ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) 9 8105 1952 Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
CURRÍCULO EM FOCO.
A Escola pode resgatar a Cidadania?
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Pedagogia da Pesquisa-Ação
Laboratório de Ensino de Química 1
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
PLANEJAMENTO ORIENTADO À GESTÃO EMPREENDEDORA
Coaching lcz.
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
Desenvolvimento de Pessoas Organizações que Aprendem
Intervenção Participativa dos Atores: uma abordagem pedagógica para fortalecer o poder local i n p a.
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
EDUCAÇÃO EM SAÚDE Profª. Mayara Thomaz.
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
RMP Consultoria de Negócios
Avaliação Mediadora: uma prática em construção
Desenvolvimento Gerencial – Funcoge
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gestão por Competências
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
Administração de Recursos Humanos II
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
Instituição de Ensino São Francisco
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
C É L U L A R RECURSOS HUMANOS Competências.
APRENDIAGEM E EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
O GESTOR Habilidades: Ser capaz de analisar permanentemente os contextos interno e externo, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente.
APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS
GESTÃO : PLANEJAMETO/ADMINSTRAÇÃO
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Poder, Cultura e Mudanças nas Organizações Profª. Drª. Rosa Maria Fischer.
Itens no plano de aula Data: 14/08/2015 Duração: 6 aulas de 45 minutos
Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro.
Matriz de avaliação processual
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
Transcrição da apresentação:

ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos. PROCESSO GRUPAL Pessoas. Princípios. Propósitos. Processos. Metas. Resultados. O PROBLEMA MORAL Autoridade. Poder. Política. Gestão. Liderança. Desempenho. EQUIPES DE TRABALHO Porque trabalhamos juntos, e como o fazemos. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Política. Poder. Cultura. Desempenho. PARADIGMAS DA COMPLEXIDADE Reduzir para compreender. Reunir para interpretar. APRENDENDO A FAZER Apresentações. Representações. Fragmentos. PRÁXIS Técnica. Ética. Disciplina. Resiliência. Método. PROCESSO ESTRATÉGICO Gestão. Liderança. Ética. Eficiência. Eficácia. O PROBLEMA ÉTICO Verdade. Arbítrio. Autonomia. Ética. Educação. Aprendizagem. GRUPOS OPERATIVOS Papéis. Fenômenos. Gênese. CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Mobilização. Construção. Expressão. Síncrese. Análise. Síntese. Diálogo. Dialética. APRENDENDO A PENSAR Cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão. Quais são os valores que importam, e por que. COMPETÊNCIAS APLICADAS COMUNICAÇÃO: Apresentar, analisar e fundamentar ideias, mediante argumentos lógicos e poder de síntese. FLEXIBILIDADE: Reestruturar padrões de atitude e reposicionar-se sempre que necessário. CRITICIDADE: Avaliar o próprio comportamento, o dos outros, o do grupo, as situações e as ideias, julgando-os com clareza, objetividade e sensatez, dando e recebendo feedbacks construtivos. INICIATIVA: Agir oportunamente frente a diferentes situações, visando os propósitos estabelecidos. RELACIONAMENTO: Perceber os fenômenos psicosociais e agir com ponderação diante de conflitos, considerando valores pessoais e organizacionais. CRIATIVIDADE / INOVAÇÃO: Construir, de forma coletiva e compartilhada, soluções inovadoras para produtos, serviços e formas de comportamento individual e organizacional, estabelecendo novas relações entre fatos e contextos, e integrando Pessoas, Princípios, Propósitos, Metas e Resultados. COMPETÊNCIAS APLICADAS LIDERANÇA: Influenciar pessoas, de forma não coercitiva, na busca do atingimento de objetivos. DECISÃO: Selecionar alternativas e propor soluções de forma ágil e consequente. PLANEJAMENTO: Elaborar plano de ação exequível e ajustável a situações imprevistas, organizando elementos de trabalho de forma prática e funcional. ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO: Controlar o tempo, utilizando-o de forma produtiva e útil para todos. CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: Intervir cooperativamente no processo grupal, estimulando-o por meio do questionamento, da problematização, da valorização de experiências e contribuições, mediando conflitos e coordenando as atividades de forma a favorecer a aprendizagem e o trabalho. METODOLOGIA / DIDÁTICA: Planejar, preparar e conduzir atividades de ensino e aprendizagem, conectando a Educação Corporativa aos objetivos estratégicos, táticos e operacionais da Organização. Formação e Desenvolvimento de Líderes-Educadores Mapa Conceitual Com base no Conhecimento Aplicado, a Escola desenvolve um conjunto de competências necessárias à construção compartilhada do futuro, capazes de influenciar as relações de trabalho, a produtividade, a vida em grupo e a própria realização humana – de forma ética, sustentável, continuada e permanente. Por meio de cursos, palestras, seminários e oficinas, sequenciais ou singulares, o Programa consolida e integra ações de desenvolvimento pessoal e profissional, com o propósito de fortalecer a resiliência, a autoestima e a capacidade criativa, expandindo as fronteiras mentais, intelectuais, cognitivas, afetivas e emocionais. éγνώθι σαυτόν O CONHECIMENTO APLICADO - Práxis – - Poiesis - O CONHECIMENTO REFLETIDO A Ética: os fins A Técnica: os meios