ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Capacidade Qualidade.
ARH como processo, Políticas e Objetivos
Cargos & Salários Profª.: Maria Regina
Praticando a Avaliação de desempenho
Sistema de Informação Gerencial
(CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS)
Qualidade Total.
Administração Estratégica
O mais importante é a remuneração
Empresa Privada – Grandes empresas
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Estruturação de cargos e salários
Daniel Bellissimo Versão 1.0 Julho de 2012
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
POLÍTICA SALARIAL.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
ESPECIALMENTE CRIADO PARA OS
AS MÚLTIPLAS FACETAS DO SALÁRIO
CARGOS E SALÁRIOS Cargos e Salários é uma ferramenta estratégica para garantir uma administração de Cargos e Salários segura e consistente.
O sistema de administração de recursos humanos
Desenvolvimento de Pessoas
Padronização do Atendimento ao Cliente
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
RH ligado à... PRESIDÊNCIA Dir. RH Dir. Industrial Dir. Comercial Dir.
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Função da Administração:
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
MANUAIS PROFESSORA BETH.
Sistema de Administração de Carreiras
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Diferentes enfoques A influência da missão e estratégia na forma de trabalho As pessoas perante as.
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
Gestão de Remuneração Profª Bárbara Freixo.
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Processo de Decisão de Tomadas
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Seu Agente de Mudança..
GESTAO DE PESSOAS 2011/1.
SEMINÁRIO DE PRÁTICAS DE RH II
Administração De Salários.
Estruturas Organizacionais
Capítulo 1 A administração hoje.
Cargos e Salários Material para avaliação
PROCESSO SELETIVO.
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 02_2012
EBEP – 2011 Introdução - GSI “SGI” Gestão de Sistemas Integrados
Universidade Estadual do Piauí O NOVO PARADIGMA DA GESTÃO DE PESSOAS
Notas de aula Prof. Vicente Prado
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
RECURSOS HUMANOS Qual o trabalho do RH ? OBJETIVOS  Objetivos nas Organizações Estar em dia com a legislação vigente no país Estabelecer políticas.
GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS E RELAÇÕES TRABALHISTAS
Créditos: Profª Sônia Portes.  O que significa?
BOA NOITE.
Profa. Ana Lúcia Magri Lopes
POLÍTICA SALARIAL GESTÃO DE DESEMPEMHO, REMUNERAÇÃO E CARREIRA
4.4 Implementação e Operação
OFICINA SOBRE A ISO – DIRETRIZES PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL 17 e 18 de maio – 2012 Brasília.
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO
Avaliação de Cargos Consiste na determinação de um valor relativo a cada cargo, com o propósito de se constituir uma escala hierárquica para os mesmos.
RECURSOS HUMANOS PEDRO CARLOS DE CARVALHO.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Pergunta: A atividade de Gestão de Pessoas é uma atividade de linha ou de staff ????? Resposta: Dos dois. De linha – todos os gerentes (chefes, diretores,
Transcrição da apresentação:

ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

PRINCIPAIS ATIVIDADES IDENTIFICAÇÃO, LEVANTAMENTO, DESCRIÇÃO, ANÁLISE E TITULAÇÃO DOS CARGOS. HIERARQUIZAÇÃO DOS CARGOS EM CLASSES OU NÍVEIS, MEDIANTE ALGUM PROCESSO DE AVALIAÇÃO. LEVANTAMENTO DOS SALÁRIOS, BENEFÍCIOS E POLÍTICAS DE REMUNERAÇÃO PRATICADAS PELO MERCADO: ANÁLISE E COMPARAÇÃO COM A SITUAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO. ESTABELECIMENTO E ATUALIZAÇÃO DAS FAIXAS SALARIAIS E OUTROS PARÂMETROS DE REMUNERAÇÃO. DESENVOLVIMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO E CONTROLE DA POLÍTICA SALARIAL DA ORGANIZAÇÃO.

PRINCIPAIS ATIVIDADES – cont. PREPARAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE SALARIAL, SUA IMPLEMENTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO. PARTICIPAÇÃO NAS NEGOCIAÇÕES COM SINDICATOS, DE FORMA DIRETA E DE ACORDOS COLETIVOS. ANÁLISE E PARECER PARA SOLICITAÇÕES DE AUMENTOS SALARIAIS E PROMOÇÕES. PARTICIPAÇÃO EM ESTUDOS DE PROBLEMAS DE CONTRATAÇÃO E EVASÃO DE MÃO-DE-OBRA. CONTROLE DE CUSTO DE PESSOAL E ESTATÍSTICA DE MOVIMENTAÇÕES SALARIAIS.

OBJETIVOS E PADRÕES PERMANENTES DESENVOLVER UMA POLITICA SALARIAL CONSOANTE COM A POLÍTCA DE RH DA ORGANIZAÇÃO, MANTÊ-LA ATUALIZADA E CUIDAR PARA QUE SEJA SISTEMATICAMENTE PRATICADA. ASSESSORAR EFICAZMENTE AS CHEFIAS EM GERAL, BUSCANDO JUNTO COM ELAS, EM PARCERIA, AS SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS COM O PESSOAL. ANALISAR E IDENTIFICAR A REAL NATUREZA DOS PROBLEMAS COM PESSOAL PARA NÃO USAR INDEVIDAMENTE A SOLUÇÃO SALARIAL. DESENVOLVER OU BUSCAR FORA METODOLOGIAS QUE GARANTAM A JUSTIÇA INTERNA NA VALORIZAÇÃO DOS CARGOS E IMPLEMENTÁ-LA, DE FORMA QUE AS CHEFIAS AS ENTENDAM E AS ASSUMAM.

OBJETIVOS E PADRÕES PERMANENTES – cont. BUSCAR INFORMAÇÕES CONFIÁVEIS SOBRE O MERCADO, ANALISÁ-LAS E INTERPRETÁ-LAS DE FORMA TECNICAMENTE CORRETA. FAZER COM QUE AS CHEFIAS CONHEÇAM, COMPREENDAM, ASSUMAM E PRATIQUEM O SISTEMA DE REMUNERAÇÃO E A POLÍTICA SALARIAL. CONHECER AS TÉCNICAS E MANTER-SE ATUALIZADO EM RELAÇÃO ÀS METODOLOGIAS MAIS APROPRIADAS À ORGANIZAÇÃO. MANTER VIVO, ATUAL E EM PERFEITO FUNCIONAMENTO O SISTEMA DE REMUNERAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO. BUSCAR A PRONTA E CORRETA INTERPRETAÇÃO DAS LEIS, POLÍTICAS E NORMAS SALARIAIS OFICIAIS E CONVENÇÕES COLETIVAS.

A IMPORTÂNCIA E BREVE HISTÓRICO DA ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS A ACS, TAL COMO A CONHECEMOS HOJE, TEVE SEUS PRIMEIROS PASSOS NOS ANOS 40, ATRAVÉS DE ALGUMAS EMPRESAS ESTATAIS E ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS. DURANTE OS ANOS 60, A ATIVIDADE SE FIRMOU E COMEÇOU A SER CONHECIDA EM UM CÍRCULO MAIS AMPLO EM FUNÇÃO DA CHEGADA DE MUITAS EMPRESAS MULTINACIONAIS, PRINCIPALMENTE AS LIGADAS AO RAMO AUTOMOBILÍSTICO. A PARTIR DOS ANOS 70, ALGUMAS MUDANÇAS COMEÇARAM A ACONTECER COM A INTRODUÇÃO DE NOVAS TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO DE CARGOS E SISTEMAS VOLTADOS ESPECIFICAMENTE PARA EXECUTIVOS E ESPECIALISTAS, TAIS COMO HAY, HOYLER, CURVA DE MATURIDADE E OUTROS.

A IMPORTÂNCIA E BREVE HISTÓRICO DA ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS ULTIMAMENTE A ÁREA VEM EXPERIMENTANDO UMA GRANDE DISSEMINAÇÃO JUNTO ÀS ORGANIZAÇÕES E A CONVIVÊNCIA COM NEGOCIAÇÕES E ACORDOS SINDICAIS. A ATENDÊNCIA É A CRESCENTE INFLUÊNCIA DOS SINDICATOS NAS POLÍTICAS E SISTEMAS DE REMUNERAÇÃO ATRAVÉS DAS NEGOCIAÇÕES. CADA VEZ MENOS A EMPRESA TERÁ ESPAÇO PARA ESTABELECER UNILATERALMENTE SUAS REGRAS. A IMPORTÂNCIA DA ACS PARA A ORGANIZAÇÃO É EVIDENTE NA MESMA MEDIDA QUE É EVIDENTE A IMPORTÂNCIA DA QUESTÃO SALARIAL, NÃO SÓ SOB A ÓTICA DO CUSTO, MAS PRINCIPALMENTE, DO PONTO DE VISTA DA SUA INFLUÊNCIA NA MOTIVAÇÃO E NA PRODUTIVIDADE DO PESSOAL.

A IMPORTÂNCIA E BREVE HISTÓRICO DA ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS A QUESTÃO SALARIAL É FUNDAMENTAL POR SER A BASE PARA TODA A POLÍTICA E ESTRATÉGIA DE RECURSOS HUMANOS. NADA VINGARÁ SE ELA NÃO ESTIVER BEM RESOLVIDA. O PROFISSIONAL EFICAZ DE ACS TEM UMA CARACTERÍSTICA QUE O TORNA POUCO COMUM NO MERCADO: TEM QUE SER ECLÉTICO. DEVE TER ÓTIMO RACIOCÍNIO ABSTRATO E NUMÉRICO, TER GRANDE FACILIDADE VERBAL E ESCRITA, ENTENDER A NATUREZA HUMANA E A ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL. É EVIDENTE QUE TODO ESSE VALOR SE TORNA RECONHECIDO SOMENTE MEDIANTE A SUA CONTRAPARTIDA EM TERMOS DE RESULTADOS PARA A FUNÇÃO DE RH E PARA A ORGANIZAÇÃO.

SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS - SACS PARA COMPREENDERMOS BEM A MISSÃO QUE TEMOS PELA FRENTE, QUANDO FALAMOS EM “ADMINISTRAR SALÁRIOS” DEVEMOS, ANTES DE MAIS NADA, REFLETIR SOBRE O SIGNIFICADO DE ADMINISTRAR. SABEMOS QUE, NO SENTIDO GERAL “ADMINISTRAR” SIGNIFICA “GOVERNAR”, “GERIR” ETC. PARTICULARIZANDO, PODEMOS DIZER QUE “ADMINISTRAR” OU GERIR UM RECURSO É FAZER COM QUE ESSE RECURSO SEJA EFICAZ, CUMPRA A SUA FINALIDADE, SEJA DISPENDIDO NA DOSE CERTA, NO MOMENTO CERTO, DE FORMA A PROPICIAR RESULTADO ALMEJADO.

SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS - SACS COMO O SALÁRIO É UM CUSTO PARA QUEM PAGA, “ADMINISTRAR SALÁRIO” SIGNIFICA DOSÁ-LO NA MEDIDA CERTA PARA QUE ATINJA SEUS OBJETIVOS. E QUAIS OBJETIVOS SÃO ESSES? COMO SALÁRIO É UM RECURSO QUE UNE DUAS PARTES, ELE DEVE ATENDER A ESSAS DUAS PARTES. PARA A ORGANIZAÇÃO, ELE DEVE SER SUFICIENTE PARA ATRAIR E MANTER AS PESSOAS QUE NECESSITA, DENTRO DE SUAS POSSIBILIDADES ECONÔMICAS. PARA AS PESSOAS, ELE DEVE SER COMPATÍVEL COM SUAS RESPONSABILIDADES E COM SUA PERFORMANCE, E SUFICIENTE PARA QUE ELAS NÃO SE SINTAM COMPELIDAS A TROCAR DE ORGANIZAÇÃO POR OUTRA.

SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS - SACS EM SUMA, O SALÁRIO DEVE SER: JUSTO INTERNAMENTE. COMPETITIVO EXTERNAMENTE. COMPATÍVEL COM AS CONDIÇÕES ECONÔMICAS DA ORGANIZAÇÃO.

SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS - SACS PARA ADMINISTRAR DE FORMA EFICAZ OS CARGOS E SALÁRIOS, GARANTINDO A EQUIDADE INTERNA E A COERÊNCIA EXTERNA DENTRO DE SUAS POSSIBILIDADES ECONÔMICAS, A EMPRESA NECESSISTA CONTAR COM UM CONJUNTO DE INSTRUMENTOS, POLÍTICAS E PROCEDIMENTOS QUE CHAMAMOS DE SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS. O SISTEMA É COMPOSTO, BASICAMENTE, DOS SEGUINTES ELEMENTOS: INFORMAÇÃO SOBRE OS CARGOS. CARGOS HIERARQUIZADOS. INFORMAÇÕES SOBRE O MERCADO. POLÍTICA SALARIAL INTERNA. ESTRUTURA SALARIAL.

SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS - SACS ALÉM DA ADEQUADA ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS, O SISTEMA AINDA TRAZ OUTROS BENEFÍCIOS IMPORTANTES: INFORMAÇÕES SOBRE OS CARGOS PARA SELEÇÃO, TREINAMENTO, SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO E ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL. TRATAMENTO UNIFORME E EQUITÁTIVOS. VIABILIDADE PARA IMPLANTAÇÃO DE PLANO DE CARREIRA E SUCESSÃO. MAIOR FACILIDADE PARA AS CHEFIAS.

SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS - SACS ESPECIFICAMOS AQUI, UM POUCO DE CADA UM DOS ELEMENTOS DO SISTEMA: INFORMAÇÕES SOBRE OS CARGOS: SOB A FORMA DE DESCRIÇÃO DE CARGO OU OUTRA, PARA PERMITIR A HIERARQUIZAÇÃO DOS CARGOS, ENQUADRAR OS EMPREGADOS, ATRIBUIR SALÁRIO E OUTROS FINS. CARGOS HIERARQUIZADOS: OS CARGOS ORDENADOS EM CLASSES OU NÍVEIS, MEDIANTE AVALIAÇÃO OU OUTRA FORMA PARA POSSIBILITAR A FIXAÇÃO DE SEU VALOR SALARIAL, BENEFÍCIOS E OUTROS. INFORMAÇÕES DE MERCADO: COLETA, SISTEMÁTICA OU NÃO, DE INFORMAÇÕES SOBRE OS SALÁRIOS E BENEFÍCIOS PRATICADOS PELO MERCADO PARA PODER SE SITUAR E DEFINIR SALÁRIOS.

SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS - SACS 4. POLÍTICA SALARIAL INTERNA: DIRETRIZES, NORMAS E CRITÉRIOS FORMAIS SOBRE A ATRIBUIÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS AOS EMPREGADOS. 5. ESTRUTURA SALARIAL: CONJUNTO DE VALORES SALARIAIS CORRESPONDENTES À ESTRUTURA DE CARGOS, VÁLIDOS PARA CONTRATAÇÃO, PROMOÇÃO E PROGRESSÕES.