MOTIVAÇÃO Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos ESFORÇOS de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker,

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Transcrição da apresentação:

MOTIVAÇÃO Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos ESFORÇOS de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker, 1954) Intensidade Esforço despendido Direção Qualidade do esforço Persistência Tempo do esforço

MOTIVAÇÃO Esforço - é uma medida de intensidade. Portanto, quando alguém está motivado se esforça mais. Pergunta: Níveis altos de esforço levam a resultados favoráveis de desempenho no trabalho?

PROCESSO BÁSICO DE MOTIVAÇÃO Necessidade não satisfeita Tensão Vontade Comportamento de busca Necessidade satisfeita Redução da Tensão

Desempenho individual Recompensa organizacional TEORIA DA EXPECTATIVA Expectância x Instrumentalidade x Valência = Motivação Esforço individual Desempenho individual Recompensa organizacional Metas pessoais (Robbins, 2002) Motivação = V x I x E Motivação = Combinação de Desejo+Esforço Desejo ocorre quando: V e I => Altas Esforço ocorre quando: V, I e E => Altas

DIMENSÕES DO DESEMPENHO Capacidade (Aptidão) Desempenho Oportunidade e Recursos Motivação Desempenho = f (C x M x O)

VALÊNCIA Conceito: é a satisfação que um pessoa prevê receber de um determinado resultado; As teorias de necessidades fornecem importantes descobertas sobre como as valências se desenvolvem e podem se alterar com o passar do tempo. Teoria da hierarquia das necessidades de Maslow Teoria X e teoria Y Teoria dos dois fatores Teoria ERG Teoria das necessidades de McClelland

TEORIA DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE ABRAHAM MASLOW Fisiológicas Segurança Sociais Estima Auto- realização

TEORIA X e TEORIA Y (McGregor) Premissa de que os funcionários não gostam de trabalhar (evitam o trabalho), são preguiçosos, evitam responsabilidade, precisam ser coagidos e controlados para mostrar desempenho e colocam a segurança acima de todos os fatores associados ao trabalho. Teoria Y: Premissa de que os funcionários gostam de trabalhar, são criativos (têm a capacidade de tomar decisões inovadoras), buscam responsabilidades e podem demonstrar auto-orientação.

TEORIA DE DOIS FATORES (Herzberg) Fatores higiênicos Afetam a insatisfação com o trabalho Fatores motivacionais Afetam a satisfação com o trabalho Qualidade da supervisão Remuneração Políticas da organização Condições físicas do trabalho Relacionamento com os colegas Segurança no emprego Oportunidade de promoção Oportunidade de crescimento pessoal Reconhecimento Responsabilidade Realização Alta Insatisfação com o trabalho I Satisfação com o trabalho Alta

TEORIA ERG (Clayton Alderfer) Crescimento Desejo intrínseco de desenvolvimento pessoal (Auto-Realização e Estima intrínsecas) Relacionamento Desejo de se manter importante; Relacionamentos interpessoais (Sociais e Estima extrínsecas) Existência Requisitos materiais básicos (Fisiológicas e Segurança)

TEORIA DAS NECESSIDADES (McClelland) Realização: Busca pela excelência, por se realizar em relação a determinados padrões e de lutar pelo sucesso. Poder: Necessidade de fazer as pessoas se comportarem de uma maneira que não fariam naturalmente. Associação: Desejo de relacionamentos interpessoais próximos e amigáveis.

INSTRUMENTALIDADE: TEORIAS DE APRENDIZAGEM O que as pessoas acreditam que levará à obtenção daquilo que desejam? Comportamentos X Recompensas Aprendizagem Operante Aprendizagem Social Teoria da Equidade

APRENDIZAGEM OPERANTE O indivíduo se engaja em um comportamento específico porque esse comportamento foi reforçado por um resultado específico. Tipos de Reforço 1- Reforço Positivo : acréscimo de algo que as pessoas desejam 2- Extinção: tendência de um dado comportamento se estinguir por não mais estar associado a um reforço positivo 3- Reforço Negativo: remoção de algo que as pessoas detestam 4 – Punição: determinado comportamento diminui porque é acompanhado por algo que as pessoas detestam

APRENDIZAGEM SOCIAL (Albert Bandura) Acontece quando a pessoa aprende comportamentos observando os outros e modelando os comportamentos que percebem ser eficazes. Auto-reforço (reforço ou punição dos próprios comportamentos) Recompensas tangíveis encontram-se disponíveis para o uso imediato; As pessoas negam a si mesmas o livre acesso a essas recompensas; Apenas se permitem obter as recompesas depois de alcançar metas difíceis auto-impostas.

EXPECTATIVA: TEORIA DA AUTO-EFICÁCIA Conceito: A percepção que as pessoas fazem sobre sua capacidade de agir no trato com situações esperadas. Quatro origens das crenças de Auto-Eficácia: Realizações passadas; Observações dos outros; Persuasão verbal; Verificação lógica.

PRECISÃO DAS PERCEPÇÕES DO PAPEL Teoria da Fixação de Metas: Específicas Difíceis Feedback Ciclo de melhoria contínua Alto comprometimento com a meta

MODELO DE MOTIVAÇÃO E DESEMPENHO Primeiro passo Segundo passo Terceiro passo Quarto passo EXPECTATIVA APTIDÃO VALÊNCIA Desejo de desempenhar Esforço INSTRUMENTALIDADE Desempenho PRECISÃO DAS PERCEPÇÕES DO PAPEL