Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Advertisements

A crise mundial de confiança nas empresas:
GOVERNANÇA CORPORATIVA Marcelo M. Bertoldi
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Conceitos de Governança Corporativa
Marcos Históricos da Governança Corporativa
Estrutura de Poder e Práticas de Governança
Administração Estratégica
Pós-Graduação - EAD FACINTER
Parte 2 – Marcos Regulatórios Prof. Luís Fernando Garcia
MATERIAL DE APOIO AO CHAT TÓPICOS RELEVANTES PARA O CONSELHO FISCAL
LUGAR DAS RP NO MARKETING
MÓDULO: ORÇAMENTO EMPRESARIAL
A Responsabilidade Corporativa Natura
Sustentabilidade e a Opção pelo Mercado de Capitais
Área de Negócios de Exploração e Produção
BenefícioMútuoGestãoResponsável do Produto Boa Conduta Empresarial A contribuição do RI na Comunicação Corporativa 6o. Encontro Nacional de Relações com.
Planejamento Estratégico do PGQP
Balanced Scorecard BSC
Patrick de Larragoiti Lucas
Conflito de Interesses
La Supervisión de los Custodios en Brasil Aspectos Legales.
QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
Paulo de Sousa Oliveira Junior
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Governança Corporativa
Gestão de Projetos.
GTI Claudia Salles Haddad
Governança Corporativa
GOVERNANÇA CORPORATIVA
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
1 Fórum Nacional da Previdência Social A gestão da Previdência Social: uma questão de governança Peter Spink Brasília – DF 10 de maio de 2007.
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
Bruno Sardinha Carlos Oliveira Victor Braga
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Luiz Henrique Valverde.
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
1 – GOVERNANÇA CORPORATIVA A COMPOSIÇÃO DO SEU CONSELHO É ADEQUADA PARA O DESAFIO.
Gestão Financeira Aulas 2 e 3
CONSELHEIROS FORMAÇÃO DO CONSELHEIRO OBJETIVOS Levar o novo conselheiro a: tomar decisões no âmbito da gestão, com base nos princípios da excelência.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
A Função Controle como Ferramenta da Governação Corporativa João Verner Juenemann.
Ombudsman JULHO Julho 2005 Ombudsman 2 OBJETIVOS Representar e defender os direitos de: Clientes Parceiros comerciais Funcionários.
História Foi criada em outubro de 1953 com o objetivo de executar as atividade do setor petroleiro do Brasil em nome da União. Ao Longo de 5 décadas, tornou-se.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Tópicos Contemporâneos de Administração
Princípios e Objetivos da Administração Financeira
Mercado do Títulos Público
Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.02 1 Orçamentos Capítulo 2.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Governança Corporativa
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Balanced Scorecard.
Governança Corporativa: Perspectivas no Brasil ? Prof.Ms. Delmário UNINOVE/2009.
AUDITORIA Fabiana Leal.
ISO 9000.
Alfredo Setubal Diretor de Relações com Investidores 25 de agosto – São Paulo Banco Itaú Holding Financeira S.A.
Consultoria Empresarial e Educacional
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
MERCADO DE CAPITAIS BM&FBOVESPA é o maior pólo do mercado de venda e compra de ações da América Latina. Movimentação diária em média superior a R$ 6 bilhões,
Memória de Aula 3 Memória de Aula 1 MEMÓRIA DE AULA 1 Introdução, conceitos e valores da Governança Corporativa Objetivos das Corporações, Conceitos, Valores,
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
Bolsa de valores 1 O mercado da bolsa de valores é aquele em que se compram e vendem valores mobiliários através das instituições do sistema de distribuição.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Sylvio Augusto De Mattos Cruz
“ GOVERNANÇA CORPORATIVA : EVOLUÇÃO E FUNDAMENTOS”
POLÍTICA DE INVESTIMENTOS: Governança e Gestão José Carlos Sampaio Chedeak Coordenador Geral de Monitoramento de Investimentos – CGMI/DIACE Maio
Seminário Avançado - Eletiva A Governança Corporativa.
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
CONSULTORIA INTERNA EM RH
Transcrição da apresentação:

Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos dadas pelo pai de Jean – Pierre na Vila Mariana – São Paulo. A empresa começou a crescer na segunda metade da década de 70, quando adotou o sistema de venda direta. Foram formada novas sociedades e surgiram 4 empresas de distribuição e uma indústria de maquiagem. Mais tarde após a saída de Jean as empresa se fundiram. Nos anos 90 a empresa figurava entre as quatro maiores do setor.

Natura e a Governança Após 15 anos da contratação de uma auditoria externa, o início da implantação da governança, no ano de 2004 a Natura Cosméticos abriu seu capital de acordo com o seguimento de listagem do “Novo Mercado” destinado a negociação de ações emitidas por companhias que se comprometem voluntariamente com a adoção de práticas de governança adicionais em relação ao que é exigido pela legislação.

Cronograma de Implantação: 1989: iniciou se o processo de abertura do capital com a contratação da auditoria interna; 1998: foi criado o conselho de administração e o programa de Stock Option 1999: o comitê de auditoria de administração de riscos; 2000: implementou um amplo programa de aperfeiçoamento dos controles internos; 2001: a Natura iniciou a publicação do relatório de administração e criou o Comitê de Recursos Humanos; 2003: análise das oportunidades do mercado Prêmio Abrasca / “Melhor Relatório Anual”; 2004: abertura de Capital / Novo Mercado.

Porque implementaram? A governança corporativa da Natura visa não só a garantia de retorno dos investidores, mas também os benefícios aos outros públicos relacionados à empresa, como funcionários, colaboradores, fornecedores, clientes, comunidade do entorno, meio-ambiente e sociedade. “ Trata-se de um conceito mais amplo. A Natura busca prover retorno a todos estes públicos”.

Natura X Exigências do Novo Mercado Algumas práticas da empresa: Abertura nas demonstrações financeiras Ampla informação sobre a remuneração dos executivos Cálculo do custo das opções Fluxo de caixa e DVA desde o IPO (Initial Public Offering) Conferences com presidente, diretor financeiro e equipe de RI Site de RI com boa estrutura Pesquisa independente de satisfação dos clientes da área de RI uma vez por ano Reuniões one on one em 2007:441 Instituições diferentes contactadas em 2007:364 Natura's day com CEO

Estrutura Atual Hoje, a Natura estrutura a governança corporativa a partir do Conselho de administração que, com sete membros, dos quais três são independentes, atua instrumento de garantia de retorno aos acionistas e de garantia que os interesses de todas as demais partes sejam respeitados pela companhia; além de equidade, transparência e comprometimento com desenvolvimento sustentável.

As práticas de Governança Corporativa Para garantir as boas práticas de Governança, quando a Natura abriu seu capital em 2004, o seu conselho de administração criou um comitê de Governança Corporativa e um novo cargo – o secretário de governança corporativa.

As práticas de Governança Corporativa A este Comitê foram atribuídas cinco tarefas: Monitorar todo o sistema de governança da empresa Acompanhar a evolução das melhores práticas internacionais de governança corporativa; Propor ajustes e melhorias ao sistema de governança corporativa da empresa, quando Necessário; Acompanhar as medidas de governança corporativa aprovadas pelo conselho de Administração; Reportar ao conselho de administração a situação e o progresso da governança corporativa

As práticas de Governança Corporativa Em 2006, foi criado o cargo de Secretário, visando fornecer à organização um profissional em tempo integral que pudesse garantir a operação adequada do sistema e propor melhorias em base contínua. Esse cargo é a interface entre a diretoria executiva e os membros do conselho. A expansão do escopo de responsabilidades para o executivo encarregado do planejamento estratégico, movendo o papel de supervisão da governança para função desse executivo. .

As práticas de Governança Corporativa Conselho de administração - Zelar pelos pilares institucionais da Natura Cuidar para que as atitudes da empresa sejam coerentes com a sua visão, crenças e razão de ser; Garantir o fiel cumprimento dos compromissos assumidos em sua missão, não só junto a seus consumidores, consultoras e colaboradores, mas também com os acionistas, fornecedores, comunidade e meio ambiente.