Programa criado em 2003. Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MPS BR – NÍVEL F MPS BR – NÍVEL F CC 7/8 P51 Nível F
Advertisements

Análise e Projeto de Sistemas III
Gerenciamento de Projetos
Qualidade de Software Aula 7 / 2010
Tecnologia da Informação para Valor de Negócio
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Prof.ª Adriana dos Santos Caparróz Carvalho
MPS.BR Melhoria de Processo do Software Brasileiro
Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro
Reutilização de Software
Projeto em Engenharia de
Antonio Carlos Tonini Maio / 2004
Modelos de Maturidade.
Metodologia Versão 2 FSRS.
Reunião de Abertura – Avaliação MPS.Br
1 Avaliação MPS.BR [ Nome da Unidade Organizacional] [Data]
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Trabalho de Engenharia de Software II
Qualidade de Software Aula 7 / 2014/1 Prof. Dr. Luís Fernando Garcia
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Capacitação em Processos de Software
MPT.Br Benefícios qualidade visibilidade melhoria contínua custo/
Capability Maturity Model (CMM)
Gerenciamento de Projetos, MPS.BR e Qualidade em Software
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Trabalho de Qualidade de Software
Prof. Alexandre Vasconcelos
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Modelos de Maturidade de Processos de Software
[ Nome da Unidade Organizacional] [Data]
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Melhoria de Processo do Software Brasileiro
Reunião de Abertura – Avaliação MPS.Br
MPS-Br.
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Melhoria do processo de software brasileiro
QUALIDADE DE SOFTWARE & AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE SISTEMAS II
AVALIAÇÃO DE PROCESSOS
José Félix Bezerra.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
<Nome da Unidade Organizacional> <Data>
Jeneffer Cristine Ferreira
<Nome da Unidade Organizacional> <data>
Melhoria de Processo do Software Brasileiro
AVALIAÇÃO DE PROCESSOS DE SOFTWARE
PSM – Practical Software Measurement
Recife, 17 de janeiro de Melhoria de Processo do Software Brasileiro Cynthia Belleza Tópicos Avançados em Engenharia de Software 3 Participação Especial:
Prof. Fábio Botelho Metodologia de Desenvolvimento de Software - MDS Padrões de Processo de Software: CMMI.
Qualidade de Produtos de Software
QUALIDADE DE SOFTWARE Prof. Carlos Augusto da Costa Carvalho.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Melhoria de Processo do Software Brasileiro Aliny Figueirêdo Meira Recife, 2007.
ISO/IEC Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
PSDS com CMMI Nível 2 Dimitri de Almeida Malheiros Barbosa 27/03/2006.
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Lenylda Albuquerque ISO Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco.
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
1 Agosto 2013 Processo e Método de Avaliação MPS Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015.
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro Avaliação MR-MPS-SW [ Nome da Unidade Organizacional] [Data]
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão, aplicado na Homologação.
MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro Avaliação MR-MPS-SW [ Nome da Unidade Organizacional] [Data]
Melhoria de Processo do Software Brasileiro
UGF - Auditoria & Qualidade em Sistemas de Informação 1 Fornecimento de Software ISO/IEC Universidade Gama Filho Auditoria & Qualidade Em Sistemas.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

Programa criado em 2003.

Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo Federal

O Programa Ações: Capacitação e inovação; Mercado; Qualidade.

O Programa Ele é compatível com o modelo CMMI (Modelo de Maturidade) e é baseado nas normas ISO/IEC (Processo de Ciclo de Vida do Software) e ISO/IEC (Avaliação de Processos).

O Modelo Leva em consideração normas e modelos internacionalmente reconhecidos, boas práticas da engenharia de software e necessidades de negócios da indústria de software nacional, estabelecendo um caminho economicamente viável para pequenas e médias empresas.

O Modelo Serve para: Conhecer o fluxo de trabalho; Identificar oportunidades de melhorias; Definir papéis e responsabilidades; Unir pessoas e tecnologia.

O Modelo O modelo tem o foco nos processos de: Estabilidade; Funcionalidade; Interface intuitiva; Eficiência ; Manutenção; Portabilidade.

O Programa O programa MPS.BR é dividido em 3 modelos: Modelo de Referência – MR-MPS; Modelo de Avaliação – MA-MPS; Modelo de Negócio – MN-MPS.

Modelo de Referência (MR-MPS)

BASE TÉCNICA

7 NÍVEIS DE MATURIDADE

PROCESSOS DOS NÍVEIS DE MATURIDADE MR - MPS NÍVEL - G GERÊNCIA DE PROJETOS: Manter estratégias relativas as atividades, recursos e compromissos de um projeto; GÊRENCIA DE REQUISITOS: Foco no produto e componentes a serem desenvolvidos.

NÍVEL - F GERÊNCIA DE MEDIÇÃO: Coletar, armazenar e verificar dados; CONFIGURAÇÃO: Manter a integridade dos produtos de trabalho de todo o processo ou projeto e fornecer informações aos stakeholders; GARANTIA DE QUALIDADE: Fazer com que a execução dos processos e produtos de trabalho esteja de acordo com o planejado, obtendo padrões; PORTFÓLIO DE PROJETOS: Manter um projeto desde que seja necessário e sustente o atendimento dos objetivos estratégicos da empresa; AQUISIÇÕES: Estabelecer um acordo e negociando com clientes e fornecedores para que o produto atenda a expectativa de todas as partes envolvidas.

NÍVEL - E GERÊNCIA DE REUTILIZAÇÃO: Gerenciar o ciclo de vida dos ativos reutilizáveis como documentação ou software já em uso; RECURSOS HUMANOS: Recursos, conhecimentos e habilidades na integração de funcionários e qualidade em treinamento; PROCESSO ORGANIZACIONAL: Conjunto de processos aplicáveis as necessidades do negócio.

NÍVEL - D DESENVOLVIMENTO DE REQUISITOS: O que é funcional ou não, expectativas do cliente ao produto ou interface; INTEGRAÇÃO DO PRODUTO: Compor o produto o deixando íntegro e consistente com o projeto e que seus requisitos satisfaçam o ambiente alvo; VERIFICAÇÃO: Verificar cada processo se atende os requisitos definidos; VALIDAÇÃO: Fazer a confirmação através da validação se o produto ou componente está de acordo com o uso ou ambiente pretendido; PROJETO - CONSTRUÇÃO DO PRODUTO: Projetar, construir e por em prática novas soluções no atendimento aos requisitos.

NÍVEL - C GERÊNCIA DE RISCOS: Tem como principal objetivo a redução dos riscos na empresa através de sua identificação, análise e monitoramento; GERÊNCIA DE DECISÕES: Tem como objetivo a análise crítica nas decisões sendo formal no procedimento para avaliar alternativas disponíveis; DESENVOLVIMENTO PARA REUTILIZAÇÃO: Identificar reutilizações no sistema ativo da empresa e desenvolver novas oportunidades pela engenharia de aplicação.

NÍVEL - B GERÊNCIA DE QUANTIDADE E QUALIDADE: Evolução da gerência de projetos com novos resultados em atenção a gerência quantitativa e qualitativa, satisfazendo os atributos do processo.

NÍVEL - A EM OTIMIZAÇÃO: Processos dos níveis anteriores mais análise de desempenho para atingir a meta de satisfação e os atributos dos processos.

Método de Avaliação (MA –MPS)

Método de Avaliação (MA –MPS) Tem como objetivo orientar a Realização de avaliações com base Na norma internacional ISO/IEC 15504;

1.Contratar a Avaliação; 2.Preparar a realização da avaliação; 3.Realizar a avaliação inicial; 4.Documentar os resultados da avaliação 4 Subprocessos:

Método de Avaliação Constatar a avalição Preparar para a realização da avaliação Realizar a avaliação Documentar os resultados da avaliação 1- Pesquisa de instituições avaliadoras 2- Estabelecer contrato 1- Viabilizar a avaliação 2- Planejar a avaliação 3- Preparar a avaliação 1- Conduzir a avaliação inicial 2- Avaliar a execução do processo de avaliação 1- Relatar Resultados 2- Registrar os resultados

Modelo de Negócio (MN-MPS)

Implantação seguindo o MR-MPS; Avaliação seguindo o MA-MPS pelas Instituições Avaliadoras; Certificação de Consultores de Aquisição (CA); Programas anuais de treinamento Modelo de Negócio

Modelo de Negócio Cooperado (MNC-MPS) Modelo de Negócio Específico (MNE-MP)

Vantagens e Desvantagens

Vantagens Modelo de processo mais rápido para ser adquirido; Adequado à realidade brasileira e mais acessível do que os modelos de projeto como CMMI; Possui sete níveis de maturidade; A implantação é mais gradual adequada às micro, pequenas e médias empresas; Possui compatibilidade com CMMI, facilitando a obtenção do certificado, avaliação periódica das empresas (de 2 em 2 anos) e definição; Implementação e avaliação do MR-MPS em empresas baseada em forte interação Universidade-empresa, o que incentiva o desenvolvimento tecnológico e de negócios.

Desvantagens Mesmo tendo como foco do MPS.BR, as micro, pequenas e médias empresas alcançarem a qualidade nos processos e nos produtos desenvolvidos e também servindo como uma alternativa para o CMMI, a certificação não é competitiva o suficiente para tornar a empresa competitiva internacionalmente.

Exemplos

CONCLUSÃO A melhoria dos processos de softwares é uma necessidade cada vez maior nas empresas de TI, e diante desta realidade, esta certificação é uma maneira de alcançar a maturidade dos processos e melhorar seu nível de qualidade. Sendo muito bem aceita no mercado nacional, ainda não é reconhecida internacionalmente com o mesmo peso de outras certificações mais conhecidas, mas mostra o interesse das empresas em otimizar seus produtos.

Obrigado.