Socialização Profissional de Professores Ingressantes na Universidade: Formação, Identidade e Saberes Universidade Federal de Uberlândia/MG UFU/PROGRAD/DIREN.

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Transcrição da apresentação:

Socialização Profissional de Professores Ingressantes na Universidade: Formação, Identidade e Saberes Universidade Federal de Uberlândia/MG UFU/PROGRAD/DIREN Geovana Ferreira Melo geovana.melo@gmail.com   Diva Souza Silva Divasilva.73@gmail.com Marisa Lomônaco de Paula Naves mlpnaves@ufu.br

Origem do Problema Pouco preparo específico para o exercício da docência que os cursos de pós-graduação strictu sensu proporcionam. Insere-se no antigo problema da formação do pesquisador versus professor. Pergunta: Como os novos professores se socializam? Como ocorre o aprendizado da Docência?

Objetivos Apreender o processo de socialização profissional dos professores ingressantes na carreira do magistério superior, os saberes, as práticas e o desenvolvimento da identidade docente.

Procedimentos Metodológicos Abordagem qualitativa - duas etapas: uma teórico-bibliográfica e a outra pesquisa de campo. Os dados apresentados foram construídos por meio de questionários respondidos pelos professores, além de entrevistas reflexivas e analisados a partir da técnica de análise de conteúdo.

Referencial Teórico Docência Universitária (MELO, 2009; CUNHA, 2001; IMBERNÓN, 2002; NÓVOA, 1992; ZABALZA, 2004) Identidade Profissional (DUBAR, 1997; ) Socialização Profissional (GARCIA, 1999) Saberes Docentes (GAUTHIER, 1988; TARDIF, 2002)

SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL Processo de concretização dos ideais profissionais; Processo de traduzir em práticas profissionais os conhecimentos inerentes à profissão; Sob o aspecto subjetivo, constitui-se na efetiva identificação e adesão à profissão.

RESULTADOS As principais dificuldades apontadas referem-se à: organização da aula; relação professor-aluno; avaliação da aprendizagem, compreensão da universidade como espaço formativo.

RESULTADOS Programa de formação e desenvolvimento docente: AÇÕES Roda de Conversa

RESULTADOS Curso de Docência na Educação Superior – 32h Temas: Docência Universitária – Identidade, saberes; Planejamento; Concepções e abordagens de ensino; Metodologias Ativas; Avaliação da Aprendizagem.

REFERÊNCIAS CUNHA, Maria Isabel. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 2001. GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Trad. Isabel Narciso. Portugal: Porto Editora, 1999. HUBERMAN, Michel. “O ciclo de vida dos professores” In: NÓVOA, A (org) . Vidas de Professores. Porto Ed., 1992. MELO, Geovana F. Docência: uma construção sob múltiplos condicionantes. Boletim Técnico do Senac. p. 29-39, 2009. NÓVOA, António (Org.). Os professores e sua Formação. Lisboa, Dom Quixote, 1992. TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. ZABALZA, Miguel A. O ensino Universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.