Professor: José Oliveira da Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Atividades genéricas Henrique Rozenfeld Fernando Antônio Forcellini
Advertisements

Projeto do Semestre, agosto, 2010 Grupo 14F
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Logística Empresarial
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
IDENTIFICANDOOPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS Módulo 2 Iniciando um Pequeno Grande Negócio.
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
ESTRATÉGIA COMPETITIVA DO GO
Plano de Negócio Elber Sales.
Descontinuar produto Henrique Rozenfeld Fernando Antônio Forcellini
Evolução do Conceito de Logística
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Publicidade e Propaganda – Categorias e Conceitos
Perguntas Logística Grupo 19R.
Grupo 19R Subgrupo 1 – Carla Borges Reis Raissa M. L. Osório
Grupo 8H: Gabriela Batista Gustavo Macedo Mariana Rosa Marina Évora
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
GRUPO 6.
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
OBJETIVOS DE ESTUDO Demonstrar como os sistemas integrados ajudam a conquistar a excelência operacional ao integrar e coordenar diversas funções e processos.
Fases do Processo de Desenvolvimento de Produtos
Acompanhar produto e processo
MODELO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Luiza Beatriz de Carvalho Maciel
“Integrando o país, com logística de resultado.”
Função da Administração:
PLANO DE NEGÓCIOS Plano Operacional FONTE: SEBRAE.
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTES
ESTÁGIOS NA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
Logística Planejamento e Programação Logística
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
PLANO DE NEGÓCIO Parte 2 FONTE: SEBRAE.
1 Economia Monetária Administração Financeira e Orçamentária Aula 11 – Outubro 2007 Rebeca Vitória Rodrigues Selma Maximiano Pimenta Gestão Tecnológica.
Iniciando na logística empresarial
Prof.:J. MIGUEL N. SACRAMENTO Alunos: ALESSANDRA LANCELLOTTI CARLOS ROSSI JOSÉ NETO SERGIO SHIMODA ESTUDO DE NOVOS MODELOS DE EMPRESA ESTUDO DE NOVOS MODELOS.
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UNIFEI
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
GESTÃO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
Perguntas U06 Subgrupo 1 Jaime Sánchez Elias Freitas.
Logística Integrada Engenharia de Produção
Prof. MSc. Cláudio Cabral Gestão de Produto.  O PDP é um Plano que visa minimizar incertezas para se desenvolver um produto desde a identificação da.
Logística e Gerenciamento da
Adriana, Cláudia e Marcelo
Estratégia de Operações
Desenvolvimento de novos produtos
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Estratégias de Ponto Aula 10.
Projeto Engenharia de Software e Técnicas de Programação Avançada
Administração de Materiais
Repensando a Logística 05/89594 Monique Guimarães Pinheiro 05/94687 Vilson Dias Magalhães 06/97800 William Clebson P. da Silva 07/38069 Ronan Ribeiro Côrtes.
Estratégia Empresarial
Cadeia de Valor.
6 Criando um Plano de Negócios Eficiente
Prof. Ms. Luiz Fernando Empreendedorismo Aula 1 Conceitos essenciais.
Disciplina de marketing
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.
Bruno Alves Hayner Assis
DO PRODUTO AO CLIENTE.
8.1 © 2007 by Prentice Hall Conquistando Excelência Operacional e Intimidade com o Cliente: Aplicativos Integrados.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Produto e desenvolvimento de novo produto
Audiência Pública - Logística Reversa COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS 55ª Legislatura - 1ª Sessão Legislativa.
Transcrição da apresentação:

Professor: José Oliveira da Silva ENP 001 – Aula 2 Professor: José Oliveira da Silva

Por que desenvolver novos produtos? RENTABILIDADE O preço de venda pode aumentar até 30% COMPETITIVIDADE Empresas inovadoras faturam até 100 vezes mais que aquelas que não inovam. Porque lançar novos produtos ? Se novos produtos custam dinheiro e implicam em risco. Sem novos produtos a empresa perde mercado; Sem novos produtos empresa deixa de melhorar a sua imagem; Novos produtos em geral aumentam a produtividade e a lucratividade.

Mil e uma utilidades

Sabão em pó OMO

OMO A marca OMO responde por aproximadamente 53% do mercado brasileiro de sabão em pó, estando presente em cerca de 50 milhões de domicílios no país que consomem mais de 380 milhões de embalagens. 1.6 milhões de embalagens de OMO por dia: esta é a média de produção do detergente em pó líder no Brasil. A história A marca OMO foi registrada pela primeira vez na Inglaterra no ano de 1908 pela Lever Brothers (empresa que daria origem a Unilever em 1930). O produto era um amaciante de roupa que, em 1909, daria lugar a um sabão em pó para limpeza de tecidos brancos. Seu nome era a abreviatura de Old Mother Owl (velha mãe coruja).

OMO Em 1954, a Unilever lançou OMO em uma nova versão, detergente em pó. O sofisticado e novo conceito de detergente em pó, artigo elaborado com matérias-primas sintéticas capaz de atingir resultados de limpeza muito mais eficientes do que o tradicional. O produto foi oficialmente lançado no Brasil em 1957 Durante a primeira metade da década de 60, demonstradoras percorreram todo o interior do Brasil em caminhões, distribuindo amostras de OMO e ensinando as donas de casa a usar o produto. No início dos anos 70, a marca já estava consolidada entre as consumidoras brasileiras No início dos anos 90, OMO já era um das mais importantes marcas da Unilever, comercializada em 18 países dos cinco continentes.

OMO OMO DUPLA AÇÃO (1988) OMO LÍQUIDO (1990) OMO ULTRA (1992) OMO PROGRESS (1995) OMO CORES (1996) OMO MÁQUINA (1996) OMO MULTIAÇÃO (1997) OMO PROGRESS com Bleach de Ação Profunda (1998) OMO PROGRESS com o Sistema Bleach de Ação Efervescente (1999) OMO PROGRESS com o Sistema Bleach de Ação Flash (2000) OMO MULTIAÇÃO com Sistema Bioativo (2001) OMO PROGRESS com Ação Seletiva (2001) OMO MULTIAÇÃO com Cápsulas de Poder Azul (2002) OMO MULTIAÇÃO com Aloe Vera (2002) OMO MULTIAÇÃO com Molho Energético (2005) OMO BABY (2006)OMO PROGRESS TOTAL (2006) OMO MULTIAÇÃO ACTIVE CLEAN (2008) OMO PODER DO SOL (2008)OMO MULTIAÇÃO TANQUINHO (2009)

Sucesso Quais produtos que você conhece que são (ou foram) um sucesso?

VIRTUDES DO PDP Qualidade Custo Logística Segurança Tempo

Atender as necessidades imediatas do cliente Qualidade Atender as necessidades imediatas do cliente Caso Mueller: Definir o cliente (Foco) Eletrodomésticos para a classe C 13 milhões de domicílios – renda média R$ 697,00 Lavadoras não costumam custar mais do que R$ 250,00 (um terço das marcas Brastemp, Consul e Eletrolux).

Custos 75% a 85% do total do custo de um produto, em todo seu ciclo de vida, é determinado nos estágios iniciais do seu projeto.

Logística O gerenciamento logístico engloba os processos de compras de matéria-prima, operações de produção e transformação, controle de materiais e processos, transporte e distribuição de produtos acabado, culminando na entrega do produto ou serviço para o cliente

Segurança / Imagem

Prazo: Tempo TEMPO É DINHEIRO 80% da participação de mercado fica com os dois primeiros que chegam ao mercado.

Ciclo de Vida do Produto

Principais Causas de fracasso

Apenasa 1,7% das empresas brasileiras inovam e diferenciam produtos A inovação no Brasil Apenasa 1,7% das empresas brasileiras inovam e diferenciam produtos 4.941 empresas investem em P&D: 6,8% O Investimento das empresas brasileiras em Pesquisa e Desenvolvimento é de 0,7% do faturamento 59% do investimento em P&D é realizado pelo Governo O Brasil possui 48.000 doutores e apenas 800 estão na indústria (1,6%) MCT, Ipea, IBGE

PDP – Processo de desenvolvimento de Produtos "é o processo a partir do qual informações sobre o mercado são transformadas nas informações e bens necessários para a produção de um produto com fins comerciais" Clark & Fujimoto (1991).  “a atividade sistemática necessária desde a identificação do mercado/necessidades dos usuários até a venda de produtos capazes de satisfazer estas necessidades – uma atividade que engloba produto, processos, pessoas e organização”. Total Design de Pugh (1990, p.5) "processo de negócio compreendendo desde a idéia inicial e levantamento de informações do mercado até a homologação final do produto e processo e transmissão das informações sobre o projeto e o produto para todas as áreas funcionais da empresa" Grupo de Engenharia Integrada

Modelo de Referência http://www.pdp.org.br/

Modelo de referência é essencial Determina a capacidade das empresas controlarem o PDP e interagirem com o mercado e com as fontes de inovação tecnológica. Engloba a gestão estratégica, a gestão operacional do desenvolvimento e os ciclos de resolução de problemas, de melhoria e de aprendizagem, considerando-se todo o ciclo de vida do produto. Estrutura as etapas e atividades operacionais do desenvolvimento do projeto. A formalização do modelo de gestão do PDP possibilita que todos os envolvidos tenham uma visão comum desse processo.

Modelo - GDP Processo de Desenvolvimento de Produto Processos Melhoria do processo de desenvolvimento de produtos Gerenciamento de mudanças de engenharia Processos de apoio Desenvolvimento Projeto Detalhado Conceitual Informacional Lançamento do Produto Preparação Produção Planejamento Pós Pré Estratégico dos Produtos Descontinuar Produto Acompanhar Produto/ Processo Gates >> Processo de Desenvolvimento de Produto

Ideias para novos produtos

Ideias para novos produtos

VASO SANITÁRIO DE CAIXA ACOPLADA COM ÁGUA DE REÚSO DuoWater

Trabalho - Garrafa Térmica com Bateria

PROJETO DE DESONVOLVIMENTO DE UM GRILL MULTIUSO

Cronograma Equipe 1 11/08 - 1ª Apresentação de trabalho CAP 2 Equipe 2 12/08 - 2ª Apresentação de trabalho CAP 3 e 4 18/08 – Atividade em sala Equipe 3 19/08 – 3 Apresentação CAP 5