Adair Mendes Nacarato Adriana Verani Valéria de Carvalho

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Transcrição da apresentação:

Adair Mendes Nacarato Adriana Verani Valéria de Carvalho O COTIDIANO DO TRABALHO DOCENTE: palco, bastidores e trabalho invisível... abrindo cortinas Adair Mendes Nacarato Adriana Verani Valéria de Carvalho

OBJETIVOS DO TEXTO: Discutir sobre os valores da profissão docente. Reconhecer as atuais tensões vividas pelo professor: falta de autonomia e de condições que favoreçam a qualidade de trabalho, imposições de políticas educacionais e relações de poder.

PROFESSOR: UM PROFISSIONAL REFLEXIVO O que é ser professor hoje? Que competências são necessárias para a prática do professor? O que é ser professor pesquisador e reflexivo? Qual seria as características fundamentais para o profissional docente? Qual a função da escola, hoje? O que desperta o interesse do aluno? “Quem não reflete sobre o que faz acomoda-se repete erros e não se mostra Profissional”. Comente.

PROFESSOR: UM PROFISSIONAL REFLEXIVO O paradigma do professor reflexivo, isto é o professor que reflete sobre a sua prática, que pensa,que elabora a partir dessa prática,é o paradigma hoje em dia dominante. A princípio usamos a palavra reflexão tanto para nos referirmos a uma ação freqüente que fazemos quanto para qualificar ou se referir a algo . Quando falamos da reflexão do professor estamos falando de uma postura e de uma prática reflexiva diferente daquela que faz parte do senso comum.

PERSPECTIVAS DE ZEICHNER Ao se discutir o ensino reflexivo e a formação de professores reflexivos devem-se considerar as condições sociais de ensino e trabalho docente. ... a tendência para se centrar a reflexão dos professores na sua própria prática ou nos seus alunos, desprezando qualquer consideração das condições sociais do ensino que influenciam o trabalho do professor dentro da sala de aula. (Zeichner, 1993, p.23)

O PROFESSOR: a imagem que se construiu Além de dar aula, você trabalha professor? O trabalho docente como doação que não precisa de remuneração. Estabelece limites para entender o professor como profissional capaz de produzir conhecimentos concernentes a sua profissão. A atividade do professor compreendida como sacerdócio/missão.

OS BASTIDORES DO TRABALHO DOCENTE As condições de trabalho do docente. A expectativa da sociedade para com o trabalho do/a professor/a. A imagem do professor vinculada pela mídia.

TENSÕES DO TRABALHO DOCENTE Primeira tensão: Criação de vagas sem onde inexiste espaço físico/conflitos nas relações no âmbito escolar/ambiente de trabalho inadequado. Segunda tensão: responsabilização do professor no que se refere ao fracasso e evasão escolar dos estudantes. Terceira tensão: Burocratização do ensino/ intensificação do trabalho pedagógico

TENSÕES DO TRABALHO DOCENTE Quarta tensão: Controle externo sobre o trabalho pedagógico. Quinta tensão: Projeto político do governo/ Autonomia docente Sexta tensão: Expectativa da sociedade para com o trabalho do/a professor/a. Sétima tensão: Impotência para atender a expectativa coletiva gerada por uma imagem que não condiz com a realidade.

QUAL A SAÍDA DIANTE DE TANTAS TENSÕES? A docência precisa ser encarada como uma profissão. Assumir o compromisso social e político da profissão docente. Desenvolver a sua profissionalidade, a partir de uma perspectiva que considere a análise crítica, a reflexão e a ética.

REFERÊNCIA: NACARATO, Adair Mendes; VARANI, Adriana; CARVALHO, Valéria de. O cotidiano do trabalho docente: palco, bastidores e trabalho invisível... abrindo as cortinas. In: GERALDI, Maria Corinta Grisolia; FIORENTINI, Dário; PEREIRA, Elisabete Monteiro de A. Cartografias do trabalho docente: Professor (a)- pesquisador (a). Campinas, SP: Mercado das Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1998.