INTERDISCIPLINARIDADE O QUE É ? AUTONOMIA-DEPENDÊNCIA DIFERENÇAS-SIMILARIDADES VERTICAL-HORIZONTAL E TRANSVERSAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS I e II 1.Lá Lá Lá 2.O meu melhor momento desta semana (pessoal e/ou académico). 3.Qual é a minha expetativa para a disciplina.
Advertisements

Prof. Marcello M. Amaral Física Experimental I.
Reunião Ensino Fundamental II. Nosso Compromisso: Prepará-los da melhor maneira possível para a sociedade do conhecimento e para a vida social. Ensiná-los.
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Introdução O principal objetivo deste projeto é analisar a obra “O Segundo Sexo” de Simone de Beauvoir,
INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA Profª Drª em Educação Científica e Tecnológica VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
P ESQUISA O PERACIONAL – A ULA 1 Prof. Marcos Antonio Estremote.
Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 4.
FILOSOFIA PNLD Apresentação da área A Filosofia no Ensino Médio e no PNLD.
Inteligência e Conhecimento: imagens e ações docentes Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação Secretaria de.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
O Projeto Político Pedagógico é...
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
MAPAS CONCEITUAIS Curso Bacharelado em Enfermagem
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
O Papel do Professor e do Aluno no Ensino a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
Como Preparar Seminários Tipos de apresentação Cuidados com o apresentador Cuidados com o conteúdo.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
I NGLÊS IV- MARKETING TURÍSTICO 2011/2012 Enquadramento : A UC de Inglês IV surge inserida no curso de Marketing Turístico com o intuito de desenvolver.
Prof. Dr° Vagner Custódio
Plano de Bairro para o 2 de Julho – PROEXT 2014 Grupo de Pesquisa.
ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Avaliação da Aprendizagem. O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?
Bruno Matheus. Sumário  Resumo  Introdução  Revisão Bibliográficas  Materiais e Métodos  Conclusão  Referencias bibliográficas.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
OFICINA: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Texto: Meu primeiro beijo.
Gestão de Marketing ECTS: 6 Horas de contacto: 60 TP + 4 OT Total horas de trabalho: 162 Nº. Semanas de trabalho: 20 semanas Marketing.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III.
Tarefas no EAD O Curso dos tutores é desenvolvido com uma carga horária total de 120 horas, dividido em dois módulos: -Módulo I, presencial, 40 horas (já.
Processo de leitura crítica da palavra escrita
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Educação a Distância Nosso Contrato Didático CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO.
Celso Antunes Síntese para estudo pedagógico Eloí Batista
Projeto de Implantação de Serviço/Setor de Terapia Ocupacional
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Susam Waiard de Almeida Alves Universidade Estadual de Goiás.
Profª Filomena Coser Marinho
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Aula inaugural: apresentação do curso, aplicabilidade e importância da disciplina, ementa e método de avaliação Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica.
1 Jornadas PedagógicasIST – Lisbon |©Ana Carvalho e Ana Póvoa| 2016 Metodologia de análise de estudo de caso em sala de aula e sua avaliação Ana Carvalho.
Socialização das aulas nas salas inclusivas. OBJETIVO DO TRABALHO DE PESQUISA EM SALA INCLUSIVA 1-Nas construções de conceitos 1-Nas construções de conceitos:
"Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever" (CAMARA JR., 1978)
EMPRESARIAL III Aula 1- Apresentação do Plano de Ensino Evolução Histórica dos Títulos de Crédito.
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
Formas, condutas religiosas, estilos de espiritualidade e condutas religiosas uniformes evidenciam a presença influente de um substrato religioso-cultural.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
Introdução a atividade acadêmica
Professora: Luciana Campos Aula 4 – A palavra Gestalt vem do alemão e significa forma. Alguns estudiosos da Psicofísica (que estudavam as sensações)
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 8 Controle.
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

INTERDISCIPLINARIDADE O QUE É ? AUTONOMIA-DEPENDÊNCIA DIFERENÇAS-SIMILARIDADES VERTICAL-HORIZONTAL E TRANSVERSAL

POR QUE É NECESSÁRIA ? TOTALIDADE-FRAGMENTAÇÃO INDIVIDUALISMO (LIBERDADE E SOLIDÃO) MUNDO - UNIVERSIDADE

QUAIS AS DIFICULDADES ? TEMPO ( HORÁRIO E HISTÓRIA ) ESPAÇO ( CULTURA E STATUS ) PLANEJAMENTO

QUAIS AS POSSIBILIDADES ? INTERAÇÃO E NOVA INTELIGÊNCIA RUPTURA PARADIGMÁTICA COMPREENSÃO DA RELAÇÃO TODO-PARTES

COMO CONSEGUIR ? SENSIBILIZAÇÃO CONTINUIDADE-RUPTURA IDENTIFICAÇÃO DE PRECONCEITOS E ILUSÕES

COMO SE PERCEBE EM SALA DE AULA ? RELAÇÃO ENTRE DISCIPLINAS RELAÇÃO ENTRE DISCIPLINAS E O MUNDO PROFISSIONAL RELAÇÃO ENTRE TEORIA- PRÁTICA RELAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E VIDA

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO EMENTA : RESUMO DA FINALIDADE DA DISCIPLINA OBJETIVOS : RESULTADOS ESPERADOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO : LISTAGEM DE CONTEÚDOS DE APRENDIZAGEM ESSENCIAIS METODOLOGIA : COMO VAI SER TRABALHADO O CONHECIMENTO

AVALIAÇÃO : INSTRUMENTOS, E CRITÉRIOS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: PRINCIPAIS OBRAS E LEITURAS OBRIGATÓRIAS