CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA UM PROJETO PEDAGÓGICO COMPATÍVEL COM O MUNDO ATUAL: CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS Dra. Nadia Bossa www.nadiabossa.com.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Letramento: um tema em três gêneros
Psicologia e práticas educativas.
Enquanto isto na roça....
PSICOLOGIA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
A ciência é uma metamorfose do senso comum....
POTENCIAL INTELIGENTE
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
ALFABETIZAÇÃO & LETRAMENTO
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Tradução e adaptação, Ana Luiza Navas
O que é Dislexia? Dislexia é uma falta de habilidade na linguagem que se reflete na leitura.
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Projeto CUCA LEGAL OBJETIVO GERAL: PROVER EDUCAÇÃO SOBRE SAÚDE MENTAL PARA DIMINUIR O ESTIGMA EM RELAÇÃO AOS TRANSTORNOS MENTAIS NAS ESCOLAS OBJETIVOS.
Unidade de Neuropsicologia Clínica
CEAD – centro Estadual de Apoio ao Deficiente. Marta Isabel da Silva Neto Marta Isabel da Silva Neto Agosto, Agosto, 2010.
  Reabilitação cognitiva nos Transtornos de Aprendizagem.
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Behaviorismo.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
A partir do momento em que busca construir uma compreensão mais integradora do fenômeno da aprendizagem, o olhar psicopedagógico pode sustentar, tanto.
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
Pós-graduação em Neuropsiquiatria da Infância e Adolescência – FM/UFG
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Demandas da equipe multiprofissional no cuidado à criança e ao adolescente com câncer em situação de dor Maria José Menossi.
VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
PSICOMOTRICIDADE.
PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA.
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Transtornos da Aprendizagem
Educação Especial e Inclusiva I Prof. Gilca
Doença Mental Definição Médica
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
DIFICULDADES DE APRENDIAZGEM
Inteligências Múltiplas e distúrbios de Aprendizagem
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Plasticidade Cerebral
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Educação Especial Aula 9
JOVENS E ADULTOS COMO SUJEITOS DE CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Universidade Estadual de Feira de Santana
Inteligência: avanços nos modelos teóricos e nos instrumentos de medida. PRIMI, R.
Educação e clientela escolar
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
Mitos sobre o ato de escrever
PEI – Programa Educacional Individualizado
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
Dislexia.
Introdução à Inteligência Artificial
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
TRANSTORNOS MOTORES Transtorno do desenvolvimento da coordenação
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Psicologia da Educação
DISLEXIA e OUTROS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
Aprendizagem da matemática
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA UM PROJETO PEDAGÓGICO COMPATÍVEL COM O MUNDO ATUAL: CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS Dra. Nadia Bossa

Dra Nadia Aparecida Bossa Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em Psicologia da Educação PUC-SP, Neuropsicóloga, Psicopedagoga, Psicóloga, Pedagoga. C.E.A.P.P Centro de Estudos e Atendimento Psicoterápico e Psicopedagógico Fone: (11) Profa. Dra. Nadia Aparecida Bossa Autora dos Livros: - Fracasso Escolar: um olhar psicopedagógico; - Dificuldades de Aprendizagem: o que são ? como tratar ?; - A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática; - Avaliação Psicopedagógica da Criança de 0 a 6 anos; - Avaliação Psicopedagógica da Criança de 7 a 11 anos; - Avaliação Psicopedagógica do Adolescente; - Entre outros.

Nadia Aparecida Bossa instituição subordinada a um ideal imaginário de um mundo melhor A pergunta que se tem feito é: - Qual a escola ideal? Escola Escola => Contexto escolar

Nadia Aparecida Bossa “ a realidade responde na língua em que é perguntada ”. Quando a pergunta a ser feita é: - Qual é o ideal da escola? Contexto escolar

Nadia Aparecida Bossa Funções da Escola Hoje Educar Promover Desenvolvimento Democratização do Conhecimento produzido Construir/Transmitir Conhecimentos Ensinar Valores Formar Cidadão Favorecer Aprendizagem Construir um projeto de vida para o ser humano em suas relações sociais e com a natureza O que é aprendizagem?

Nadia Aparecida BossaAprendizagem   a aprendizagem é a principal atividade da escola, sua função é propiciar a assimilação das formas de consciência social mais desenvolvidas - a ciência, a arte, a moralidade, a lei.   A aprendizagem deve promover a incorporação dos conhecimentos e desenvolver as habilidades relacionadas as formas de consciência social e as capacidades construídas historicamente para desenvolver o conhecimento teórico. (conhecimento teórico = abstração substancial, generalização e conceitos teóricos)

Nadia Aparecida Bossa   Um projeto pedagógico Compatível com o Mundo Atual deve formar um ser humano capaz de regular seus atos pelo pensamento, projetar ação, idealizar, planejar o futuro e realiza-lo.   Deve portanto, promover um bom funcionamento da função executiva.   Através das neurociências encontramos caminhos para operacionalizar o projeto pedagógico. Contribuições da Neurociência

Nadia Aparecida Bossa  Aprendizagem ocorre no cérebro.  Experiências precoces afetam a arquitetura cerebral, estabelecendo um alicerce frágil ou forte para a construção de todo o aprendizado.  Aprendizagem produz modificações estruturais no cérebro. Aprendizagem nas Neurociências

Nadia Aparecida Bossa Genética + Ambiente = Competências   Ao longo do desenvolvimento se constroem as competências.   O aprendizado deve levar ao desenvolvimento de capacidades especificas pela modificação da eficiência sináptica e das conexões anatômicas pré-existentes.

Nadia Aparecida Bossa Os conhecimentos não surgem dissociados da atividade cognitiva do sujeito. Usamos “conhecimento” para designar tanto a realidade, quanto o processo pelo qual se obtém esse resultado (ou seja, as ações mentais) REALIDADE SujeitoConhecimento MENTE h2 = a2 + b2 Como se constrói conhecimento?

Nadia Aparecida Bossa Sintoma Escolar => entrave que leva ao fracasso escolar determinação cultural => contexto escolar condições de possibilidade => contexto individual contexto familiar determinação cultural condições de possibilidade na singularidade { Fracasso Escolar Sintoma

Nadia Aparecida Bossa   Os transtornos específicos de aprendizagem tem sua causa no neurodesenvolvimento.   São aqueles em que a quebra no padrão esperado de aprendizagem não decorrem da falta de oportunidades ou instrução inadequadas. Transtornos Específicos de Aprendizagem

Nadia Aparecida Bossa Dificuldade de aprendizagem Abrange um grupo heterogêneo de fatores que podem alterar a capacidade de aprendizagem e que não são relacionados as condições neurológicas para aprender. Dificuldade de Aprendizagem X Transtorno de Aprendizagem

Nadia Aparecida Bossa Dificuldade de Aprendizagem X Transtorno de Aprendizagem Transtorno de aprendizagem Afecção de natureza neurobiológica, relacionada a inabilidades especificas (como leitura, escrita, matemática), em indivíduos que apresentam uma performance significativamente abaixo do esperado para seu nível de desenvolvimento, escolaridade e capacidade intelectual.

Nadia Aparecida Bossa Critérios Diagnósticos: Dificuldades no aprendizado e uso de habilidades acadêmicas; As aprendizagens são significativamente abaixo do esperado para a faixa etária com marcada interferência nos aspectos educacionais; As dificuldades de aprendizagem iniciam durante os primeiros anos escolares (podem ser percebidas apenas quando as demandas escolares se tornam mais complexas); As dificuldades de aprendizagem não são consequência de deficiência intelectual, diminuição da acuidade visual e auditiva, transtornos mentais, doenças ou traumas neurológicos, problemas sociais e/ou educacionais. Transtornos Específicos de Aprendizagem

Nadia Aparecida Bossa Transtornos Específicos de Aprendizagem - Transtorno da leitura (dislexia) - Transtorno da matemática (discalculia) - Transtorno da expressão escrita (disgrafia e ou disortografia) - Transtorno da aprendizagem sem outra especificação

Nadia Aparecida Bossa Domínios: Leitura, Velocidade, Fluência, Soletração, Compreensão e interpretação de textos, Escrita (copia, ditado, redação) Com prejuízo em leitura e escrita

Nadia Aparecida Bossa Com prejuízo na matemática - Discalculia DSM-5 Inabilidades linguísticas relacionados à compreensão de termos matemáticos e a conversão de problemas escritos em símbolos matemáticos, Inabilidades perceptivas relacionadas à capacidade de reconhecer e entender símbolos e ordenar agrupamentos de números, Inabilidade nas operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação, divisão e sequência nas operações básicas), Dificuldade em lidar com a magnitude numérica, Dificuldade na memória de trabalho.

Nadia Aparecida Bossa Com prejuízo na expressão escrita Habilidades de escrita correlacionam-se com a leitura, entretanto para algumas crianças a compreensão da leitura ultrapassa em muito a capacidade de expressar pensamentos complexos. Impacto na vida acadêmica e a escrita na vida cotidiana

Nadia Aparecida Bossa Com prejuízo na expressão escrita Aspectos:   Soletração ineficiente (Por exemplo: caza/casa, caxecol/cachecol, flor/flo, lousa/loussa),   Erros gramaticais e de pontuação,   Clareza ou organização na escrita (muitas vezes com lacunas de ideias). Pode estar associada a outro transtorno de aprendizagem:

Nadia Aparecida Bossa Com prejuízo na expressão escrita Disgrafia Alteração da escrita ligada a problemas percepto-motores. A dificuldade de integração visuo-motora dificulta a transmissão de informações visuais ao sistema motor. Pode ocorrer em indivíduos sem déficit cognitivo, sendo assim reflete-se na qualidade da escrita, do traçado (irregular) e forma das letras (disforme e com palavras rasuradas). Deste modo, trata-se de uma desordem do tipo funcional a qual afeta a qualidade da escrita (traçado e grafia).

Nadia Aparecida Bossa Com prejuízo na expressão escrita Disortografia Alteração especifica que afeta a escrita da criança, independentemente da sua inteligência, ensino e oportunidades. Observa-se tal característica na correção ortográfica e construção de textos escritos e não apenas da qualidade da grafia. Esta desordem afeta as aptidões da escrita e traduz-se por dificuldades persistentes e recorrentes na capacidade da criança em compor textos escritos.

Nadia Aparecida Bossa C.E.A.P.P Centro de Estudos e Atendimento Psicoterápico e Psicopedagógico Fone: (11)