A Interface a Proteção Social Especial e os Programas Socioeducativos SEDS – 25 de fevereiro de 2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário Nacional Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Novas Estratégias de Enfretamento Brasília, 20 e 21 de maio de 2010.
Advertisements

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
1.
CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTENCIA SOCIAL – SUAS:
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
CREAS – CENTRO POP. – METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMILIAS
Subsecretaria de Assistência Social e Descentralização da Gestão
I CONFERÊNCIA NACIONAL DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
O campo da Psicologia no CRAS
Ação das entidades que promovem integração ao mercado de trabalho
Profª Maria Cecilia Ziliotto
FEBRAEDA ENCONTRO NACIONAL PALESTRA
Atividades (Como?) Atividades que promovam o desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; mobilização para a cidadania; Estimulem e potencialize.
SEMAS Secretaria Municipal de Assistência Social.
Prof. Adjunto I Curso de Serviço Social
Protocolo de Gestão Integrada
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
Modelo anterior de atendimento. Modelo atual de atendimento Escola.
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
CARTA DE INTENÇÕES São José dos Campos
CARTA DE INTENÇÕES ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As intervenções.
As modalidades de proteção social previstas no SUAS e os serviços socioassistenciais correspondentes Sandra Mancino Curitiba, 04/04/ ui9jiouiioiouiio.
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Proteção Social Básica
Estatuto da Criança e do Adolescente
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
Modelo anterior de atendimento
IMPLANTAÇÃO e execução das medidas socioeducativas EM MEIO ABERTO
Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Assistencialismo Filantropia Caridade Assistência Social Política de Estado - SUAS Benefícios, serviços, programas e projetos SOCIAL X SOCIEDADE ESTADO.
Em 2008, A Frente Paulista de municípios solicita a SEADS a retomada das discussões junto a Fundação Casa para análise das competências e atribuições frente.
Projeto “Jovem Legal”.
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
A Politica de Assistência Social
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
SEMINÁRIO PRÓ – CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
Medidas Socioeducativas
“REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE FALTAS DE ALUNOS À ESCOLA ” Diretoria de Ensino da Região de São Bernardo.
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA - Campinas / SP Seminário Pró-Convivência Familiar e Comunitária Políticas Sociais: as.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
Centro de Referência de Assistência Social
REUNIÕES REGIONAIS.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
O ato infracional e a violação dos direitos da criança e do adolescente Luciano Alves Rossato Procurador do Estado de São Paulo. Ex-PAJ. Mestre em Direitos.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
As redes socioassistenciais e as relações público-privadas Aula #4
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
Planejamento e Execução do Acompanhamento Familiar
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
2/6/20161 CAPACITAÇÃO DE CONSELHO TUTELAR. 2/6/20162 CAPACITAÇÃO DE CONSELHO TUTELAR O conselho tutelar na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes;
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
PLANO MUNICIPAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO. O PLANO deve prever ações articuladas nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, capacitação.
DIÁLOGO COM OS CONSELHOS TUTELARES: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO Material disponibilizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 8º Encontro Aspectos Práticos para a Elaboração do Plano de Ação de 2012 nos parâmetros indicados pelo Conselho Nacional.
Política Nacional de Assistência Social Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social/GPSE/SAS.
Transcrição da apresentação:

A Interface a Proteção Social Especial e os Programas Socioeducativos SEDS – 25 de fevereiro de 2014.

Princípios fundamentais do SUAS: Política pública de direitos, com legislação específica, que se organiza como sistema descentralizado e participativo, com equipamentos, serviços, programas e benefícios dispostos em níveis de proteção. Relações entre SUAS e SINASE :

SINASE - Resolução nº 119/ 2006 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) - Lei nº de janeiro de 2012: Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socieducativo e regulamenta a execução das medidas destinadas a adolescente a quem foram atribuídas autorias de atos infracionais.

Pontos de Convergência Aspectos Conceituais: - Princípio federalista (descentralização da execução); - Princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos; - Atenção à Constituição Federal de 1988 como marco na instituição do papel do Estado na garantia de direitos.

Especificidades: - SUAS: “Estratégia de gestão sistêmica da política pública de assistência social” (Gomes, 2013). - SINASE: Sistema transversal, articulador de políticas públicas, Poder Judiciário e Sociedade Civil (Sistema de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes – SGD).

Medidas em Meio Aberto: Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (2009): SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL A ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA (LA) E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE (PSC).

Descrição: Atenção e acompanhamento para responsabilização frente ao ato infracional e para assegurar direitos; elaboração do PIA ; inserção em atividades e serviços que favoreçam o desenvolvimento pessoal e social. Usuários e Forma de Acesso: Adolescentes e suas famílias encaminhados pela Vara da Infância e Juventude.

- Objetivos; - Provisões: Ambiente físico, recursos humanos, materiais; - Trabalho social essencial ao serviço: Acolhida; escuta; estudo social; diagnóstico socioeconômico; articulação interinstitucional com os demais órgãos do sistema de garantia de direitos; proteção social proativa; orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais; acesso a documentação pessoal; informação, comunicação e defesa de direitos estímulo ao convívio familiar, grupal e social, entre outros.

Aquisições dos Usuários e Impactos Sociais Esperados: - Desenvolvimento da autonomia do adolescente e da família; - Fortalecimento de vínculos familiares e comunitários; - Redução da reincidência; - Redução do Ciclo da Violência. - Espaço do serviço: CREAS ou órgão gestor.

MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO – ENTRE O SANCIONATÓRIO E O PEDAGÓGICO

O adolescente e o contexto em que está inserido

Criminalização da pobreza Invisibilidade X Visibilidade Social

Discurso da Redução da Idade Penal

OBRIGADA! Juliana Müller Sabbag Pedagoga - CPSE Tel.: (41)