PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS – AULA 3

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Transcrição da apresentação:

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS – AULA 3 Prof. Dr. Fernando Rocha Fidalgo e Profa. Ms. Jacqueline Figueiredo

A CONSTRUÇÃO DOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS  PRINCIPAIS TIPOS DE PESQUISAS Pesquisa teórica: Tem por objetivo ampliar generalizações, definir leis mais amplas, estruturar sistemas e modelos teóricos, relacionar e agrupar hipótese numa visão mais unitária do universo e gerar novas hipóteses por força de dedução lógica. Exige síntese e reflexão. Pesquisa aplicada: Requer determinadas teorias ou leis mais amplas como ponto de partida, e tem por objetivo pesquisar, comprovar ou rejeitar hipóteses sugeridas pelos modelos teóricos e fazer a sua aplicação às diferentes necessidades humanas.

-        Pesquisa de campo: Muito empregada em sociologia, economia, política, psicologia, relações públicas, publicidade e propaganda, marketing e turismo, administração etc. Consiste na observação dos fatos tal como ocorrem espontaneamente, na coleta de dados e no registro de variáveis presumivelmente para posteriores análises. Ex: lançamento de filmes publicitários no Brasil e Programas Turísticos. Este tipo de pesquisa não permite o isolamento e o controle das variáveis supostamente relevantes, mas possibilita o estabelecimento de relações constantes entre determinadas condições (variáveis independentes) e determinados eventos (variáveis dependentes), observados e comprovados.

JUSTIFICAÇÃO DO PARADIGMA ADOTADO Adequação e pressupostos Pertinência do formato utilizado: estudo de caso, etnografia, pesquisa bibliográfica, histórias de vida, ou outros. Experiência do proponente do projeto em relação aos procedimentos escolhidos.

PERÍODO EXPLORATÓRIO Envolve período de negociação em relação ao campo e as condições de execução da pesquisa. Aprovação do Conselho de Ética

CONTEXTO E PARTICIPANTES   A escolha do campo é sempre intencional; O tempo da pesquisa no campo dependerá das necessidades do objeto de estudo e das condições de acesso ao campo e aos sujeitos; No projeto, se possível, indicar quais e quantos serão os sujeitos da pesquisa e quais serão os campos; No caso de pesquisa teórica, apresentar qual será a literatura selecionada para a análise em relação aos referenciais de análise, aos períodos históricos, aos tipos de produção que serão contemplados;

Para a seleção dos sujeitos, considerar: Identificação dos participantes iniciais; Emergência ordenada da amostra; Focalização contínua da amostra; Encerramento da coleta.

PROCEDIMENTOS E INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS   As pesquisas qualitativas são caracteristicamente multimetodológicas, no entanto, os procedimentos e instrumentos de coletas de dados mais usados são Observação (participante ou não) Entrevistas em profundidade (estruturada ou semi-estruturada) Análise de documentos

OBSERVAÇÃO   Problemas comumente apontados: Limite temporal-espacial: a observação deve ser sempre complementada por outras técnicas; Tempo longo de coleta de dados: característica inerente às pesquisas qualitativas; Interferência do observador na situação observada: as relações sociais são importantes para o resultado da pesquisa;

OBSERVAÇÃO Vantagens Independe do nível de conhecimento ou da capacidade verbal dos sujeitos; Permite checar, na prática, a sinceridade de certas respostas que, às vezes são dadas para causar boa impressão; Permite identificar comportamentos não intencionais ou inconscientes e explorar picos que os informantes não se sentem à vontade para discutir, Permite o registro do comportamento em seu contexto temporal-espacial.

Estruturados (sinal, escala de valor, etc...) Tipo observação   Estruturados (sinal, escala de valor, etc...) Não-estruturados (Roteiro com os problemas da pesquisa) Participante: pesquisador torna-se parte da situação investigada. Não-participante: pesquisador apenas assiste ao fenômeno estudado.

ser capaz de estabelecer uma relação de confiança com os sujeitos; Qualidade do observador-participante:   ser capaz de estabelecer uma relação de confiança com os sujeitos; ter sensibilidade para pessoas; ser bom ouvinte; formular boas perguntas; ter familiaridade com as questões investigadas; ter flexibilidade para se adaptar a situações inesperadas; não ter pressa de identificar padrões ou atribuir significados aos fenômenos observados.

O nível de participação do observador no contexto estudado; Elementos importantes para o projeto:   O nível de participação do observador no contexto estudado; O grau de conhecimento dos participantes sobre os objetivos do estudo proposto; O contexto da observação; A duração provável; A forma de registro dos dados.

ENTREVISTAS   Pode ser o principal instrumento de coleta de dados ou auxiliar da observação; Em pesquisas qualitativas elas são preferencialmente semi-estruturadas; História oral: reconstituição de um período ou evento histórico a partir da visão dos sujeitos envolvidos; História de vida: foco na trajetória de vida dos sujeitos como forma de relacioná-la a situações presentes.

Indicar o número aproximado de entrevistas e o tipo de respondentes. O que deve constar do projeto:   O tipo de detalhamento depende do tipo de entrevista a ser feita, coerente com o objetivo e o paradigma adotado; Indicar o tipo (livre, semi-estruturada, mista) e o objetivo geral da entrevista; Indicar que fontes serão usadas para gerar os itens (pesquisas anteriores, teorias, conversas informais...); Indicar o número aproximado de entrevistas e o tipo de respondentes.

ANÁLISE DE DOCUMENTOS CONSISTE NA ANÁLISE CUIDADOSA E CRITERIOSA DE DOCUMENTOS; A QUANTIDADE E A DIVERSIDADE DE DOCUMENTOS SÃO FATORES IMPORTANTES; CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA PROCEDÊNCIA ACESSO À DOCUMENTAÇÃO