e adultos: Mal estar,febre,calafrios,leucocitose e dor pulsátil intensa sobre a região afetada. A apresentação pode ser mais sutil,apenas com febre inesplicada ou dor localizada.

Diagnóstico Cintilografia óssea; Radiografia; Tomografia cumputadorizada; Ressonância magnética; Obs:nem sempre distinguem as infecções de outras perturbações do osso.

Diagnóstico Para diagnosticar uma infecção óssea e identificar a bactéria que a causa,devem colher-se amostras de sangue,de pus,de líquido articular ou do próprio osso.

Tratamento Para tratar a osteomielite hematogena aguda,deve ser aplicado uma quantidade suficiente de antibiótico ao local da infecção durante um período adequado para que o osso seja esterilizado e seja erradicada a infecção. Nas crianças com infecções ósseas recentes a partir da circulação sanguínea, os antibióticos são o tratamento mais eficazes.

Tratamento Em geral,não está indicada a cirurgia,no entanto,se as infecções se propagam ao osso a partir das úlceras do pé,causadas por má circulação ou diabetes ,implicam muitas vezes várias bactérias e simultaneamente são difíceis de curar com antibióticos.A cura pode exigir a extirpação do osso infectado.

Tratamento Muitas vezes é necessário que os obcessos sejam drenados cirurgicamente.

Obs.: Se uma infecção óssea não for tratada de maneira eficaz,pode produzir-se uma osteomielite crônica. É freqüente que a osteomielite crônica cause dor no osso,produzindo infecções nos tecidos moles que estão sobre o mesmo e uma supuração constante ou intermitente através da pele.

Osteomielite tuberculosa Coluna(mal de pott),joelho e quadril são as regiões mais comumente afetadas É mais destrutiva e refratária ao tratamento. Os sintomas são:dor ao movimento e a palpação,calafrios,febre baixa e perda ponderal.

Osteomielite tuberculosa Ocorre mais em jovens adultos e idosos. Os microorganismos causadores geralmente são transmitidos pelo sangue e origina-se de um foco de doença viceral ativa.

Mal de pott

Mal de pott-L4;L5

Fisioterapia Podemos ter complicações após o decorrer da infecção como redução da taxa de crescimento ósseo da fratura, fraturas patológicas, angulação do osso afetado, contraturas musculares dolorosas, epitelioma, amiloidose...

Fisioterapia E importante o tratamento da fisioterapia como diferencial, focando a relação terapeuta paciente, ajudando a consolidação, prevenindo futuras patologias osteomioarticular e uma melhora das atividades da vida diária.

Papel da fisioterapia Prevenção das complicações da doença. Tratar os fatores limitantes da funcionalidade. Tratar as seqüelas que possam vir a ocorrer.

Referencias bibliográficas Ortopedia de Turek,pag:126;127. Robbins,”patologia estrutural e função”,6ª edição

Obrigada!