Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.

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Transcrição da apresentação:

Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção de instância decisória informal – Colegiados Colegiados de docentes (13 de todos os cursos em 2009) Posteriormente colegiados de curso (11 especialistas em 2016) Projetos Político Pedagógico prontos em 2009 Mudanças em função do perfil dos docentes e alunos (2 especialistas!!!)

Prof. Luciano Allegretti Mercadante Projeto Político Pedagógico Mudanças partiram de necessidades de adequação  Missão e visão de futuro da FCA – definida pela comunidade  Adequação para reconhecimento do CEE (6 docentes especialistas em 2011) Adequação para reconhecimento pelo CEE Projeto Político Pedagógico dos cursos Ciências do Esporte, Nutrição, Engenharias de Manufatura e de Produção, Administração Pública e Privada (7/13 docentes especialistas em 2011)

Prof. Luciano Allegretti Mercadante Fatores que colaboraram com a necessidade de re- construção do PPP  Que profissional queremos formar? Perfil do Egresso  Como adequar os conteúdos ao novo perfil?  Como atuar com baixo número de docentes poucas condições de infraestrutura e grande número de alunos por sala? “... do projeto inicial para o projeto possível” Participação inicial de TODOS os docentes foi NECESSIDADE, mas foi fundamental para o futuro do NDE

Prof. Luciano Allegretti Mercadante Fatores de ordem didática  Trabalho coletivo – construir relações interdisciplinares inicialmente também foi NECESSIDADE  Perfil do aluno ingressante  Novas formas de comunicação com o conhecimento científico  Média de idade de 18 anos, grande mobilidade  Insatisfação como o sistema de ensino: saber sem sentido prático  Formação Humanista da FCA – Núcleo Geral Comum  Primeiras discussões com os alunos sobre as razões e sobre encaminhamento de soluções Mostraram ser possível a construção coletiva para solução de problemas didático-pedagógicos

Prof. Luciano Allegretti Mercadante 1ª reestruturação dos PPPs  Revisão realizada apenas por docentes durante 2011  Submetida para aprovações em 2012, aprovada para o catálogo de 2013  Grandes mudanças no perfil do egresso, nas relações teoria-prática e avanços quanta a interdisciplinaridade

Prof. Luciano Allegretti Mercadante Construção dos NDEs Portaria CCG Instituidos na FCA em março 2013 Regulamento maio Aprovação Parecer CG 113/13 Composição Coordenador Associado do Curso (presidente) + 5 docentes Discentes 2 titulares e 2 suplentes Atribuição principal Responsável pela adequação PERMANENTE do Projeto Político Pedagógico

Prof. Luciano Allegretti Mercadante Adequação PERMANENTE do Projeto Político Pedagógico Construir uma via de mão dupla PPP CURSO Realizar o levantamento de problemas pedagógicos Promover discussões entre docentes e entre docentes/discentes Compreender as novas demandas desta geração de alunos quanto a relação com o saber Tornar os conteúdos significativos Discutir novas metodologias de ensino-aprendizagem Construir novas relações teoria-prática

Prof. Luciano Allegretti Mercadante Mudanças de paradigmas Ideias que fundamentam o que eu faço, determinam os comos !!!! Início das discussões coletivas e do Planejamento Pedagógico da FCA –Constatação da dificuldade de “transmissão de conteúdos” por aulas expositivas, somado aos resultados ruins na avaliação –Levantamento das possibilidades de novas metodologias ativas – aluno como protagonista do processo de ensino-aprendizagem –Processo de formação continuada dos docentes

Prof. Luciano Allegretti Mercadante Mudanças de paradigmas Resultado da avaliação externa da Unidade Início de 2014 Muitas atividades em sala de aula, sem tempo para atividades significativas Critérios de avaliação docente voltados apenas para pesquisa Falta de formação continuada para docentes interessados em contruir novas práticas pedagógicas e avaliações Grande entrave na relação aluno/docente ~ 26 alunos por docente

Prof. Luciano Allegretti Mercadante Mudanças de paradigmas Ações imediatas Revisão dos conteúdos por blocos de conhecimento Investimento no processo de avaliação – novos instrumentos além das provas Discussão e revisão dos planos de ensino – processo colaborativo e atividades comuns a mais de uma disciplina Trabalho por projetos x dificuldades na avaliação docente – construção de projetos do curso e não somente de disciplinas

Prof. Luciano Allegretti Mercadante Propostas de funcionamento do NDE Duas reuniões ordinárias por semestre – antes do início e no final Reuniões extraordinárias com professores dos mesmos eixos norteadores descritos no PPP Informações sistematizadas das avaliações institucionais de curso e de disciplinas (sucessivas aos colegiados de curso mensais)

Prof. Luciano Allegretti Mercadante Resultados imediatos Construção de novas relações didático-pedagógicas entre docentes, pela formação de grupos colaborativos com os mesmos interesses Participação efetiva dos alunos em geral nos processos, superando a participação de “iluminados” Construção de vários eventos internos e de extensão envolvendo conjunto de disciplinas Melhores resultados nas avaliações internas e externas – ENAD, Guia do Estudante e relação candidato-vaga no vestibular

Prof. Luciano Allegretti Mercadante Necessidades de mudanças na estrutura da Universidade Novas práticas pedagógicas necessitam de investimento em tempo – Valorização do trabalho docente FCA foi construída para ser diferente em vários aspectos burocráticos (sem departamentos, interdisciplinar, poucos docentes...) Porém, responde aos mesmos critérios de avaliação

Prof. Luciano Allegretti Mercadante Necessidades de mudanças na estrutura da Universidade Devo ou não investir no Ensino? Consequências da opção? Pesquisa sem ensino é possível? Com qualidade? Novo Projeto POLÍTICO Pedagógico da UNICAMP Político por que é uma opção política !!! Iniciar as discussões nesse sentido

Prof. Luciano Allegretti Mercadante Ver a UNICAMP alcançar o lugar que merece Investindo num modelo novo que trabalhe com ensino-pesquisa-extensão JUNTOS Respeitando docentes tenham diferentes atuações e vocações, mas pelo trabalho coletivo- colaborativo Obrigado