VISÃO TRADICIONAL E POR PROCESSOS

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Transcrição da apresentação:

VISÃO TRADICIONAL E POR PROCESSOS TODOS OS PARTICIPAN- TES GERÊNCIA 4- QUEM TOMA DECISÃO PARTICIPATI- VO AUTORITÁRIO 5- ESTILO PROCESSOS HIERARQUIA 3- ORIENTAÇÃO CLIENTE FORNECEDOR CADEIA COMANDO 2- RELACIONAMENTO PRIMÁRIO CLIENTE CHEFE 1- FOCO VISÃO POR PROCESSOS VISÃO TRADICIONAL ATRIBUTOS

CARACTERÍSTICAS DAS ATIVIDADES DE UM PROCESSO 1 – SER INTERDEPENDENTES – ATIV ORIENTADAS P/ O MESMO RESULTADO 2 – RECEBEREM PRODUTOS MENSURÁVEIS 3- AGREGAR VALOR 4 – SER ROTINEIRAS

VANTAGENS DE ADOTAR ABORDAGEM DE PROCESSOS Aproximar o funcionamento da empresa dos exemplos Existentes na natureza, tornando-o mais eficiente e eficaz possível. 2) Alinhar os processos com a Missão, Visão e Estratégias 3) Identificar e solucionar problemas e implementar melhorias 4) Viabilizar as necessidades de mudanças da organização 5) Auxiliar na identificação de inconsistências, duplicidade e omissões 6) Possibilidade a visualização de interações com entidades externas

DESDOBRAMENTO DOS PROCESSOS Subdivisão dos processos aos menores níveis de execução da organização. EX: PROCESSOS SUBPROCESSOS ATIVIDADES TAREFAS

define Boisvert (1999:89 )- - O subprocesso é uma parte de um processo. -As atividades correspondem a um conjunto de tarefas efetuadas pela mão-de-obra, bem como pelas máquinas em uma empresa. Além disso, as atividades basicamente respondem às indagações "onde e por que os custos foram realizados". - A tarefa consiste em um trabalho específico a ser realizado (por exemplo, escrever uma carta, responder ao telefone, limpar o escritório, preparar um depósito etc.). É a combinação dos elementos de trabalho ou operações que compõem uma atividade – em outras palavras, tarefa é a maneira como a atividade é realizada.

MAPEAMENTO DO PROCESSO Provê uma estrutura para que processos complexos possam ser avaliados de forma simples É possível visualizar mudanças no processo que provocarão grandes mudanças Áreas e etapas que não agregam valor podem ser facilmente identificadas.

Vantagens de se aplicar Mapeamento do Processo · Eliminar todo trabalho desnecessário; · Combinar operações ou elementos; · Modificar a seqüência das operações; · Simplificar as operações essenciais.

10- MAPEAMENTO E DOCUMENTAÇÃO DE PROCESSOS Levantamento, análise e redefinição de fluxos de trabalho e de documentos, visando à padronização e identificação de oportunidades de racionalização e automação dos processos de negócio. Elaboração, revisão e análise de consistência de documentos organizacionais formais, tais como: manuais, políticas, normas e procedimentos. Definição e elaboração de manuais de procedimentos, programas de trabalho e relatórios gerenciais para tomada de decisão. Desenvolvimento de metodologias de trabalho

  Análise e otimização de processos empresariais Objetivo: Agilização, redução de erros, padronização, automação e redução de custos em departamentos administrativos e produtivos. ·         Mapeamento dos processos internos ·         Identificação dos principais problemas no fluxo administrativo ·         Racionalização dos fluxos de informações, documentos e procedimentos ·         Desenho do sistema informatizado mais adequado