Laboratório de Mídias Sociais Aula 01 Objetivos da disciplina Ementa, avaliação Introdução Prof. Dalton Martins Gestão da Informação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Até ao final do século XX, os sistemas de informação para os diferentes tipos de organizações, baseavam-se no conteúdo das diferentes bases de dados existentes,
Advertisements

Plano de aula LUIZ AGNER MÍDIA II
Conceitos do marketing digital
Melhores práticas de Search Engine Optimization (SEO) Curso: Publicidade e Propaganda FACHA – Faculdades Hélio Alonso Setembro 2011 LUIZ AGNER MÍDIAS.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Curso: CONSULTORIA EMPRESARIAL
#pshare: compartilhando preços de produtos na web Dárlinton B. F. Carvalho Março de 2010.
Gestão do Conhecimento
O Surgimento dos Sistemas de Bioinformática
# apresentação redes sociais Click Conta e CUB
Presença digital RENOVAR INTERIORES. Por que ter presença digital? Maiores oportunidades de negócio. Maior visibilidade. Possibilidade de monitoramento.
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Web Analytics.
Avaliando Riscos e Benefícios na Implantação de um Sistema de Educação Corporativa Uma analise livre do futuro das UC em empresas privadas de capital aberto.
Consultoria em marketing político digital
QUEM SOMOS. QUEM SOMOS VISÃO 360 GRAUS Integração e unificação da comunicação. Website Hotsite Redes Sociais Mobile FOCO NOS RESULTADOS.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Projeto: Fanpage para Boulevard Shopping
PLANEJAMENTO #1 Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias Wallyson de Oliveira Sousa 1ºPP Manhã
WEBCAST GESTÃO DE VENDAS
Manual de uso das Redes Sociais PARTE 1 – Introdução e Twitter
SEO O processo de fazer com que o seu site se destaque e apareça no topo dos mecanismos de busca é denominado SEO ( Search Engine Optimization ).
TAI / Mídias Sociais Estratégias #2 - SMO. Otimização em Mídias Sociais #1 = Estratégias / processo / planejamento #2 = SEO / SMO / Otimização de Mídias.
BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões.
A REVOLUÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS Flávio Theófilo. Revoluções Modernas Fogo, Escrita e Internet.
Google Analytics & Google Webmaster Palestra – | Electra.
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store e Google.
Ações CRW Consultoria Estratégica Comunicação Digital.
Rights and Intentions in Value Modeling Romulo Filho Paul Johannesson e Maria Bergholtz.
Slides baseados no livro de Camila Porto
MARKETING 2.O Parte I - Continuação Prof. Dr. José Francisco Resende.
Documento produzido pela equipe de Comunicação Digital G&A 1.
MARKETING 2.O Prof. Dr. José Francisco Resende. Relembrando
Carlos Freire Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia
Redes de Computadores I Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
INTERNET E PROGRAMAÇÃO WEB Apresentação da Disciplina Prof(o): Elton H. Paula.
PORTAL JUNIOR ACHIEVEMENT. 16 mil acessos mensais visualizações de páginas 7,28 páginas por visita 35,71% de taxa de rejeição 00:03:52 é o tempo.
Relatório Redes Sociais Maio/13.  FEVEREIRO A MAIO/2013 -Número de likes: Aumento de pessoas que curtiram a página (6.407 pessoas). Índice de crescimento.
Relatório de Comunicação Digital da Afeevas FEVEREIRO.
Relatório de Comunicação Digital
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Disciplina: Inteligência Artificial
ESCOLA ESTADUAL ANTONIO VALADARES
Números Brasil 9º país em IP único. Acesso limitado de 256kbps Japão com conexão de 100Gbps fonte Akamai.
Carlos Freire Marketing Digital. Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital. Marketing Digital Ações estratégicas As campanhas de marketing digital.
ISO/IEC Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
O que são métricas? Números são tendências. Resultados mostram que caminho devemos seguir. Uma boa mensuração vende o seu trabalho.
IT FOR CORPORATE LIFE.
1 Criação e publicação de um site utilizando o Website e Cloud Site.
Laboratório de Mídias Sociais Aula 02 Análise Textual de Mídias Sociais – parte I Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade.
Administração de Empresas Gestão de Negócios Virtuais Prof° Ms. Claudio Benossi Aula 10 Gestão de Negócios Virtuais Prof° Ms. Claudio Benossi Aula 10.
Gestão da Informação e do Conhecimento
Copyright © 2011 Ramez Elmasri and Shamkant Navathe slide 1 Tópicos  Introdução  Um exemplo  Características da abordagem de banco de dados  Vantagens.
Caso de Sucesso Referência de mercado. Tecnologia | Software Projeto: Tornar referência Tornar o estudo State of the Internet a principal referência em.
Laboratório de Mídias Sociais
Laboratório de Mídias Sociais
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 03 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
Prof. Dr. Édson Crescitelli EAD 645 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Aula 1 – Esquema de Análise.
O Futuro do Profissional das Análises Clínicas no Brasil
1 ABA Mídia 2016 – Brasília – DF, 05 de maio Fábio Buiati fabiobuiati MONITORAMENTO INTELIGENTE CIDADES MARCAS PESSOAS.
INOVAÇÃO PARA SUPORTAR AS REDES CONVERGENTES Msc Eng ADRIANO FAVARO REDES DEFINIDAS POR SOFTWARE.
Midias Sociais Digitais O que são (seriam)?. Midias Sociais Digitais Midias sociais Mundo Digital Midias sociais digitais Mundo real.
Laboratório de Mídias Sociais Aula 06 Analítica de hiperlinks Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
Introdução a Análise de Redes Sociais de Informação
Data Warehousing & Business Intelligence PPGIA/BSI – DEINFO – UFRPE Ceça Moraes
Introdução a Análise de Redes Sociais Aula 07 Dalton Martins Laboratório de Políticas Públicas Participativas Gestão da Informação Universidade.
Eco-innovation in business models ? theoretical considerations Anais Rossana Filetti Soranz Sandro.
Mídias Sociais Aula 01 Objetivos da disciplina Ementa, avaliação
Laboratório de Mídias Sociais
Transcrição da apresentação:

Laboratório de Mídias Sociais Aula 01 Objetivos da disciplina Ementa, avaliação Introdução Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás

Objetivos da disciplina Conhecer e experimentar com ferramentas práticas e princípios analíticos 7 camadas de análise, síntese e visualização de dados de mídias sociais Realizar um projeto de análise prático e COMPLETO

Como faremos isso? Trabalho individual: Avaliação prática Trabalho em grupo: Desenvolvimento de um projeto aplicado de análise de mídias sociais

Avaliação Composição da nota: 20% participação em aula 40% avaliação individual P1 P2 Observação: não teremos prova substitutiva nesse semestre 40% projeto em grupo MÉDIA = 0,2*(PARTICIPAÇÃO)+0,4*((P1+P2)/2)+0,4*PROJETO

Ementa detalhada e cronograma de aulas 10/10 – Apresentação da disciplina e introdução ao laboratório de mídias sociais 17/10 – Análise de texto de mídias sociais I 24/10 – Análise de texto de mídias sociais II 31/10 - Análise de redes de mídias sociais I 07/11 – Análise de redes de mídias sociais II 14/11 – Análise de ações em mídias sociais I 21/11 – Análise de ações em mídias sociais II 28/11 – Análise mobile em mídias sociais 05/12 – Prova escrita I + Apresentação parcial dos projetos 12/12 –Análise de hiperlinks em mídias sociais I 19/12 - Análise de hiperlinks em mídias sociais II 09/01 – Análise de localização em mídias sociais I 16/01 – Análise de localização em mídias sociais II 23/01 – Análise de mecanismos de busca 30/01 – Alinhamento analítico com os objetivos dos projetos 06/02 – Prova escrita II + Apresentação final dos projetos

Introdução ao Laboratório de Mídias Sociais Conceitos, visão geral da disciplina

Análise de mídias sociais A análise de mídias sociais consiste em converter dados não- estruturados em “insights” que ajudem a produzir significados para as pessoas e suas organizações; Essa análise é a arte e a ciência de tratar enormes quantidades de dados para a produção de significado; A parte ciência é a parte técnica de extração dos dados, tratamento, síntese, entre outros; A parte arte é a interpretação e o propósito da análise O valor da análise depende do valor da pergunta que se faz!!!

Crescimento do interesse em mídias sociais na Internet

Diferenças entre analítica de mídias sociais X análise de negócios Social Media AnalyticsBusiness Analytics Semistructured and unstructured dataStructured data Data is not analytical friendlyData is analytical friendly Real-time dataMostly historical data Public dataPrivate data Stored in third-party databasesStored in business-owned databases Boundary-less data (i.e., Boundary within the Internet)Bound within the business intranet Data is high volumeData is medium to high volume Highly diverse dataUniform data Data is widely shared over the InternetData is only shared within organizations More sharing creates greater value/impactLess sharing creates more value No business control over dataTightly controlled by business Socialized dataBureaucratic data Data is informal in natureData is formal in nature

Abordagem de análise em 7 camadas analíticas Onde acontece? Análise de localização O que é dito? Análise de Texto O que é feito? Análise de ações O que é procurado? Análise de Mecanismo de Busca Como se relacionam? Análise de Rede Como navegam? Análise de Hiperlink Como usam aplicativos? Análise de Aplicativos

Abordagem de análise em 7 camadas analíticas 7 Layers of Social Media Analytics Networks TextActionsHyperlinksLocation Search Engines Apps

Social media text analytics lida com a extração e análise de perguntas de pesquisa e própositos de geração de conhecimento a partir de elementos textuais de conteúdos produzidos em mídias sociais, tais como comentários, tweets, posts em blogs, atualizações de “status” no Facebook. 12 Camada 1: Texto

Social media network analytics extrai, analisa, interpreta redes de relacionamentos pessoais e profissionais, tais como Facebook, Twitter, Linkedin. Lida com essencialmente com os aspectos relacionais sobre as pessoas se relacionam, que posição ocupam na rede, que dinâmica de relacionamentos produzem. 13 Camada 2: Redes

Social media actions analytics lida com a extração, análise e interpretação das ações desempenhadas pelos usuários nas mídias sociais, tais como as curtidas, compartilhamentos, menções, entre outros. 14 Camada 3: Ações

Apps analytics lida com a mensuração e otimização do engajamento de usuários com as aplicações móveis. 15 Camada 4: Aplicativos

Hyperlink analytics trata da extração, análise e interpretação de hiperlinks em mídias sociais. Exemplo: in-links e out- links. 16 Camada 5: Hyperlinks

Location analytics, também conhecida como análise espacial ou geoespacial, se concentra na mineração e mapeamento de localizações de usuários, conteúdos e dados. 17 Camada 6: Localização

Search engines analytics foca na análise de histórico de pesquisas em mecanismos de busca, incluindo tendências de temas de pesquisa, monitoramento de palavras-chave, histórico de anúncios, entre outros. 18 Camada 7: Mecanismos de busca

19 Tipos de Análise de Mídias Sociais Types of social media analytics Predictive Analytics Descriptive Analytics Prescriptive Analytics Descriptive Analytics is focused on gathering and describing social media data in the form of reports, visualizations, and clustering to understand a business problem. Predictive Analytics involves analyzing large amounts of accumulated social media data to predict a future event Prescriptive Analytics suggest the best action to take when handling a scenario

20 Ciclo de análise de mídias sociais IdentificationExtractionCleaningAnalyzingVisualizationInterpretation Objectives

Volume e velocidade Diversidade dos tipos de dados Dados não-estruturados 21 Desafios da análise de mídias sociais

22 Ferramentas de análise de mídias sociais Layer of social mediaExample of tools Text Discovertext Lexalytics Tweet Archivist Twitonomy Netlytic LIWC Voyant Actions Lithium Twitonomy Google Analytics SocialMediaMineR Network NodeXL UCINET Pajek Netminer Flocker Netlytic Reach Mentionmapp Mobile Countly Mixpanel Google Mobile Analytics Location Google Fusion Table Tweepsmap Trendsmap Followerwonk Esri Maps Agos Hyperlinks Webometrics Analyst VOSON Research Engines Google Trends