Módulo 01 - INTRODUTÓRIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Missão e Visão Por Carlos Reis.
Advertisements

BENCHMARKING.
GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Empreendedorismo AULA 3
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
Estratégia Empresarial
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Etapas do Planejamento Estratégico
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
MBA – Colégio Maxi Morgana Batistella
Quem gostaria de... Ter a participação de todos os funcionários em um projeto? Conseguir informações sobre os clientes e concorrentes? Enxergar novas oportunidades.
Desde 1985 venho dizendo às empresas que não basta que seus vendedores conheçam bem os seus produtos e serviços. Com muitos concorrentes, qualidade semelhante.
MISSÃO, VISÃO E VALORES.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Uma abordagem sobre seus processos e sua aplicação.
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Equipe de Gestão.
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
conhecimentos em resultados
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Administração de Empresas Pessoais
Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?
Estratégia de crescimento.
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
Gestão por Competências
É gerar valor compartilhado para colaboradores, clientes, acionistas e sociedade garantindo a perenidade do negócio Performance Sustentável Visão do banco.
NEGÓCIO VOCAÇÃO – é a competência essencial da empresa, é o foco no produto ou serviço. CORE BUSINESS – coração do negócio. É um critério baseado na organização.
Missão, Visão e Objetivos
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
Instituição de Ensino São Francisco
Identidade Corporativa
Planejamento Estratégico
Planejamento e Responsabilidade Social
Planejamento Organizacional Integrado
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
GESTÃO DE PESSOAS SUSTENTÁVEL
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
FILOSOFIA EMPRESARIAL
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL CECÍLIA MARIA DE MELO BARCELOS ADMINISTRAÇÃO
Mentoring Coaching.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
Disciplina: Direção Estratégica
Gestão Estratégica de Negócios
O que é PROJETO EXECUTIVO
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Curso: Tecnologia em Gestão Empresarial Ênfase em Marketing Disciplina: Marketing.
XXXIV FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Planejamento Estratégico Fortaleza – Ceará 20 de Novembro de 2014.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA Prof.ª Kelly Magalhães.
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

Módulo 01 - INTRODUTÓRIO

ESTADOS DE APRENDIZAGEM

Primeira Fase: Fase da Curiosidade Incompetência Inconsciente (Eu não sei que não sei)

Segunda Fase: Fase da Confusão Incompetência Consciente (Eu sei que não sei)

Terceira Fase: Fase do Entendimento Competência Consciente (Eu sei que sei)

Quarta Fase: Fase da Excelência Competência Inconsciente (Nem sabe que sabe - Automático)

Começa a melhoria do processo Estado Inicial Melhora da situação Começa a melhoria do processo Curva de aprendizagem NÃO PARE AQUI

Vocês estão afim de aprender...........

Plano de Negócios Metodologia adotada de forma a se estabelecer um plano de ações permitindo que estratégias (caminhos ou projetos) possam ser estabelecidas e acompanhadas afim de serem atingidos determinados objetivos. Onde Queremos Chegar? (Objetivos) Caminhos (Estratégias) Onde estamos?

O Plano de Negócio de uma organização define as linhas de atuação, o mercado e o tipo de produto / serviço que será desenvolvido, disponibilizado ou comercializado. O negócio da organização é definido a fim de caracterizar o quê a empresa se propõe a fazer, ramo de atividades e o foco de público a ser atendido.

Identificação do Negócio Atual Quem é mesmo o seu cliente? Quais são os benefícios procurados pelo cliente? Qual é a tecnologia que nós iremos utilizar? Quem são e quem serão nossos concorrentes? Adequação do negócio ao século XXI Evite a miopia!!! Pergunte e ouça ao cliente!!! Use o “farol alto”, abra o foco da lente, divulgue para todos!!!

Missão da Empresa

Missão da Empresa É a sua razão de existência Quando escrevemos a MISSÃO estaremos escrevendo o seu PROPÓSITO, a sua razão de existência Deve ser escrita no PRESENTE

Missão da Empresa Composição da Missão Qual é o nosso negócio? Quem é o nosso cliente? Base, prioridade, estratégia de lugar de negócio? Qual o desafio e o diferencial da Empresa? Qual a finalidade da Empresa?

Missão da Empresa IMPORTANTE Depois de escrevermos a nossa missão devemos observar se ela apresenta algumas características, como por exemplo: - se ela menciona o produto ou serviço, - se ela menciona os principais mercados ou clientes, -se ela lista as principais atividades desempenhadas e os fatores que diferenciam o organização de seus concorrentes IMPORTANTE

Missão da Empresa Uma empresa só é possível de existir quando está pautada em cima de objetivos claros e realistas, ou seja, de uma definição clara de missão, e diz também que definir missão empresarial é trabalhoso e arriscado, mas que é só assim que uma empresa consegue estabelecer políticas, estratégias, concentrar recursos e começar a trabalhar. Vasconcellos e Pagnoncelli,2001), Peter Druker (1975)

Missão da Empresa Uma missão só passa a se ter valor quando esta começa a ser vivida por toda a organização, nenhuma missão é válida se elas ficarem afixadas somente em murais elas necessariamente tem que ser vividas por todos da organização, com este comprometimento compartilhado entre empresa e colaborador, esta missão se torna um guia comportamental para a nossa empresa

Missão da Empresa Exemplos: HSBC: Garantir a excelência na entrega de produtos e serviços financeiros, maximizando valor para clientes e acionistas. Deflor: Oferecer a nossos clientes soluções ambientais eficientes para controle de erosão, contenções, drenagem e áreas degradadas, através de nossas tecnologias e produtos aplicados à Engenharia de Meio Ambiente BurgerKing: Ser a mais prazerosa experiência de alimentação Duratex: Atender com excelência às demandas dos clientes, pelo desenvolvimento e oferta de produtos e serviços que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, gerando riqueza de forma sustentável.

3M Resolver problemas insolvíveis de maneira inovadora Hewlett-Packard Realizar contribuições tecnológicas para o avanço e o bem-estar da humanidade Merck Preservar e melhorar a vida do ser humano Nike Experimentar a emoção da competição, vencendo e esmagando os competidores Sony Experimentar a diversão da inovação e aplicar a tecnologia para o benefício e prazer das pessoas Disney Fazer as pessoas felizes

Visão da Empresa

Visão da Empresa “Os grandes navegadores sempre sabem onde fica o norte. Sabem aonde querem ir e o que fazer para chegar a seu destino. Com as grandes empresas acontece a mesma coisa: elas têm visão. É isso que lhes permite administrar a continuidade e a mudança simultaneamente.” James Collins e Jerry Porras

Visão da Empresa Tem que ser orientada para o FUTURO, no qual este não estará longe da realidade da empresa Tem que ser DESAFIADORA (SONHOS) Escrita no tempo FUTURO

Visão da Empresa Todas as Empresas devem ter VISÃO: - une as pessoas ao redor de um sonho comum - orienta o trabalho de diferentes pessoas - ajuda todos na empresa a tomarem decisões - alicerça a base para o planejamento da empresa - aponta os comportamentos incongruentes dentro da organização mais perceptíveis Scott, Jaffe & Tobe (1998)

Visão da Empresa CARACTERÍSTICAS - ela deve ser focada no futuro - ser uma frase motivadora e inspiradora - de fácil comunicação - um missão alcançável - uma citação positiva, otimista e bem detalhada

Visão da Empresa Composição da Visão No que a nossa empresa quer se tornar? Onde nós estaremos daqui há 10 – 30 anos? O que a empresa será? Em que direção eu devo ir? Estou ajudando a construir o que? Os recursos investidos na minha organização estão levando a minha empresa para onde?

Visão da Empresa Exemplos: HSBC: Ser o melhor grupo financeiro do Brasil em geração de valor para clientes, acionistas e colaboradores. Deflor: Melhor continuamente os processos, produtos e tecnologias, superando os padrões consagrados internacionalmente. BurgerKing: Ser a marca de fast food preferida, mais rentável, com pessoas talentosas e forte presença nacional Duratex: Ser a empresa de referência, reconhecida com a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento. BOARD 01/C (Pag....)

Petrobras Perdigão Coca-Cola Brahma China In Box Amex Bradesco Itaú Disney Folha O Globo United/TAM Audi FIAT Tornar-se uma empresa de energia de classe mundial A Marca mais gostosa deste e do novo milênio Matando a sede do mundo Ser reconhecida como a melhor e maior empresa da América Latina Ser o melhor delivery de comida chinesa do mundo Ser o melhor cartão de crédito do mundo Sempre a frente Líder em performance, sólido, confiável, destacando-se pelo uso do marketing, da tecnologia e por equipes capacitadas.Cliente..cliente Criar um mundo onde todos possam ser crianças.... Sonho Fazer da Folha o principal jornal do Brasil Buscar a liderança nos mercados onde atua tendo como fronteira o país inteiro Ser a melhor empresa aérea do mundo/Brasil O carro do ano e do próximo século O carro do hoje, amanhã e sempre

EXERCÍCIOS

Exercício de Missão e Visão Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio EXERCÍCIO 02 Ser o melhor laboratório farmacêutico do Brasil, preferido pelos consumidores e profissionais de saúde, por viabilizar o acesso a produtos  e serviços inovadores queproporcionam saúde e bem-estar para toda a população

EXERCÍCIO 03 Ser reconhecida como a melhor e mais eficiente instituição financeira do País e pela atuação em prol da inclusão bancária e do desenvolvimento sustentável EXERCÍCIO 04 Dar, às pessoas de todo o mundo, a oportunidade de adquirir produtos de qualidade a um preço justo, criando valor para nossos acionistas, colaboradores, clientes, comunidade, fornecedores e meio ambiente, através de uma gestão baseada em processos sustentáveis.

RESPOSTAS

Exercício de Missão e Visão Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio MISSÃO DA FIAT Ser o melhor laboratório farmacêutico do Brasil, preferido pelos consumidores e profissionais de saúde, por viabilizar o acesso a produtos  e serviços inovadores queproporcionam saúde e bem-estar para toda a população VISÃO DA ACHE LAB

Ser reconhecida como a melhor e mais eficiente instituição financeira do País e pela atuação em prol da inclusão bancária e do desenvolvimento sustentável . VISÃO DO BRADESCO Dar, às pessoas de todo o mundo, a oportunidade de adquirir produtos de qualidade a um preço justo, criando valor para nossos acionistas, colaboradores, clientes, comunidade, fornecedores e meio ambiente, através de uma gestão baseada em processos sustentáveis MISSÃO DA ARCOR

Valores da Empresa

Valores são princípios ou também chamado de crenças, que servem para qualquer ser humano como guia, para suas atitudes, comportamentos e principalmente suas tomadas de decisões Valores da Empresa

Valores da Empresa Se uma organização não tem os seus valores, os colaboradores passam a se conflitarem pois cada indivíduo vai defender o seu valor pessoal e assim se sentiram altamente frustradas por não conseguirem alcançar os resultados da organização Quando uma empresa possui valores e estes são fortalecidos e principalmente vivenciados pelos seus colaboradores, estes últimos sentem que são uma parte importante da organização, assim ficam mais motivados, pois a sua vida na empresa passa a ter mais significado para eles

MIP