DIREITO ADMINISTRATIVO I Prof. Anderson Rosa 2015 / 2.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo de Política Diógenes Avishek Eduardo
Advertisements

AS INSTITUIÇÕES TOTAIS
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
ATO ADMINISTRATIVO INTRODUÇÃO:
DIREITO ADMINISTRATIVO
Instituições de Direito Público e Privado – aula 01
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
CONTRATO SOCIAL (Conjunto de regras de um regime político (ligado a teoria da obediência) ou de um governante )
AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS A FAMÍLIA A ESCOLA A RELIGIÃO O ESTADO
ÉTICA Ηθική.
Fundamentos de Economia
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
TEORIA GERAL DO PROCESSO
INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO
O HOMEM, A SOCIEDADE E O DIREITO
O Papel do Ministério Público no Ciclo das Políticas Públicas
INSTITUIÇÕES DE DIREITO Curso de Administração Faculdade Metropolitana
DIREITO PÚBLICO ,RUGGIERO e MAROI (1955, v. 1, p. 16) definem direito público como “o complexo de normas que regulam a organização e a atividade de caráter.
NOÇÕES DE DIREITO Relações de Direito; Características; Fontes;
Escola Superior de Guerra
Cícero paulino dos santos costa
ETEC – BARUERI ÉTICA, MORAL E DIREITO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E OS CRITÉRIOS DE IMAGEM PESSOAL ORGANIZACIONAL.
PROF. MARIUSA R. SILVA SACHELARIDE AULA DE 03 DE AGOSTO DE 2012.
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Constituição do Estado,... um sistema de normas jurídicas, escritas ou costumeiras, que regula a forma do Estado, a forma de seu governo, o modo de aquisição.
DIREITO PÚBLICO E DIREITO PRIVADO (CRITÉRIOS DE DISTINÇÃO)
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Instituição que detém o poder político
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I (Profa. Renata H. S. Bueno)
DIREITO E MORAL Normas morais: seguidas livremente, de acordo com valores subjetivos = não são imperativas e nem coercitivas, sendo que seu cumprimento.
A Constituição da República Federativa do Brasil
Estrutura Administrativa
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
POSITIVO DIREITO NATURAL
Direito e Legislação Introdução Direito.
* Conceito * Formação Prof.Milton Corrêa Filho
CURSO DE DIREITO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA OBJETO: Histórico conceitual do Direito. (PLANO DE ENSINO: II. DIREITO CONSTITUCIONAL.
CURSO DE DIREITO Teoria Geral do Processo
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: INTRODUÇÃO AO DIREITO
Teoria Geral do Processo
Moral e Direito.
A verdadeira moral Zomba da Moral (Pascal)
Relações do Direito Econômico com os demais domínios normativos.
Instituições de Direito Público e Privado – Ramos do Direito Positivo - aula 04 Ainah Angelini.
CURSO DE DIREITO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA OBJETO: Histórico conceitual do Direito. (PLANO DE ENSINO: II. DIREITO CONSTITUCIONAL.
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
1 Estrutura Administrativa O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
NOÇÕES GERAIS DE DIREITO
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
A LEI JURÍDICA.
ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Direito Objetivo e Subjetivo
Noções introdutórias sobre a Ciência Jurídica “Ubi societas ibi jus, ibi jus ubi societas” 1.Acepção da palavra Direito Origem etimológica latina: “directum”,
DIREITO PÚBLICO Introdução. DIREITO Etimologia  Do latim vulgar derectus, particípio passado de dirigere, de regere.  Dirigir, conduzir, guiar.  Correto,
DIREITO PÚBLICO Introdução. DIREITO Etimologia  Do latim vulgar derectus, particípio passado de dirigere, de regere.  Dirigir, conduzir, guiar.  Correto,
DIREITO CONSTITUCIONAL INTRODUÇÃO. MATÉRIA JURÍDICA CONSTITUCIONAL organização dos poderes estatuto das liberdades diminuição das desigualdades sociais.
LIMITAÇÕES ADMINISTRATIVAS
DIREITO PÚBLICO Introdução. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Princípios  Legalidade  Moralidade  Interesse público  Impessoalidade  Publicidade  Finalidade.
DIREITO PÚBLICO Introdução. DIREITO CONSTITUCIONAL Objeto  Poder estatal.
DIREITO PÚBLICO Introdução. DIREITO Etimologia  Do latim vulgar derectus, particípio passado de dirigere, de regere.  Dirigir, conduzir, guiar.  Correto,
DIREITO PÚBLICO Introdução. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Princípios  Legalidade  Moralidade  Interesse público  Impessoalidade  Publicidade  Finalidade.
Abordagem Sistêmica e os Fenômenos Sociais
Profa. Helane Cabral DIREITO I E INSTITUIÇÕES DE DIREITO RAMOS DO DIREITO.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
Somos todos seres sociais
 Tutela relações de caráter privado, envolvendo pessoas naturais e jurídicas, que perpassam as fronteiras nacionais, e que possuem, desse modo, a chamada.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

DIREITO ADMINISTRATIVO I Prof. Anderson Rosa 2015 / 2

1- NOÇÕES INTRODUTÓRIAS: 1.1 – Sociedade, Estado e Direito; Segundo Del Vecchio a SOCIEDADE é um “complexo de relações pelo qual vários indivíduos vivem e operam conjuntamente, de modo a formarem uma nova e superior unidade” (in Teoria Geral do Estado e Ciência Política, Cláudio de Cicco e Alvaro de A. Gonzaga). Uma definição abrangente de ESTADO seria “uma instituição organizada política, social e juridicamente, ocupa um território definido e, na maioria das vezes, sua lei maior é uma Constituição escrita. É dirigido por um governo soberano reconhecido interna e externamente, sendo responsável pela organização e pelo controle social, pois detém o monopólio legítimo do uso da força e da coerção”.

1- NOÇÕES INTRODUTÓRIAS: Paulo Nader diz que Direito é um "conjunto de normas de conduta social, imposto coercitivamente pelo Estado, para realização de segurança, segundo critérios de justiça“. 1.2 – Constituição, Poderes do Estado; “A constituição do Estado, considerada sua lei fundamental, seria, então a organização dos seus elementos essenciais: um sistema de normas jurídicas, escritas ou costumeiras, que regula a forma do Estado, a forma de seu governo, o modo de aquisição e o exercício do poder, o estabelecimento de seus órgãos, os limites de sua ação, os direitos fundamentais do homem e as respectivas garantias”. José Afonso da Silva

1- NOÇÕES INTRODUTÓRIAS: 1.3 – Direito Público e Direito Privado. Direito Administrativo no contexto do Direito Público. Edmir Netto de Araújo, em seu Curso de Direito Administrativo, dispõe que o fracionamento da Ciência do Direito em dois ramos, o “público” e o “privado”, é mesmo a subdivisão destes em diversas disciplinas, é mais de natureza pedagógica que científica, mas sua utilidade didática sobressai quando se pretende situar o âmbito de cada uma delas. DIREITO PRIVADO tutela predominantemente as relações jurídicas entre particulares, sejam essas relações de ordem patrimonial ou pessoal.

1- NOÇÕES INTRODUTÓRIAS: DIREITO PÚBLICO regula as relações em que predominam os interesses de ordem pública, das quais o Estado participa usando de suas prerrogativas de autoridade e soberania. Nesse contexto, é relevante ressaltar, ainda, o conceito de normas de ordem pública, que são regras imperativas e inafastáveis pela vontade das partes. Entretanto, tais normas não podem ser tratadas como sinônimos de regras de direito público; não são conceitos sobreponíveis, considerando que o leque de normas de ordem pública é mais amplo que o de direito público (MARINELA, DIREITO ADMINISTRATIVO).