Tópicos Avançados de Contabilidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração Estratégica Conceitos
Advertisements

FUSÕES E AQUISIÇÕES SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO
Abertura de capital CONDIÇÕES PARA QUE A EMPRESA POSSA MANTER SUA CONDIÇÃO DE COMPANHIA ABERTA E NEGOCIADA EM BOLSA: Relatório da administração, demonstrações.
TEORIA DA CONTINGÊNCIA.
Administração Estratégica João Carlos Bragança
Mercado de Capitais É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de poupança,
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Rafael Borges Morch – Pesquisador do Gesel
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS MACROECONÔMICAS SOBRE ATIVOS DO IBOVESPA
FINANÇAS CORPORATIVAS
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
FINANÇAS CORPORATIVAS
Objetivos do Workshop Divulgação da Metodologia desenvolvida
CUSTO DO CAPITAL PRÓPRIO
Aula 7 - Cálculo do retorno econômico
OBJETIVOS E CRITÉRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS
ANÁLISE DE BALANÇOS ANÁLISE
Custo do Capital Próprio
Educação e Crescimento: O que a Evidência Empírica e Teórica mostra?
Aula 6 - Método não-experimental ou de seleção não-aleatória
Análise Fundamentalista
Análise fundamentalista de Ações
Estratégia Organizacional
EMPRESAS COM BAIXO VALOR DE MERCADO: CENÁRIOS QUE TORNAM A LIQUIDAÇÃO UMA OPORTUNIDADE DE INVESTIMENTO Iolanda Silva Pereira Isaac Matheus Lucas Matile.
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
Lavratti.com Slide 1/4 Formação Profissional IV Governança Corporativa A governança corporativa é uma relação entre três partes: A gestão da organização;
Análise Horizontal e Vertical
Método da Equivalência Patrimonial
Abel Alves Alan Carlos Andre Leal Antony Gregory Diego Albuquerque.
O Armazenamento.
Análise de Demonstrações Financeiras - Aplicação Prática
Carlos ArriagaEconomia bancária e Financeira1 Unidade 3 Introdução à teoria do portefólio 1 Modelo de Markowitz Fronteira eficiente 2. Determinação da.
ANÁLISE DE BALANÇOS O QUE É ? EM QUE CONSISTE ?
Nome da equipe Nome do Projeto Como é o projeto “Descreva seu projeto, relacionando qual o problema que foi solucionado após a utilização dele” Utilize.
Missão + Visão = Estratégias Temas estratégicos
Formulação de Estratégia
Capítulo 5Slide 1 Introdução Fazer escolhas na ausência de incerteza não envolve grandes dificuldades. Como devemos escolher quando certas variáveis, como.
Gestão da Tecnologia da Informação
Separatrizes Quartis Decis Percentis TIPOS:
Investimento em Coligada e em Controlada
Disciplina: Controladoria
Capítulo 6 – Análise das Demonstrações Financeiras
O Arrendamento Mercantil (leasing) na Nova Lei Contábil (Lei 11
Testes de Hipóteses.
Uma pesquisa realizada por meio da parceria entre Duke University, Fundação Getúlio Vargas e CFO magazine 1 Perspectivas de Negócios na América Latina.
Análise das Demonstrações Contábeis
Contabilidade Internacional
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS CONTÁBEIS
Fusões e Aquisições Referência Copeland & Weston (Cap.14)
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
Empreendimentos Internacionais – Aula X Métodos de Negócios Internacionais III Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva. Ms Métodos de Negócios Internacionais.
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso ETEC DOUTOR RENATO CORDEIRO Acadêmicos: Elida Capelari Sabion Gabriela Andreazzi Professor Orientador André.
TÓPICOS AVANÇADOS DE CONTABILIDADE Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ Curso de Graduação em Ciências Contábeis Fabiola Amanda Camatti.
Tópicos Avançados de Contabilidade
Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ Curso de Graduação em Ciências Contábeis Tópicos Avançados de Contabilidade Daiane Fasbinder.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ Curso de Graduação em Ciências Contábeis Projeto de Pesquisa I Solano da Rocha Orientador: Prof.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ Curso de Graduação em Ciências Contábeis Lana Guerra Marcieli Novaes Professora: Juliana Fabris.
PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (COSIF)
TÓPICOS AVANÇADOS DE CONTÁBILIDADE
Acadêmicos: Beatriz Pereira dos Santos Juliana Martins Clóvis
Preferências do acionista
Gestão de Custos Ponto de Equilíbrio.
PROF. ARTHUR NEIVA NEVES, MsC
Administração Financeira e Orçamentária I
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 13.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 21.
Emissão das Ações Ordinárias objeto da Oferta Emissão de ações ordinárias, nominativas, escriturais e sem valor nominal, de emissão da Companhia,
Resultados 2T 2014 Companhia Providência 12 de Agosto de 2014.
Transcrição da apresentação:

Tópicos Avançados de Contabilidade CRIAÇÃO DE VALOR EM FUSÕES E AQUISIÇÕES BRASILEIRAS LUIZ FELIPE JACQUES DA MOTTA PRISCILA VALE COSTA DE OLIVEIRA FLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTE ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO PINTO MARCELO CABUS KLOTZLE Ana Alice Zabot Cristina Martins Feldberg Patrícia Vogt Chapecó – SC, Junho/2015

Tópicos Avançados de Contabilidade 1 INTRODUÇÃO Nas ultimas décadas, a economia mundial vem sendo movimentada pelas fusões e aquisições de empresas, demonstrando uma grande tendência para a concentração e centralização de capital. O volume de negócios no Brasil, passou de 290 transações por ano, para 563 transações. As fusões e aquisições criam valor econômico para os acionistas, pois permitem a utilização de recursos específicos.

Tópicos Avançados de Contabilidade PROBLEMA DE PESQUISA: O presente trabalho não possui um problema em específico, porém visa analisar se o processo de fusão ou aquisição, resultam efetivamente, em maior eficiência para as empresas envolvidas e em maiores benefícios para seus acionistas.

Tópicos Avançados de Contabilidade OBJETIVO Descobrir se as empresas brasileiras que participaram de processos de fusão ou aquisição entre janeiro de 2005 e dezembro de 2010 apresentaram sinergias operacionais e geraram valor para seus acionistas. Além disso, a pesquisa explorará se há grau maior de sinergia em operações verticais do que em horizontais.

Tópicos Avançados de Contabilidade JUSTIFICATIVA Quaisquer que sejam os motivos identificados para a realização de uma fusão ou aquisição, a motivação primordial que deve ser sempre observada é a criação de valor para os acionistas das companhias envolvidas.

Tópicos Avançados de Contabilidade 2 REVISÃO DA LITERATURA REFERENCIAL TEÓRICO Em geral, o crescimento de uma empresa ocorre por meio da expansão interna, que acontece quando suas divisões existentes crescem mediante atividades normais de investimento de capital. No entanto, os exemplos mais radicais de crescimento e, em geral, os maiores aumentos nas cotações das ações das empresas resultam de operações de fusões e aquisições. (BRIGHAM; GAPENSKI; EHRHARDT, 2008).

Tópicos Avançados de Contabilidade 2 REVISÃO DA LITERATURA Evidências Empíricas sobre Fusões e Aquisições no Mundo Camargo e Barbosa (2003) encontraram evidências que sugerem que: as fusões e aquisições ocorrem visando tanto à maximização da riqueza dos acionistas quanto à maximização da utilidade gerencial; pode existir ou não sinergia nessas operações; a informação nova liberada ao mercado e suas possíveis interpretações por parte dos investidores gera retornos anormais positivos; firmas de maior porte recebem a maior parte dos ganhos; e investidores conseguem obter retornos iguais ou superiores aos de empresas combinadas (diversificadas) em investimentos na proporção adequada de ações de diferentes firmas.

Tópicos Avançados de Contabilidade 2 REVISÃO DA LITERATURA Evidências Empíricas sobre Fusões e Aquisições no Brasil No Brasil são encontrados poucos trabalhos que analisam a criação de valor e de sinergias em operações de fusões e aquisições. Uma pesquisa de Camargo e Barbosa (2005) avaliou a reação do mercado e a rentabilidade de ações de companhias adquirentes de capital aberto brasileiras que passaram por processos de fusão ou aquisição no âmbito do mercado da Bovespa, entre julho de 1994 e julho de 2002.

Tópicos Avançados de Contabilidade 3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A metodologia utilizada para avaliar o desempenho operacional e a geração de valor para o acionista é inspirada no estudo realizado por Camargo e Barbosa (2009), os quais utilizaram dados de companhias que passaram por processos de fusões e aquisições entre janeiro de 1996 e dezembro de 2004, cujas ações estavam listadas, na época, na Bolsa de Valores de São Paulo. No entanto, são utilizadas ferramentas estatísticas diferentes para medir a significância dos resultados encontrados, assim como períodos diferentes.

Tópicos Avançados de Contabilidade 3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Na pesquisa foram analisados dados de 60 empresas, em um total de 30 processos de Fusões e Aquisições. Para verificar se haveria diferenças entre os resultados, as empresas foram divididas em dois grupos: as compradoras e as adquiridas. Os dados selecionados foram referente aos oito trimestres anteriores e aos oito trimestres posteriores a data de cada união.

Tópicos Avançados de Contabilidade Visando identificar o impacto das operações de fusões e aquisições estudadas no que se refere à criação de valor e sinergias operacionais nas empresas da amostra, foram feitos testes de diferença de médias de cada variável descrita na seção supra, por meio da utilização do teste estatístico t de Student. Foram comparadas as médias das variáveis de cada empresa, no trimestre imediatamente anterior à divulgação da F&A, com a média dessas variáveis dois anos (oito trimestres) após a divulgação. Além disso, foram comparadas também as médias das variáveis entre as empresas compradoras e adquiridas, no mesmo período mencionado anteriormente. Também foram realizadas análises de regressão, com o objetivo de identificar o grau em que as variáveis independentes escolhidas podem explicar as variações nos indicadores analisados nesta pesquisa.

Tópicos Avançados de Contabilidade

Tópicos Avançados de Contabilidade RESULTADOS Os resultados encontrados mostraram que não houve uma melhoria estatisticamente significativa nos indicadores realizados nos dois anos após a união entre as empresas, apesar de, aparentemente, estes indicadores terem apresentados melhoras relativas na média. Assim, pode-se concluir que as fusões e aquisições estudadas não resultaram nem em ganhos de valor para os seus acionistas, nem em sinergias operacionais. Como sugestão para pesquisas futuras, poderia ser analisado um período de tempo maior após a união das empresas, tendo em vista a complexidade da integração entre elas, o que pode resultar em demora na captura das sinergias identificadas no momento da negociação.