GERENCIA DE QUALIDADE DE VIDA GERENCIA ADJUNTA DE SAUDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas
Advertisements

1) Ciências da Saúde/Capes: Tabela das Áreas de Conhecimento
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
PLANO DE GESTÃO.
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE RESPONSÁBILIDADE DE TODOS
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
VICTOR MENDES Secretário SEMA BALANÇO. (1ª) ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL Definição de linhas de ação programática Objetivo:
Desafio da Gestão Intersetorial na Segurança Alimentar e Nutricional
PROPOSTA PLANEJAMENTO PARA O EXERCÍCIO DE 2009 Região Sul e Sudeste Coordenador : Ney – Paraná Relator - João Batista – Minas Gerais.
APRESENTAÇÃO O presente projeto consiste na proposta de um Programa Interinstitucional do Ministério Público do Estado do Maranhão, através do Centro de.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Regionalização Solidária.
BOA TARDE!.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Controle de Infecção Hospitalar
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
PROJETO VISA Projeto de Informação e Comunicação Projeto de Cooperação Técnica “Apoio à Descentralização das Ações e Consolidação do Sistema Estadual de.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA -GO
Comissão de EJA de Alagoas
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
II Fórum Regional de Vigilância Sanitária- Região Sudeste Palestrante: Magali Rodrigues de Brito Araújo.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
2ª OFICINA DE PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE CAPACITAÇÃO DE RH DOS ESTADOS DIVISA - SESAB.
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
Plano de Bacia do Rio Caí
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
Secretaria de Estado da Saúde/Goiás SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL.
Margarita Urdaneta CGDEP – SVS/MS 26 de agosto, 2005 REDE DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
GERENCIAMENTO DE RISCOS E PERIGOS RELACIONADOS A PRODUTOS, SERVIÇOS E MEIO AMBIENTE NAS AÇÕES DE VISA NO ESTADO DO MARANHÃO ARNALDO MUNIZ GARCIA SUPERINTENDENTE.
Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil Subsecretaria de Atenção à Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde.
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO DEONTOLOGIA 1° semestre- 2010
O FARMACÊUTICO, O MEDICAMENTO E A FARMÁCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO BRASIL.
EIXO 4: GESTÃO DOS SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ARABELLA MENDONÇA ASSISTENTE SOCIAL.
Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania 1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Saúde Pública e Assistência Farmacêutica
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
GOVERNO DO ESTADO O DA PARAÍBA Planejamento das Atividades de Capacitação de Recursos Humanos em Vigilância Sanitária AGÊNCIA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
CEARÁ NÓS SOMOS  21 Microrregionais de Saúde  184 Municípios com ações de VISA descentralizadas : 39 com a gestão das Ações de Média Complexidade e 145.
Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano - PDDU Projeto de Lei.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
ENCONTRO DE DIRIGENTES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE Diagnóstico dos Órgãos de Vigilância Sanitária Municipais.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
PRESTAÇÃO DE CONTAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE 1º TRIMESTRE de 2008.
Transcrição da apresentação:

GERENCIA DE QUALIDADE DE VIDA GERENCIA ADJUNTA DE SAUDE ESTADO DO MARANHAO GERENCIA DE QUALIDADE DE VIDA GERENCIA ADJUNTA DE SAUDE SUPERVISAO DE VIGILANCIA SANITARIA   2ª OFICINA DE PLANEJAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS DO PLANO ESTADUAL EM VISA

Número de Trabalhadores Nível Central = 58 5,1% 94,19%

Número de Trabalhadores Sexo/Grau de Escolaridade Masculino = 31 38,7% 61,3%

Número de Trabalhadores Sexo/Grau de Escolaridade Feminino = 27 44,5% 55,5%

O ESTADO POSSUI 217 MUNICÍPIOS DIVIDIDOS EM 18 REGIONAIS 01 SÃO LUÍS 05 02 ITAPECUR U 13 03 ROSÁRIO 11 04 CODÓ 06 PINHEIRO 16 VIANA 14 07 CHAPADINH A 08 SANTA INÊS 12 09 ZÉ DOCA 18 10 AÇAILÂNDIA IMPERATRIZ BALSAS SÃO JOÃO DOS PATOS PRESIDENTE DUTRA 15 PEDREIRAS BARRA DO CORDA 17 BACABAL CAXIAS

DIRETRIZES COMO GESTOR NECESSIDADES MUNICIPAIS Implantação de um Sistema de Avaliação e Acompanhamento das Visas Municipais; Fortalecimento das VISAS Municipais; Melhorar e dinamizar o processo de descentralização; Implantar sistemática de avaliação das em VISA, como parte do processo de melhoria na qualidade e proteção da saúde da população, objetivando desenvolver parâmetros e indicadores de monitorização das ações planejadas; Implantar a capacitação de RH para adquirir melhoria de conhecimento específico em VISA.

DIRETRIZES COMO GESTOR b) Relacionamento com outros segmentos Adotar o exercício da prática da intersetorialidade e interdisciplinalidade na elaboração de normas técnicas; Identificar mecanismos de implementação de parcerias com instituições públicas, e/ou privadas para o desenvolvimento de programas de Vigilância Sanitária; c) Controle Social Viabilizar informações adequadas às distintas necessidades dos diversos atores envolvidos de modo eficiente de forma clara ao entendimento da população.

PRIORIDADES Sistema de Informação Programa de Divulgação da VISA Capacitação para o Corpo Técnico de VISA Planejamento e Avaliação das Ações Estabelecimento de Parcerias (Universidades, Escola de Governo, Conselho de Classe) Inclusão de Profissionais de VISA em Cursos à distância

PERFIL DOS PROFISSIONAIS VISA-MA 1. Grau de Escolaridade 48,2% 51,8%

PERFIL DOS PROFISSIONAIS VISA-MA 2. Categoria Profissional PROFISSIONAL QUANTIDADE Advogado 02 Químico Industrial 01 Assistente Social 03 Enfermeira 04 Médico Veterinário Engenheiro Civil Geógrafo Engenheiro Agrônomo Farmacêutico-Bioquímico Cirurgião-Dentista Administrador de Empresas Nutricionista Médico Bibliotecária

PERFIL DOS PROFISSIONAIS VISA-MA 3 – Área de Atuação Setor: Gabinete/Supervisor = 05 Nível Superior = 01 Médico _________________________ 01 Nível Médio = 04 Secretária (Adm.) ________________________ 01 Vigilante ________________________ 01 Motoristas ________________________ 02

PERFIL DOS PROFISSIONAIS VISA-MA 3 – Área de Atuação (Continuação) Setor de Serviços, Regulamentação e Fiscalização e Controle de Produtos Relacionados à Saúde = 21 Nível Superior = 11 Farmacêuticos ______________________________ 02 Veterinários ______________________________ 03 Agrônomos ______________________________ 02 Enfermeira ______________________________ 01 Nutricionista ______________________________ 01 Químico Industrial __________________________ 01 Assistente Social __________________________ 01

PERFIL DOS PROFISSIONAIS VISA-MA 3 – Área de Atuação 3 – Área de Atuação (Continuação) Setor de Serviços, Regulamentação e Fiscalização e Controle de Produtos Relacionados à Saúde = 21 Nível Médio: 10 Fiscais Sanitários _________________________ 05 Motoristas _________________________ 03 Administrativos _________________________ 02 (*)Fiscais Sanitários (**) Fiscais Sanítários

PERFIL DOS PROFISSIONAIS VISA-MA 3 – Área de Atuação 3 – Área de Atuação (Continuação) Setor de Serviço de Regulamentação, Fiscalização e Controle de Serviços e Estabelecimentos = 17 Nível Superior = 10 Farmacêutico ______________________________ 01 Enfermaria _____________________________ 03 Odontólogo _____________________________ 02 Engenheiro Civil __________________________ 01 Geógrafa __________________________ 01 Administrador __________________________ 01 Bibliotecário __________________________ 01

PERFIL DOS PROFISSIONAIS VISA-MA 3 – Área de Atuação 3 – Área de Atuação (Continuação) Setor de Serviço de Regulamentação, Fiscalização e Controle de Serviços e Estabelecimentos = 17 Nível Médio = 07 Fiscais Sanitários ______________________________ 06 Administrativo ______________________________ 01

PERFIL DOS PROFISSIONAIS VISA-MA 3 – Área de Atuação 3 – Área de Atuação (Continuação) Setor de Serviço de Regulamentação e Fiscalização do Exercício Profissional = 05 Nível Superior = 01 Médico Veterinário ____________________________ 01 Nível Médio = 04 Administrativos ____________________________ 04

PERFIL DOS PROFISSIONAIS VISA-MA 3 – Área de Atuação 3 – Área de Atuação (Continuação) Setor de Planejamento e Recursos Humanos = 05 Nível Superior = 03 Assistentes Sociais ______________________________ 02 Geógrafa/Contadora _____________________________ 01 Setor Jurídico = 02 Nível Superior = 02 Advogados ______________________________ 02

PERFIL DOS PROFISSIONAIS VISA-MA 3 – Área de Atuação 3 – Área de Atuação (Continuação) Setor de Informática = 06 Nível Médio = 06 Universitário (economia) _______________________ 01 Administrativo _______________________ 05

PERFIL DOS PROFISSIONAIS VISA-MA 4. Jornada de Trabalho – Nível Médio 33,33% 66,66%

PERFIL DOS PROFISSIONAIS VISA-MA 4. Jornada de Trabalho – Nível Superior (Continuação) 28,6% 71,4%

Necessidades de Capacitação dos Profissionais da VISA – MA (Cont.) Curso de Especialização em Vigilância Sanitária Curso de Atualização em Infecção Hospitalar Curso de Atualização em Resíduos de Serviços de Saúde Curso de Atualização dos Procedimentos em Serviços de Hemodiálise Curso de Administração em Saúde (Controle de Qualidade Hospitalar) Curso de Atualização de Monitoramento da Qualidade da Água de Consumo Humano Curso de Atualização de Inspeção em Laboratório

Necessidades de Capacitação dos Profissionais da VISA – MA (Cont.) Curso de Atualização em Tratamento e Destino Final dos Efluentes Aquosos Curso de Atualização em Administração Hospitalar Curso de Controle de Qualidade de Radiodiagnóstico Médico e Odontológico Curso de Atualização em Esterilização em Artigos Hospitalares Curso de Atualização de Qualidade dos Serviços de Mamografia Direito Sanitário Atendimento ao Público com Diferencial Qualitativo Capacitação em Inspeção Sanitária Especialização em Saúde Pública

Necessidades de Capacitação dos Profissionais da VISA – MA (Cont.) Aperfeiçoamento em VISA Curso da Portaria 344/98 Curso Farmácia de Manipulação Curso RH Curso Informática