Ciclo de Aperfeiçoamento da Prática Profissional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Advertisements

BENCHMARKING.
Como conseguir o manejo para uma boa governança?.
- REGULAMENTADO PELA RESOLUÇÃO N. 9 DE 24 DE MAIO DE DE ACORDO COM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO -DEVERÁ INCLUIR NECESSARIAMENTE.
PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
Padrões de competência em TIC para professores
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
A GESTÃO DA CLÍNICA EUGÊNIO VILAÇA MENDES.
ACONSELHAMENTO.
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS.
SÉCULO XX.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA MÉDICOS DE FAMÍLIA - PEP
A UNIVERSIDADE CORPORATIVA AMPLIADA
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Agentes de Desenvolvimento Cooperativo
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES NO CONTROLE DA TUBERCULOSE - TDO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Processo de Enfermagem
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
A Importância da Educação Continuada
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
REGISTROS.
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Trabalhando com Grupos
II Seminário de Atenção à Saúde DIRETRIZES CLÍNICAS Wanderley M Bernardo Associação Médica Brasileira.
Foco de Atuação: Atenção Básica
Bases da Promoção da saúde
Institucionalização, Aspectos Psicológicos
DISCIPLINA: INICIAÇÃO EM FISIOTERAPIA PROFª RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
Por que fazer ?.
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
QUALIDADE NA ATENÇÃO HOSPITALAR
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
Metodologias de Intervenção Psicológica
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Laboratório de desenvolvimento de habilidades de gestão de pessoas e de equipes.
Por que este curso? Everardo de Carvalho PUCCAMP.
BENCHMARKING.
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Processo do trabalho dos serviço em enfermagem
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INTERVENÇÃO EM SAÚDE
TCC.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Gestão de Pessoas no Setor Público
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Terapia nutricional no cuidado do paciente
Educação à Distância Forma de ensino que possibilita auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados.
Apoio matricial em Saúde Mental
O papel pedagógico do órgão gestor
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Projeto Pedagógico - PP - Ivany Ehrhardt – fev.2006.
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

Ciclo de Aperfeiçoamento da Prática Profissional Uma Estratégia de Educação Permanente e Desenvolvimento da Qualidade

PEP - MODELO GAP CAPP PDP TREINAMENTO EM SERVIÇO Auto-aprendizagem reflexiva mentorada Desenvolvimento profissional CAPP GAP MÓDULOS DE CAPACITAÇÃO Desenvolvimento de uma base comum de conhecimentos Educação médica continuada TREINAMENTO EM SERVIÇO Desenvolvimento de competências clínicas básicas Desenvolvimento de consultores internos

O ciclo da aprendizagem a partir da experiência Aplicar Refletir Aprender Schön , 1983

O Ciclo de Aperfeiçoamento da Prática Profissional é… uma reflexão crítica contínua e sistemática de um grupo de profissionais sobre a sua própria performance, com o objetivo de alcançar uma melhora contínua no cuidado do paciente...

...envolvendo definição de critérios e padrões, avaliação de performance, e implementação de mudanças.

CAPP: significados Estratégia educacional para melhorar o cuidado do paciente Forma de reduzir a variação de condutas interprofissional Instrumento para mudar a performance Estímulo para a auto-aprendizagem..

CAPP: características centrais Processo de reflexão crítica sistemática em grupos de profissionais trabalhando numa determinada área que: encontram-se regularmente durante seu horário de trabalho; discutem aspectos auto-selecionados de problemas de sua própria prática, com o apoio de um facilitador/supervisor; identificam lacunas de conhecimentos e habilidades e problemas organizacionais; geram atividades educacionais e sugestões para melhoria de sua prática e implementam mudanças..

CAPP: Vantagens Pode ser uma atividade motivadora para profissionais de saúde em atenção primária Ajuda a quebrar o isolamento profissional Induz ao envolvimento e compromisso mútuo Produz mudanças duradouras na performance

CAPP: Passos 1. Escolha do tópico: “O que queremos rever”? 2. Seleção de critérios e metas: “O que queremos alcançar?” 3. Avaliação da prática atual: “Como estamos fazendo em relação aos critérios?” 4. Planejamento das mudanças: “O que devemos mudar?” Repetindo o ciclo 5. Avaliação das mudanças: “Obtivemos sucesso em melhorar o cuidado dos nossos pacientes?” (Grol & Lawrence, 1995)

Planejamento das mudanças Avaliação da prática 3 Planejamento das mudanças 4 Seleção de critérios 2 5 Avaliação das mudanças 1 Escolha do tópico

Escolha do tópico: O que queremos rever? identificar problemas relevantes na prática diária definir método de priorização e seleção dos problemas definir precisamente os tópicos, limitando-os aos aspectos importantes.

Escolha do tópico: O que queremos rever? Processos de cuidados clínicos, diagnósticos, prescrições, comunicação com o paciente..

2. Seleção de critérios e metas: O que queremos alcançar? Explicitação de performance ou resultados desejáveis Definir os critérios para a performance desejável consenso de standards e linhas diretivas Acordo sobre objetivos a atingir para melhorar a prática naquele tópico (metas específicas) Seleção de indicadores para avaliar o tópico

3. Avaliação da prática: Como estamos em relação aos critérios Determinação da performance atual dos membros do grupo Selecionar e desenvolver instrumentos para coletar e analisar dados Coletar dados sobre a performance atual Métodos: observação direta da prática, exame de prontuários, gravação em vídeo e áudio de consultas, uso de pacientes simulados, e outros.

3. Avaliação da prática: Como estamos em relação aos critérios?’ Analisar os dados: comparação da performance atual com os standards definidos comparar a performance com: padrões, tendências, comparar a prática de um membro do grupo com a de outro membro Identificação de lacunas de conhecimento, de práticas inadequadas ou adequadas..

4. Planejamento da mudança: O que devemos mudar? Discrepância entre a performance atual e os standards: estímulo para a mudança Seleção de mudanças viáveis Plano do grupo para implementação das mudanças: as intervenções educacionais Suporte mútuo..

5. Avaliação das mudanças: Obtivemos sucesso em melhorar o cuidado dos nossos pacientes?” Reavaliação da performance Identificação de problemas e barreiras para a implementação das mudanças Novo plano de mudança, novas intervenções e atividades ou escolha de um novo tópico para revisão.

CAPP: métodos Consenso sobre linhas diretivas/protocolos Análise de casos Análise de incidente crítico Observação direta da prática Observação da consulta através de áudio/vídeo

Passos do CAPP O que queremos rever/mudar? Obtivemos sucesso em melhorar o cuidado aos nossos pacientes? O que queremos alcançar? O que devemos mudar? Como estamos em relação aos critérios?

Obrigado!