Princípios de gestão da qualidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Advertisements

Práticas de Apoio à Gestão Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento.
Práticas de Apoio à Gestão
NORMA ABNT ISO 9000.
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
A Gestão da Qualidade gerando mudanças
IDÉIAS QUE USAM O PENSAMENTO SISTÊMICO
Competitividade, Produtividade e Qualidade
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
Controle Total da Qualidade
Qualidade de Processo A Série ISO 9000
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
A abordagem do sistema da qualidade automotivo
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESCOLA DE NEGÓCIOS
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
NBR isso 9001:2008 Uma introdução.
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
A Organização ISO International Organization for Standardization Organização não-governamental Fundada em 23/02/1947 Sede em Genebra/Suíça Razão de Existência:
Práticas de Apoio à Gestão
Funções da Administração
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Motivação à qualidade São os clientes e usuários que decidem se um produto ou serviço atende às suas necessidades e satisfaz às suas expectativas Esta.
Modelo de Excelência em Gestão
Logística Empresarial
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
PRINCIPIOS DA QUALIDADE
Como podemos perceber a relação entre custos e quantidades estocadas? Há uma certa relação conflitante entre custos e estoques, pois quanto maiores os.
- Minister (subordinação ou obediência)
Teorias Modernas de Gestão
NOVAS CONFIGURAÇÕES e FILOSOFIAS ORGANIZACIONAIS
NORMAS ISO 9000 PANORAMA 150 Países já adotaram
UMC – Universidade Mogi das Cruzes Campus Vila Lobos Disciplina: Tópicos Avançados em Qualidade Prof. Dr. Ricardo Di Bartolomeo
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Administrar Prioridades e Trabalhar com Processos.
Gerenciamento de Processos - PNQ
5. Abordagem como um sistema de gestão
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
Caracterização dos Princípios da Qualidade Isabel Saraiva - José Martins – Vera Godinho Módulo D2 Novembro 2006.
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
Práticas de Apoio à Gestão
- ATENDIMENTO A CLIENTES - UMA QUESTÃO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS
A QUALIDADE NA PREVENÇÃO DE PERDAS
UNIDADE DE NEGÓCIO Pode-se definir unidade de negócios como unidade organizacional, com definição de autoridade sobre processos e responsabilidade sobre.
Planejamento Estratégico
Planejamento e estratégia
A Certificação ISO 9001 : 2000 como Efetiva Ferramenta para a Competitividade © Todos os direitos reservados - ATSG S/C Ltda de 22 Rogério Campos.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Fundamentos de Gestão N. Tadachi Takashina.
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Engenharia de Produção
Aula 9 – Conceito de Conformidade
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
Lavratti.com Slide 1/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Os oito princípios podem ser usados pela administração como.
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
 Bruno Veríssimo de O. Silvanº  Felipe de Carvalho Moralesnº  Gustavo Simões Aguiarnº  Lucas V. Matos Além Silveiranº 
INDICADORES DE DESEMPENHO
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Curso de Administração Disciplina: TGA
Desafios e Possibilidades SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Engº Phelippe Barroso Ponte.
EEFEUSP - Departamento de Esporte 2014 Disciplina: ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO.
Teoria dos Sistemas.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Gestão da Qualidade em Serviços Mudança Cultural ???
Professor Fernando Vianna
Transcrição da apresentação:

Princípios de gestão da qualidade Prof. Cristiano Chiminelli cristianochiminelli@hotmial.com

Princípios de gestão da qualidade O que é qualidade? Use suas palavras...o que significa qualidade para você? Prof. Cristiano Chiminelli cristianochiminelli@hotmial.com

Princípios de gestão da qualidade “Grau no qual um conjunto de características inerentes atendem a requisitos.” Prof. Cristiano Chiminelli cristianochiminelli@hotmial.com

Princípios de gestão da qualidade Quem mais qualidade, um fusca ou uma Ferrari? Prof. Cristiano Chiminelli cristianochiminelli@hotmial.com

Princípios de gestão da qualidade Depende!!! Depende do requisito solicitado. Para Engenharia um requisito consiste da definição documentada de uma propriedade ou comportamento que um produto ou serviço particular deve atender. Dicionário s.m. significa a condição que se deve satisfazer para alcançar certo fim. Exigência de ordem legal para que determinado processo possa ter andamento. Ambos possuem boa qualidade. Prof. Cristiano Chiminelli cristianochiminelli@hotmial.com

Princípios de gestão da qualidade Classe Categoria ou classificação atribuída a diferentes requisitos de qualidade para produtos, processo ou sistemas que tenham o mesmo uso funcional. A classe é inerente ao produto e pode ser alterada através de mudança na especificação. Prof. Cristiano Chiminelli cristianochiminelli@hotmial.com

Princípios de gestão da qualidade Por que precisamos de um sistema de gestão da qualidade? Porque precisamos estar o mais próximo possível qualidade. Para conduzir e operar com sucesso uma organização, é necessário dirigi-la e controlá-la de maneira transparente e sistemática. Prof. Cristiano Chiminelli cristianochiminelli@hotmial.com

Princípios de gestão da qualidade Gestão da Qualidade é uma crença ou regra fundamental e abrangente para conduzir e operar uma organização, visando melhorar, continuamente, seu desempenho em longo prazo, pela focalização nos clientes e, ao mesmo tempo, encaminhando as necessidades de todas as partes interessadas. Prof. Cristiano Chiminelli cristianochiminelli@hotmial.com

Princípios de gestão da qualidade Para facilitar a gestão da qualidade foram identificados/criados oito princípios, os quais podem ser usados pela Alta Direção para conduzir a organização à melhoria do seu desempenho. Foco no cliente Liderança Envolvimento de pessoas Abordagem de processo Abordagem sistêmica Melhoria continua Abordagem para a tomada de decisão Relação mutuamente benéfica com fornecedores Prof. Cristiano Chiminelli cristianochiminelli@hotmial.com

Princípios de gestão da qualidade Foco no cliente As organizações dependem de seus clientes e, portanto, deveriam entender as necessidades atuais e futuras, atender os requisitos e se esforçarem para exceder as expectativas dos seus clientes.   Melhorar o desempenho da organização a fim de atender as necessidades dos clientes. Prof. Cristiano Chiminelli cristianochiminelli@hotmial.com

Princípios de gestão da qualidade Liderança Líderes estabelecem unidade de propósito e o rumo da organização. Convém que eles criem e mantenham um ambiente interno, no qual as pessoas possam estar totalmente envolvidas no propósito de atingir os objetivos da organização. Dando poder e envolvendo as pessoas para alcançar os objetivos da organização. Prof. Cristiano Chiminelli cristianochiminelli@hotmial.com

Princípios de gestão da qualidade Envolvimento de pessoas Pessoas de todos os níveis são a essência de uma organização, e seu total envolvimento possibilita que as suas habilidades sejam usadas para o benefício da organização. Pessoas sendo envolvidas em decisões apropriadas e em processos de melhorias. Prof. Cristiano Chiminelli cristianochiminelli@hotmial.com

Princípios de gestão da qualidade Abordagem de processo Um resultado desejado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como um processo. A adoção do enfoque de processos para todas as operações resulta em custos mais baixos, prevenção de erros, controle da variabilidade, tempos de ciclo mais curtos e saídas mais previsíveis. Prof. Cristiano Chiminelli cristianochiminelli@hotmial.com

Princípios de gestão da qualidade Abordagem sistêmica para a gestão Identificar, entender e gerenciar processos inter-relacionados como um sistema contribui para a eficácia e eficiência da organização no sentido desta atingir os seus objetivos. Uma visão mais ampla da eficácia de processos a qual conduz ao entendimento das causas de problemas e oportunas ações de melhorias. Prof. Cristiano Chiminelli cristianochiminelli@hotmial.com

Princípios de gestão da qualidade Eficácia Eficiência Extensão pela qual as atividades são realizadas e os resultados planejados são atingidos Relação entre o resultado alcançado e os recurso utilizados Prof. Cristiano Chiminelli cristianochiminelli@hotmial.com

Princípios de gestão da qualidade Melhoria contínua Convém que a melhoria contínua do desempenho global da organização seja seu objetivo permanente. “A melhoria contínua deveria ser um objetivo permanente na organização.” Envolvendo as pessoas da organização na melhoria contínua de processos. Prof. Cristiano Chiminelli cristianochiminelli@hotmial.com

Princípios de gestão da qualidade Abordagem para tomada de decisão Decisões eficazes são baseadas na análise de dados e informações, e dados são a base para a compreensão do desempenho de sistemas e processos para orientar as melhorias e prevenir problemas futuros. Prof. Cristiano Chiminelli cristianochiminelli@hotmial.com

Princípios de gestão da qualidade Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores Uma organização e seus fornecedores são interdependentes, e uma relação de benefícios mútuos aumenta a habilidade de ambos em agregar valor. Criando e gerenciando relacionamentos com fornecedores para garantir fornecimentos sem defeito, dentro dos prazos, e confiáveis. Prof. Cristiano Chiminelli cristianochiminelli@hotmial.com

Princípios de gestão da qualidade Por que um sistema de gestão da qualidade? Melhoria na organização Posicionamento no mercado Requisitos de clientes Requisitos legais Desenvolvimento de fornecedores Prof. Cristiano Chiminelli cristianochiminelli@hotmial.com

Princípios de gestão da qualidade Maior transferência do conhecimento Melhoria na moral e da motivação da equipe Redução de custo com qualidade Aumento na competitividade Aumento da satisfação dos clientes Aumento na rentabilidade Prof. Cristiano Chiminelli cristianochiminelli@hotmial.com

Princípios de gestão da qualidade Prof. Cristiano Chiminelli cristianochiminelli@hotmial.com