Carlos Freire – Comunicação Integrada. BLUR – BTL e ATL Carlos Freire.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA Introdução
Advertisements

Planejamento em Publicidade e Propaganda I
Organização e Técnicas Comerciais
1 - O PAPEL DE VENDAS NO MIX DE MARKETING
Unidade 6 Distribuição: transportes e centro de distribuição visão integrada Grupo: 19FY Athos Oliveira 08/25085 Rafael Flores 08/38837.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
COMUNICAÇÃO DE MARKETING
Marketing: Introdução
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
Marketing no Século XXI
PREVISÃO DE VENDAS Carlos Roberto C. Almeida.
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
DEMANDA A demanda (procura) de um indivíduo por um determinado bem (ou serviço) refere-se à quantidade desse bem que ele está disposto e capacitado a comprar,
Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago.
34 © 2004 by Pearson Education Liquidez Liquidez é um conceito econômico que considera a facilidade com que um ativo pode ser convertido no meio de troca.
Logística de distribuição
Projeto de Gestão de Crise
CRM Customer Relationship Management
Segmentação de Mercado
PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
DEFININDO OBJETIVOS Reforçar a satisfação após a compra e manter o relacionamento Reconhecer e recompensar clientes e funcionários de valor.
Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos
Administração de Marketing I
Prof. Cárbio Almeida Waqued
RP, MKT e Publicidade Professora: Giovana Chiquim
Enumere os fatores que têm afetado os distribuidores, tornando o papel futuro destes, incerto. - consolidação e estreitamento das bases do fornecedor e.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico E-business.
Disciplina: Marketing Aula 1
Loja em um Shopping Sistema: Marketing e Logística Augusto Moura
Uso das Redes Sociais na Gestão
Prof. Marcelo Bárcia Viabilidade Mercadológica: Um Fator Crítico de Sucesso Para Avaliação de Novos Negócios.
MarketingMédico. E eu com Isso ? Norivaldo Carneiro.
Prof. MSc. Cláudio Cabral
CAPÍTULO 12 Educando o Cliente e Promovendo os Serviços.
Fundamentos de economia
ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.
Administração de Marketing
Métodos de Promoção e Planejamento Estratégico
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
Publicidade e Propaganda
A Propaganda e Suas Características
Práticas em Publicidade e Propaganda Carlos Freire 2014.
Planejamento Estratégico de MKT
MÍDIA O QUE É MÍDIA NA PUBLICIDADE Significa meios de comunicação em massa. Meios convencionais de mídia: rádio, jornal, televisão,revista. As emissoras.
Marketing de Relacionamento CARLOS FREIRE –
Planejamento de Campanhas Publicitárias
Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, Carlos Freire
Publicidade e Propaganda
Publicidade e Propaganda
Tecnológico de Marketing GESTÃO DE MARCAS CARLOS FREIRE –
Carlos Freire E-commerce. 2 Inbound Sales Fonte: webinar Inbound Sales – RDStation.
Carlos Freire Marketing Digital. Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital. Marketing Digital Ações estratégicas As campanhas de marketing digital.
Marketing de Relacionamento
Doisnovemeia.
Marketing “É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar.
Prof. Armando Chafik. APRESENTAÇÃO A cultura de projetos nas organizações deve ser implantada de forma sistemática e os seus princípios colocados em prática.
Estratégias de Promoção
A mudança nas organizações
Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014
Introdução à Administração
Estratégias de Comunicação e Mídias Eletrônicas
Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire –
Administração Mercadológica I
Gestão Mercadológica Profa. Bruna Panzarini
Profª. Josilene Ribeiro. Planejamento de Marketing O planejamento de marketing não é uma ação isolada. É um processo composto por várias etapas e que.
PROJETO INTERDISCIPLINAR USJT 2016
E-relacionamento. Caso da Holiday Inn falhas podem custar caro Questão de EXPECTATIVA Há anos, realizou uma campanha denominada “Sem Surpresas”.Entretanto,
Transcrição da apresentação:

Carlos Freire – Comunicação Integrada

BLUR – BTL e ATL Carlos Freire

O que é o BLUR? Carlos Freire Planejamento de Campanhas

O ritmo das mudanças no cenário de negócios chegou a um ponto em que tudo ficou embassado. Carlos Freire Planejamento de Campanhas

O ritmo das mudanças no cenário de negócios chegou a um ponto em que tudo ficou embassado. Não é possível dizer com certeza como e porque as coisas estão acontecendo. Carlos Freire Planejamento de Campanhas

O ritmo das mudanças no cenário de negócios chegou a um ponto em que tudo ficou embassado. Não é possível dizer com certeza como e porque as coisas estão acontecendo. Isso gera incertezas e inseguranças, tanto nos indivíduos, quanto nas empresas e instituições. Carlos Freire Planejamento de Campanhas

Quais os elementos que estão norteando essas mudanças? Carlos Freire Planejamento de Campanhas

Os elementos baseados nas dimensões básicas do Universo. Tempo Espaço Massa Carlos Freire Planejamento de Campanhas

O que caracteriza esse tempo de mudanças? Carlos Freire Planejamento de Campanhas

Velocidade: Tudo ocorre em tempo real. Carlos Freire Planejamento de Campanhas

Conectividade Todas as coisas vão se conectando eletronicamente. Produtos, pessoas, empresas, países. Carlos Freire Planejamento de Campanhas

Intangibilidade Toda proposta possui valor econômico tangível e intangível. O intangível cresce mais rapidamente. Carlos Freire Planejamento de Campanhas

Qual foi o impacto que chips e satélites causaram na sociedade e de que forma? Carlos Freire Planejamento de Campanhas

Hoje, tudo e todos estão permanentemente interligados e interagindo. Tudo é do conhecimento de todos e isso interfere nos hábitos e costumes de toda sociedade. Publicidade e Propaganda Carlos Freire

Como evoluiu o cenário econômico? Carlos Freire Planejamento de Campanhas

Setor primário: A economia de subsistência perdurou por 100 mil anos; A economia agrária durou 10 mil anos; Carlos Freire Planejamento de Campanhas

Setor secundário: A era da industrialização iniciou em 1760 e permaneceu até 1950, ou seja, 190 anos. Teve como consequências: o crescimento das cidades (urbanização), a produção em massa, o consumismo, a poluição, os sindicatos e o desenvolvimento do setor financeiro. Carlos Freire Planejamento de Campanhas

Setor terciário: Após quase 200 anos de industrialização iniciou-se a era dos serviços, dos computadores, da informação. A princípio os computadores eram uma ferramenta de processamento e armazenagem de dados destinado a realizar tarefas de rotina. Carlos Freire Planejamento de Campanhas

Setor terciário: O momento atual é caracterizado pelo BLUR. Não existem mais soluções estáveis. Ser bem sucedido não é estar em equilíbrio (=0), em repouso e nem em foco. O equilíbrio é o equilíbrio de um surfista. Carlos Freire Planejamento de Campanhas

Momento atual: O início, meio e fim do ciclo de vida dos produtos se fundem de forma permanente e constante; Desaparece a sequência lógica de: pesquisa, projeto, produção, distribuição, pagamento e consumo; Carlos Freire Planejamento de Campanhas

Momento atual: Novos modelos são lançados enquanto os anteriores continuam no mercado e vão sendo substituídos; Os up-grades permitem novos produtos que substituem produtos automaticamente. Carlos Freire Planejamento de Campanhas

Se antes persistia o “Feitos para durar”, agora persiste o “Feitos para mudar”. A cadeira de balanço do vovô, na sua parte tangível, deixou de existir. O Conceito da cadeira de balanço do vovô, parte intangível, essa persiste. Carlos Freire

Quais são os três componentes básicos da economia do BLUR? Carlos Freire Planejamento de Campanhas

Desejos: a demanda. Produtos e serviços se tornam um só para gerar ofertas. Os papéis de vendedores e compradores se fundem em um processo de troca. Realização: estratégias e organizações se dissolvem em redes econômicas e relacionamentos permeáveis; Carlos Freire Planejamento de Campanhas

Recursos: as pessoas não estão mais divididas entre trabalhadores e consumidores; Capital é mais um passivo que um ativo; Carlos Freire Planejamento de Campanhas

BTL e ATL – a nova propaganda Carlos Freire Planejamento de Campanhas

O que é BTL (Below the line) e ATL (above the line)? Carlos Freire Planejamento de Campanhas

Convencionou-se considerar uma linha imaginária em que acima dessa linha (ATL) encontram-se as mídias tradicionais. TV, rádio, jornal, revista, outdoor etc Carlos Freire Planejamento de Campanhas

E, abaixo dessa linha (BTL) as mídias não convencionais. Internet, eventos, interações diretas. Carlos Freire Planejamento de Campanhas

Coca Carlos Freire Planejamento de Campanhas

Congonhas Carlos Freire Planejamento de Campanhas

Atitude Carlos Freire Planejamento de Campanhas

O que a nova forma de fazer propaganda exige? Carlos Freire Planejamento de Campanhas

Envolvimento completo com o cliente; Envolvimento com os objetivos de marketing do cliente; Pensar em Comunicação Integrada (mix de comunicação) e não apenas em propaganda; Carlos Freire Planejamento de Campanhas

Não basta apenas comunicar; Deve-se pensar em: o quê dizer, para quem dizer, com que frequência e em quais situações dizer. Carlos Freire Planejamento de Campanhas

O mix deve contemplar (Kotler, 2005, p.570): Propaganda Promoção de vendas; Relações públicas; Vendas pessoais e Marketing direto Carlos Freire Planejamento de Campanhas

A comunicação migrou de one to many (um para muitos) e one way (um caminho), para one to one (um para um) e two way (ida e volta) Isso para atender o novo perfil dos consumidores, mais participativo. Carlos Freire Planejamento de Campanhas

Como isso é possível? Carlos Freire Planejamento de Campanhas

Com a utilização dos novos recursos tecnológicos; Advergames: anúncios em jogos eletrônicos; Marketing Viral: boatos na internet; Web; Smarthphones; Ações de guerrilha – flash mobs Carlos Freire Planejamento de Campanhas

Qual o papel do planejamento nesse contexto? Carlos Freire Planejamento de Campanhas

Segundo Souki (2007, comunicado em aula expositiva), o planejamento é um cálculo que precede e preside a ação para criar o futuro, não para predizê-lo. É uma preparação em busca de maiores acertos no final das ações. Carlos Freire Planejamento de Campanhas

Elaborar texto com, no mínimo, 30 linhas, posicionando-se sobre as questões levantadas. De que maneira essas mudanças afetam a ordem econômica vigente? De que maneira isso afeta o negócio da Publicidade e Propaganda? Nesse contexto, como se insere a Comunicação Integrada. Individual, Entregar na Próxima Aula. Carlos Freire Planejamento de Campanhas