UNEB DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – PEDAGOGIA 3º SEMESTRE DISCIPLINA: DIDÁTICA I DOCENTE: MARIA DO SOCORRO Carla Vaz Mariluza Oliveira SALVADOR- BA FEVEREIRO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Advertisements

EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO
Gerenciamento de Sala de Aula
Educação e psicologia.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo André Que dança é essa? Professora: Carla Kreutz de Oliveira da Silva Alunos: Jonathan, Tailan e Yago.
INTERDISCIPLINARIDADE O QUE É ? AUTONOMIA-DEPENDÊNCIA DIFERENÇAS-SIMILARIDADES VERTICAL-HORIZONTAL E TRANSVERSAL.
Construção do termo geral da progressão aritmética pela observação e generalização de padrões Dissetação de Sebastião Archilia PUC/SP 2008.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA SANTA ISABEL – CARREIRA Projecto de Educação para a Saúde Ano lectivo 2010/2011 Resultados do inquérito realizado aos alunos.
Componente Curricular – Educação Física Professor– Alison Pereira Batista
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO I FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
1 Formador: Maria Manuela Matos Avaliação externa da dimensão científica e pedagógica (An 2-a ) BF Avaliação externa da dimensão científica e.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Salve o Rio Paraíba do Sul Num projeto prático de ciências e meio ambiente, os alunos são divididos em grupo e utilizando ferramentas de tecnologia desenvolvem.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2015/Ensino Médio LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLÊS/ESPANHOL)
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
A GINÁSTICA NO PERCURSO ESCOLAR DOS INGRESSANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EFI DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ E DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS.
ENSINO DE ORIENTAÇÃO, SOB QUAIS CONDIÇÕES? AUTORES: MAURICÉIA SILVANA BATISTA/UFRN – ANA BEATRIZ DE BRITO/UFRN –
CARACTERÍSTICAS DA INTERVENÇÃO DO PSICÓLOGO COM ALUNOS E PROFESSORES QUE CONVIVEM COM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA, PARA A INCLUSÃO DESSAS CRIANÇAS EM ESCOLAS.
O Lar Dom Bosco é uma obra social da Inspetoria Salesiana São Pio X, criado em 1990 para atender meninos e meninas em situação de moradia na rua; Desenvolve.
O Projeto Político Pedagógico é...
CURRÍCULO E DIVERSIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE BACHARELADO E TECNOLOGIA.
Bullying se refere às agressões verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, exercidas por um ou mais indivíduos causando dor e angústia, para intimidar.
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Informações e Tecnologias Educacionais Superintendência.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Seminário Instituto Unibanco Maria Helena Guimarães de Castro outubro de 2005 O papel da pesquisa na formulação de políticas educacionais.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS – DCHT - CAMPUS XVI – IRECÊ/BA PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO DE PROCESSOS.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
1ª Reunião de Trabalho de Professor Coordenador DER SVI – 2016.
Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias Disciplina: Teorias pedagógicas e escola Professoras: Mirza e Maria Eugênia Aula do dia 21 de agosto de 2013.
Formação Continuada ISFP – SJC 2º semestre de 2015 Equipe de formação continuada Campus São José dos Campos.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Prof. Dr° Vagner Custódio
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
INCLUSÃO E GESTÃO ESCOLAR Brasília – março de 2010.
Grasiela I. Vieira e Eugenia E. Heidemmann – PUIC – História – Tubarão INTRODUÇÃO O presente trabalho consiste em conhecer a história da “ arte ” na mesa.
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO AMANDINA Professor: Claudemir Foratini de Oliveira Publico Alvo: 6º Ano A-E.F.
GERÊNCIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL – NTM Joinville.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 01
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
1 Jornadas PedagógicasIST – Lisbon |©Ana Carvalho e Ana Póvoa| 2016 Metodologia de análise de estudo de caso em sala de aula e sua avaliação Ana Carvalho.
Ensino tradicional.
Atividades didáticas para o ensino fundamental a partir dos gêneros de discurso, com base na Proposta Curricular de Santa Catarina, Linguística Aplicada.
Didática e Dinâmicas de Ensino e Aprendizagem
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
MODELOS PEDAGÓGICOS … mais que pedagógicos... As avaliações que fazemos, metodologias e recursos pedagógicos que utilizamos não são alheias a nossa abordagem.
CURSO SECUNDÁRIO DESPORTO. Objeto e Âmbito experiência-piloto, no quadro da diversificação da oferta formativa, no âmbito das ofertas de cursos de educação.
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
Softwares Educacional.  Os software podem ser considerados programas educacionais a parti do momento em que sejam projetados por meio de uma metodologia.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Apresentação do SEMINÁRIO DE ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
Transcrição da apresentação:

UNEB DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – PEDAGOGIA 3º SEMESTRE DISCIPLINA: DIDÁTICA I DOCENTE: MARIA DO SOCORRO Carla Vaz Mariluza Oliveira SALVADOR- BA FEVEREIRO DE 2011

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO : Escola Pingo de Gente PÚBLICO: Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental – 7 anos DURAÇÃO: 3h 30min QUANTIDADE: 25 alunos

PLANO DE ENSINO CONTEÚDO: Animais domésticos OBJETIVOS: Conhecer os hábitos alimentares e as características dos animais domésticos. Identificar algumas semelhanças e diferenças entre os animais domésticos.

PLANO DE ENSINO - Metodologia A abordagem metodológica adotada apoia-se em fundamentos sociointeracionistas, revelando-se por meio de interação mediada do conhecimento.

PLANO DE ENSINO - Sequência didática 1º momento: Sensibilização dos alunos com figuras de animais domésticos, como: gato, cachorro, pássaros, tartaruga, coelho, entre outros. 2º momento: agrupamento da turma em círculo para uma discussão sobre quem possui animal doméstico, descrevendo as características dos mesmos e os seus hábitos alimentares. E os que não possuem, qual o animal que gostaria de ter; 3º momento: distribuição dos educandos em grupos de cinco;

PLANO DE ENSINO - Sequência didática 4º momento: distribuição de figuras de animais domésticos para cada grupos, pela professora; 5º momento: os alunos selecionam as figuras dos animais domésticos que possuem características parecidas; 6º momento: As crianças identificam as características de cada animal com as suas respectivas semelhanças e diferenças e identificam também, o hábito alimentar.

PLANO DE ENSINO - Sequência didática 7º momento: entrega de um exercício para que eles respondam perguntas como: Qual o animal que possui? Qual a sua característica? Qual o seu hábito alimentar? Se você não tem, qual o animal de estimação que gostaria de ter? Aonde você gosta de passear com o seu animal? 8º momento: Criar uma história com todas as figuras de animais domésticos presentes em cada grupo.

PLANO DE ENSINO - Avaliação Cada aluno vai colar em uma cartolina o animal de estimação que tiver maior interesse, e colocar do seu lado o nome, as características e os hábitos alimentares. Referência: BALESTRE, Rodrigo