05/11/2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

Francisca Nazaré Liberalino UFRN/DEnf-2012
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Pedagogia da pesquisa-ação
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Plano de Trabalho Docente
I- Concepção de Educação
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
TEMA: AVALIAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
CONTEÚDOS DE ENSINO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA:
APRESENTAÇÃO DAS DIRETRIZES
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Currículo /Educação Física
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Carlos Roberto Federici Júnior PCNP – Ed. Física
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
2 – O QUE ENTENDEMOS POR CONHECIMENTO ESCOLAR?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
Esclarecendo o que entendemos por conhecimento escolar
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Atividade complementar
EDUCAÇÃO FÍSICA TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA I Aula I
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Prof. José Roberto Medina
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO PERMANENTE E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO DE PESQUISA F3P-EFICE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE MUNICIPAL.
Professor: José Medina
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Atividade complementar 04
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Ginastica Geral na escola: Uma proposta metodológica
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Base nacional comum curricular
APRESENTAÇÃO DAS DIRETRIZES Histórico da disciplina:  Opção da SEED iniciar as DC com o histórico;  Recorte histórico (séculos XIX e XX, período de afirmação.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Projetos e Sequências Didáticas
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
PROF: ALAELTON NOGUEIRA
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

05/11/2015

Componente Curricular Educação Física A Educação Física vem buscando se alinhar aos propósitos da Educação Básica: possibilitar a preservação e a reconstrução da herança científica e cultural, sob a forma de conhecimentos sistematizados. Assim, esse componente trata das práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Cada manifestação da cultura corporal de movimento propicia o acesso a uma dimensão de conhecimento e de experiências à qual ele não teria de outro modo.

Manifestações da Cultura Corporal BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BRINCADEIRAS E JOGOS ESPORTES EXERCÍCIOS FÍSICOS GINÁSTICAS LUTAS PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA PRÁTICAS CORPORAIS RITMICAS DESAFIOS PROPOSTOS: Desafios de legitimação ético-política; Desafios curriculares; Desafios interdisciplinares; Desafios didáticos.

Dimensões de conhecimento para a formulação dos objetivos de aprendizagem específicos Experimentação e produção; Fruição; Reflexão sobre a ação; Construção de valores; Análise e compreensão crítica das práticas corporais; Protagonismo comunitário.

Diretriz Curricular: Componente Curricular Educação Física Se a Educação Física é uma prática pedagógica que trata da cultura corporal de movimento (DARIDO; RANGEL, 2008), objetivamos que ela possibilite aos alunos situações que envolvam análise, reflexão e abstração sobre si mesmo por meio da tomada de consciência de sua motricidade, bem como proporcionar a aquisição/construção de um repertório de conhecimentos relacionados aos eixos temáticos.

Eixos temáticos Educação Física Movimento em Construção e Estruturação Movimento e a Saúde Movimento em Construção e Estruturação Movimento em Expressão e Ritmo Movimento e as Manifestações Lúdicas e Esportivas Os conteúdos considerados valiosos, construídos coletivamente pelo grupo de professores da área ao longo da história na Rede Municipal de Ensino estão organizados a partir de eixos temáticos. Nesse sentido, foi-se construindo um repertório mínimo de saberes a serem ensinados/apreendidos no âmbito escolar via aulas de Educação Física, que podem ser ressignificados pelos professores em seus contextos, na medida em que não se assentam numa perspectiva moderna de currículo, fechada, determinista, e sim numa perspectiva aberta: rica, recursiva, relacional e rigorosa (DOLL Jr., 1997).

Ed. Infantil 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano

Referências bibliográficas BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, ano XIX, n. 48, p. 69-86, ago 1999. CARDOSO, C. L. Unidade didática 4 – Concepção de aulas abertas. In: KUNZ, E (org). Didática da educação física 1. 4. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006. DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A (coords). Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. São Paulo: Guanabara Koogan, 2008. DOLL Jr., W. E. Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

Secretaria Municipal de Educação de Londrina Contato: junior.jesus@londrina.pr.gov.br (43) 3375-0091 / (43) 9144-7050 Secretaria Municipal de Educação de Londrina Alameda Júlio de Mesquita Filho, 35 – 3º andar – Vila Ipiranga Prof. Junior Cesar Dias de Jesus