07/10/2009. ENTRAVES PARA UMA AVALIAÇÃO AUTÊNTICA  (1) FALTA DE PREPARO PEDAGÓGICO  (2) FALTA DE ATUALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MÉDICA  (3) DIFICULDADE DE.

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07/10/2009

ENTRAVES PARA UMA AVALIAÇÃO AUTÊNTICA  (1) FALTA DE PREPARO PEDAGÓGICO  (2) FALTA DE ATUALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MÉDICA  (3) DIFICULDADE DE INTEGRAÇÃO ENTRE O CORPO DOCENTE  (4) FALTA DE COMPROMISSO COM O CURSO  (5) REFLEXOS DA IDEOLOGIA DE FORMAÇÃO

FALTA DE PREPARO PEDAGÓGICO  “ O professor de Medicina é peça fundamental no processo ensino/aprendizagem; entretanto, muitos professores possuem insuficiente preparo didático-pedagógico, pois a graduação e a especialização do médico não têm como finalidade a formação de um professor. Por isso, o professor, via de regra, se baseia nos modelos que conheceu como aluno para construir, empírica e intuitivamente, o seu “jeito” de ensinar, sem fazer reflexões individual ou coletivamente.” ANDRADE, G. M. Q., GONTIJO, E. D., Percepção do processo de avaliação pelos docentes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, Rev Med Minas Gerais 2004;14(2):

FALTA DE ATUALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MÉDICA Últimos 5 anos: 22 PROFESSORES PARTICIPARAM DE CONGRESSOS DE EDUCAÇÃO MÉDICA

DIFICULDADE DE INTEGRAÇÃO ENTRE O CORPO DOCENTE Modelo Departamental: 13 DEPARTAMENTOS 380 PROFESSORES NUPED: PROFESSORES PROFESSORES/REUNIÃO (MÉDIA)

FALTA DE COMPROMISSO COM O CURSO

REFLEXOS DA IDEOLOGIA DE FORMAÇÃO 1848 – Virchow: “doenças causadas pelas más condições de vida” 1870 /1900 – desenvolvimento de campos de conhecimento como patologia, histologia, química, fisiologia e microbiologia – Behring: “graças a descobertas das bactérias a medicina não precisa mais perder tempo com problemas sociais” 1910 – Abraham Flexner – Relatório Flexner professor John Hopkins University Flexner e o Grupo Rockenfeller - setor industrial e bancário, - maior fortuna privada do mundo – Standard Oil Company 1964 – Golpe Militar no Brasil 1968 – reforma universitária 1988 – Constituição de 1988; Criação do SUS 1991 – CINAEM ( Comissão Interinstitucional Nacional de Avaliação das Escolas Médicas) 2001 – Aprovação das Novas Diretrizes Curriculares - MEC

RELATÓRIO FLEXNER POSITIVISMO Cientificismo Mecanicismo e biologicismo Indivíduo no foco da atenção Medicina curativa Terapias medicamentosas VALORES NEOLIBERAIS Capitalização do trabalho Individualismo – profissional liberal Fragmentação do processo de trabalho - Especialização Competitividade Utilização de tecnologias Estado mínimo RELATÓRIO FLEXNER O que é o Relatório Flexner?

REFORMA SANITÁRIA -Saúde como dever do Estado - Valorização da Medicina Preventiva “NOVAS”DIRETRIZES CURRICULARES - Generalista - Competência Técnica - Humanista - Crítico - Socialmente referenciado CONTRA-HEGEMÔNICOS

Fonte: Revista Brasileira de Educação Médica v.29, nº 2, maio/ago. 2005

REFLEXOS NA AVALIAÇÃO Cientificismo, Mecanicismo e Biologicismo Indivíduo no foco da atenção Medicina curativa Medicalização do processo saúde-doença Capitalização do trabalho Individualismo Competitividade Fragmentação Avaliação detalhista (rodapé do livro) Avaliação descontextualizada Avaliação centrada apenas na doença Terapias fundamentalmente medicamentosas Lógica produtivista do modelo avaliativo Avaliação rankeadora Avaliação punitiva Falta de integração MODELO FLEXNERIANO

Fonte: Revista Brasileira de Educação Médica v.29, nº 2, maio/ago QUE PROFISSIONAL PRECISAMOS FORMAR?