Entrevista.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
Elaboração de Instrumentos Objetivos Critérios
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS – AULA 3
Consentimento Livre e Esclarecido
Sumário – Metodologia/21-06
Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Bioestatística Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Bioestatística.
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
Projeto Introdução Modalidade Tema Problemática
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
QUESTIONÁRIOS Prof. Adalberto.
Instrumentos da Pesquisa Qualitativa
Quantitativa e Qualitativa Marketing/Produto/Serviço
Métodos de Investigação
O TRABALHO COM PROJETOS
Princípios Gerais para Execução do Trabalho de Campo
Pesquisa de mercado e comportamento
Questionário Sociolinguístico
VISITA DOMICILIAR CONSULTA DE ENFERMAGEM
Práticas Investigativas
Resumo do curso Prof. Natalia Braguez.
2.1. O USO MERCADOLÓGICO DA DISCUSSÃO EM GRUPO c
A COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS:
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS DE PESQUISA
Entrevista Psicológica no Idoso
Grupo Focal Material apresentado de discutido na disciplina Avaliação de serviços e programas de saúde[senso estrito] Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos.
Coletando informações
Psicologia Jurídica Instrumentação Profissional para Psicólogos
O trabalho de campo.
OFICINAS EM DINÂMICA DE GRUPO
DESENHO DA PESQUISA - exemplo
ENTREVISTA CLÍNICA INICIAL
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO
Entrevista.
TEMA E PROBLEMA.
PROCESSO SELETIVO.
Situação de Aprendizagem
Técnicas de Coleta de Dados
Entrevista. Muito utilizada nos estabelecimentos de saúde, na área clínica Os profisionais de saúde rotineiramente entrevistam seus pacientes/clientes.
PESQUISA DE MARKETING 9a Aula
PESQUISA DE MARKETING Prof.Ms. Gilberto Zardo.
Fundamentos do Psicodiagnóstico
Projeto de Pesquisa FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Escolha do Tema
Prática Investigativa 2
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
ENTREVISTA NÃO ESTRUTURADA
Instrumentos da Pesquisa Qualitativa
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Avaliações analíticas Entrevistas Questionários Revisões do especialista (inspeções) Revisões do especialista (walktroughs)
UNICERP GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC-CG COMPONENTE CURRICULAR: SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DOCENTE: LÍDIA MARIA ALBUQUERQUE ANAMNESE.
Observação Direta Intensiva e Observação Direta Extensiva
Acto ou efeito de entrevistar; declarações que um jornalista obtém de alguém, e depois faz publicar. Conhecimento mais profundo de alguém ou de algum.
Coleta de dados Entrada no Campo.
A coleta de dados. Tipos de dados coletados Dados Verbais: Escritos (são mais reflexivos e longos)  Na forma de documentos;  Depoimentos escritos; 
Coleta de dados de pesquisa acadêmica: Entrevista e Questionário
UFSC CAD/CSE PNAP Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen Conteudista: Profa. Liane C. H. Zanella.
Estágio Supervisionado II Curso de Administração 2ª/2010
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
PESQUISA DE CAMPO Definição Objetivo Fases da Pesquisa
PESQUISA QUALITATIVA MÉTODOS, TÉCNICAS, INSTRUMENTOS.
MÉTODO CIENTÍFICO CORPO DE INFORMAÇÕES HIPÓTESES EXPERIMENTAÇÃO
Metodologia da Pesquisa Prof.ª Marilena Olga Koch
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Dra. Janice Janissek de Souza. Observação Participante História de Vida Entrevista MÉTODOS/TÉCNICAS COLETA INFORMAÇÕES QUALITATIVAS.
Pesquisa de Mercado Profª. Ms. Rosani Gardin.
Transcrição da apresentação:

Entrevista

Entrevista Muito utilizada nos estabelecimentos de saúde, na área clínica Os profisionais de saúde rotineiramente entrevistam seus pacientes/clientes visando obter subsídios para o diagnóstico e a definição da intervenção terapêutica Utilizada também para a seleção de pessoas Na pesquisa científica é utilizada para coleta de dados

Interação entre duas ou mais pessoas Conversação que tem um propósito definido, que valoriza o uso da palavra símbolo e signo, por meio do qual os interlocutores buscam dar sentido à realidade que os cerca.

Entrevista na pesquisa Obtem dados que: poderiam ser obtidos por meio de outras fontes (censos, registro civil, atestado de óbito, etc) e se referem diretamente ao entrevistado: idéias, representações, sentimentos, valores, opiniões, história de vida, etc.

Pode ser caracerizada como: Sondagem de opinião Entrevista semi-estruturada Entrevista aberta ou em profundidade Entrevista focalizada Entrevista projetiva

Contexto da entrevista Quem é o entrevistador? Quem é o entrevistado? Como foi selecionado? Critérios de inclusão e exclusão Definição da amostra: nº, meio social, individual ou em grupo, aleatório ou intencional, Como serão acessados ? Como será feito o contato ? Quem intermediará? Onde será realizada a entrevista?

Cuidados na entrevista Antes: Objetivos claros Elaboração do instrumento da entrevista Pré teste do instrumento Definição e teste da forma de registro da entrevista Durante: Apresentação, esclarecimento dos objetivos da pesquisa, dos procedimentos, garantia de anonimato, respeito à Res 466/2012 – Ética em pesquisa envolvendo seres humanos Postura do entrevistador

Ética em pesquisa Res 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde Proteção aos sujeitos de pesquisa Direitos do participante de pesquisa: respeito à autonomia, informação sobre a pesquisa e os procedimentos a serem realizados, privacidade, anonimato, desistência inócua a qualquer tempo, ser ressarcido de despesas decorrentes da participação na pesquisa, etc

Tipos de entrevista Fechada ou questionário Semi-estruturada Aberta, não estruturada ou não diretiva Pesquisa em grupo Grupo focal Brainstorming ou chuva de ideias Sistematização de experiências

Entrevista fechada ou estruturada Estruturação rígida do roteiro Pouco espaço pra a fala espontânea do entrevistado Geralmente pressupõe um conhecimento prévio do pesquisador sobre o assunto Por ex.: O que você mais valoriza na alimentação? a) nutrientes do alimento b) sabor do alimento c) quantidade de alimento disponível d) comensalidade

Semi-estruturada Mais flexível, com perguntas abertas e fechadas Apoio na sequencia das questões Na análise, cuidado para não se restringir apenas aos temas previamente estabelecidos P ex: O que você acha que é uma boa alimentação?

Aberta São menos estruturadas e podem abranger somente um ou dois aspectos Por ex: Este estudo é sobre o que as pessoas pensam sobre a alimentação. Você poderia falar sobre sua experiência em relação à alimentação ? Ou: me fale sobre o significado da alimentação para você Este tipo de questão permite obter informações diferentes das alternativas apontadas pelo pesquisador no questionário fechado, como por exemplo: sociabilização, mesa farta, tradição, lembranças da infância, colorido, etc Perguntas adicionais podem ser feitas a partir das respostas do entrevistado, para esclarecimentos e aprofundamento

Entrevista clínica Interação social Algumas regras sociais de etiqueta não são utilizadas, a conversa é predominantemente unidirecional e o relacionamento é profissional. Delimitação do tempo, lugar e frequência da interação.

Entrevista clínica Qual o objetivo da entrevista? Quem é o entrevistado? O próprio paciente ou seu responsável/cuidador? Roteiro Dados pessoais e sócio-econômicos Anamnese nutricional História pregressa Dinâmica familiar Cultura, hábito alimentar, crenças Hábitos: atividade física, uso de tabaco, álcool e drogas Problemas de saúde, queixas Exame físico: Antropometria, condições de pele, cabelos e unhas,

Entrevistas individuais ou grupais Individual: objetiva conhecer significados e visões em profundidade e detalhamento. Preferida quando aborda temas delicados ou por característica e condições do entrevistado. Mais fácil de agendar Grupal: utilizada em temáticas de interesse público, em pesquisa de mercado, que não têm caráter íntimo. Ex: grupo focal (entrevistador como facilitador – análise do grupo) e entrevista grupal (conhecer opinião e comportamentos do indivíduo no grupo – análise individual, da pessoa no grupo)