DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO TRABALHO SOBRE CTQ/CEQ

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Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., C a p í t u l o GESTÃO DA QUALIDADE Sumário do Capítulo Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill.
Transcrição da apresentação:

DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO TRABALHO SOBRE CTQ/CEQ CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO PROF. RICARDO TRABALHO SOBRE CTQ/CEQ 5° semestre U Integrantes do Grupo: Alana Gomes Marcos Benedito Cesar Mazer Raphael Zavatti Diogo Armando Pazin Ronaldo Baptista Jean Rodrigo Aleixo Tiago Ternifoglia Marcio José Coimbra Valdemir Zinhani

International Organization for Satandartization De acordo cm a norma ISO 8402 International Organization for Satandartization ( Organização Intencional de Padronização ) “ a totalidade das características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explicitas e implícitas dos clientes “ Onde : ENTIDADE é a prestadora de serviços NECESSIDADES EXPLICITAS são as especificadas em contrato NECESSIDADES IMPLICITAS são as de diferencial competitivo

CEQ – Controle Estatístico da Qualidade Deming Shewart, Juran, Ishikawa entre outros Sete ferramentas da Qualidade CTQ – Controle Total da Qualidade Fergenbaum

C E Q _ Inicialmente este controle de qualidade foi criado para diminuir as falhas e defeitos nos produtos. C T Q _ Mais tarde isso tornou a englobar vários departamentos dentro de uma empresa, afim de gerar melhor qualidade, assim partindo do processo de fabricação, trabalhando em conjunto.

As 7 ferramentas

A. Folha de coleta de dados: Adequada a cada empresa, de acordo com as necessidades. Visa tabelar dados de forma clara, original e organizada. Registrando todos os responsáveis e colaboradores. Figura 1 - Folha de verificação para Horas Extras.

Figura 2 - Gráfico de Pareto para Número de Horas Extras. B. Gráfico de Pareto: Defende a divisão de problemas: em maiores e menores. Chamados de Triviais e Vitais, priorizando a ação corretiva. Figura 2 - Gráfico de Pareto para Número de Horas Extras.

C. Diagrama de causa e efeito: Espinha de Peixe Relação entre causas e fatores Podem ter varias ramificações Figura 3 - Diagrama de Causa e Efeito para um bolo queimado.

Figura 4- Fluxograma preparação de cerveja para um evento. D. Fluxograma: Representação sequencial – processo Padronizado com símbolos – significados Podem dar melhor visão do processo por ser amplo Figura 4- Fluxograma preparação de cerveja para um evento.

E. Histograma: Visualização global de um grande numero de dados Através de gráficos.

F. Diagrama de Dispersão: Técnica gráfica Melhor visualização de 2 conjuntos de pares Figura 6 - Diagrama de Dispersão da taxa de ocupação de um hotel.

Figura 7- Diagrama de Controle do tempo de espera na fila de um banco. G. Gráfico de controle: Avaliação de estabilidade Distingue variações de causas Facilita a investigação de causas Figura 7- Diagrama de Controle do tempo de espera na fila de um banco.

Estas são algumas das ferramentas da qualidade. Básicas, porem muito úteis.