PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

Projeto - Plano de Negócios
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
Consultoria Empresarial
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Prof. Antonio Carlos Guil
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
Planejamento de Marketing e Estratégia Organizacional
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
1 SIPE – ETAPAS Como é uma atividade demorada e que, muitas vezes, demanda recursos consideráveis como consultores, reuniões, viagens, etc., o Planejamento.
Estratégias do agronegócio
MBA – Colégio Maxi Morgana Batistella
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
Planejamento Estratégico
PLANEJAMENTO M I METODOLOGIA: S Ã O RESULTADOS AMBIENTE EXTERNO
PLANO DE NEGÓCIO.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
A Importância da Educação Continuada
Motivação à qualidade São os clientes e usuários que decidem se um produto ou serviço atende às suas necessidades e satisfaz às suas expectativas Esta.
Planejamento e projetos sociais:
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
REGIÃO CENTRO SÍNTESE DOS PROJETOS
O Projeto Político-pedagógico como o Plano Estratégico da Escola
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
Planejamento de marketing
Planejamento estratégico
ESTRUTURA DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Planejamento de estratégias:
Potencialidades Redução do número de beneficiados por núcleo (relação do nº de Recursos Humanos por beneficiado); Aquisição e distribuição dos materiais.
O PROCESSO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
A Arte de Administrar Prof. Joel Brogio.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ESPORTE
Estruturas Organizacionais
Teoria Geral da Administração
Planejamento Estratégico
Aula 7 Processos Administrativos
SIM - (Sistema de Informação em MKT)
Planejamento de Marketing
Planejamento do Processo de enfermagem
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Maior programa de infraestrutura
Conceitos, Fases e os níveis do planejamento
Estratégias e Políticas Empresariais
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Tomada de decisões Planejamento.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Encontro Estadual do PMAQ
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Antonio Marcelo Fernando Nalini Fernando Ribeiro Luiz Carlos Vaz Thiago Camargo8C.
Gestão Econômica e Financeira PANORAMA SETOR EDUCACIONAL.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
PLANEJAMENTO INDIVIDUAL DE CARREIRA
Relatório Planejamento Estratégico – IFRN – Câmpus Natal - Zona Norte Relatório Planejamento Estratégico – IFRN – Câmpus Natal - Zona Norte.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PROJETOS PROGRAMAS AÇÕES

ELEMENTOS DO PLANO ESTRATÉGICO DE UMA ORGANIZAÇÃO ESPORTIVA DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos ELEMENTOS DO PLANO ESTRATÉGICO DE UMA ORGANIZAÇÃO ESPORTIVA ROCHE, 2002 Análise do ambiente DIAGNÓSTICO MISSÃO Razão de ser OBJETIVOS GERAIS ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PLANO OPERACIONAL ANUAL Indicadores PROJETOS PROGRAMAS AÇÕES

Potencialidades, fragilidades, oportunidades e ameaças PFOA DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Potencialidades, fragilidades, oportunidades e ameaças PFOA É um método de análise de mercado que as empresas utilizam para identificar potencialidades e fragilidades, oportunidades e ameaças Potencialidades e fragilidades relacionam-se com a organização, às suas estratégias e como ela se compara à concorrência Oportunidades e ameaças relacionam-se com o ambiente externo

Potencialidades, fragilidades, oportunidades e ameaças -PFOA DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Potencialidades, fragilidades, oportunidades e ameaças -PFOA Potencialidades Quadro professores especializados e proposta pedagógica consistente Trabalho conjunto com setor competitivo Diversidade de modalidades Instalações e materiais Opções de canais internos de divulgação Fragilidades Desconexão das opções de atividades para pais em horários compatíveis Horários inadequados Pouca autonomia para mudanças Ameaças Aumento da oferta de atividades em centros esportivos, Sesc e nas escolas Inadimplência e venda de títulos Oportunidades Valorização da atividade física Demanda pela prática de modalidades – natação e ginástica olímpica – Jogos Olímpicos

Levantamento de Suposições/Sugestões DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Levantamento de Suposições/Sugestões Suposições/Sugestões Oportunidades Valorização da atividade física Demanda pela prática de modalidades – natação e ginástica olímpica – Jogos Olímpicos Oferecer atividades para pais Incluir novas atividades na escola de esportes Suposições/Sugestões Ameaças Aumento da oferta de atividades em centros esportivos, Sesc e nas escolas Inadimplência e venda de títulos Diversificar atividades Estimular inscrições

Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Suposições/Sugestões Fragilidades Desconexão das opções de atividades para pais em horários compatíveis Horários inadequados Pouca autonomia para mudanças Oferecer atividades para jovens e adultos Reorganizar horários Necessária aprovação da Diretoria Suposições/Sugestões Potencialidades Quadro professores especializados e proposta pedagógica consistente Trabalho conjunto com setor competitivo Diversidade de modalidades Instalações e materiais disponíveis Opções de canais internos de divulgação Oferecer novas atividades Incrementar divulgação

* * *       RESUMO - Levantamento de Suposições/Sugestões DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos RESUMO - Levantamento de Suposições/Sugestões * Oferecer atividades para pais Incluir novas atividades na escola de esportes Diversificar atividades Estimular inscrições Oferecer atividades para jovens e adultos Necessária aprovação da Diretoria Oferecer novas atividades Incrementar divulgação    *   * 

ELEMENTOS DO PLANO ESTRATÉGICO DE UMA ORGANIZAÇÃO ESPORTIVA DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos ELEMENTOS DO PLANO ESTRATÉGICO DE UMA ORGANIZAÇÃO ESPORTIVA ROCHE, 2002 Análise do ambiente DIAGNÓSTICO MISSÃO Razão de ser OBJETIVOS GERAIS ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PLANO OPERACIONAL ANUAL Indicadores PROJETOS PROGRAMAS AÇÕES

OBJETIVOS GERAIS - médio prazo – 3 ou 4 DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos OBJETIVOS GERAIS - médio prazo – 3 ou 4 A PARTIR DA MISSÃO E DA ANÁLISE PFOA APOIAR-SE NOS PONTOS FORTES (POTENCIALIDADES) ELIMINAR, CORRIGIR, MINIMIZAR OS PONTOS FRACOS (FRAGILIDADES) APROVEITAR AS OPORTUNIDADES NEUTRALIZAR AS AMEAÇAS OBJETIVOS Mensuráveis - indicadores Propósitos a médio prazo Factíveis e realistas Claros e compreensíveis Motivadores Assumidos e aceitos por todos os níveis da organização

Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos OBJETIVOS GERAIS Melhorar quantitativa e qualitativamente a oferta de atividades relacionadas com a Escola de Esportes Oferecer atividades para pais Oferecer atividades para jovens e adultos Oferecer novas atividades * *  Incluir novas atividades na escola de esportes Diversificar atividades  Administrar com maior eficiência os recursos gerenciais e os da entidade Estimular inscrições Necessária aprovação da Diretoria Incrementar divulgação 

Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos OBJETIVOS ESTRATÉGICOS caminho através dos quais serão cumpridos os gerais nas organizações pequenas os gerais e estratégicos podem ser considerados em um só nível OBJETIVO GERAL: Melhorar quantitativa e qualitativamente a oferta de atividades relacionadas com a Escola de Esportes ATRAVÉS DE . . . OBJETIVOS ESTRATÉGICOS Implantar novas atividades para acompanhantes Adequar as atividades existentes para acompanhantes Incrementar a oferta de atividades da Escola de Esportes

Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos OBJETIVOS ESTRATÉGICOS caminho através dos quais serão cumpridos os gerais OBJETIVO GERAL: Administrar com maior eficiência os recursos gerenciais e os da entidade ATRAVÉS DE . . . Estimular novas inscrições OBJETIVOS ESTRATÉGICOS Elaborar plano de divulgação

Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Objetivos - Exemplos Aumentar as incrições no curso X em 10% - 2004 Dobrar, até 2005, o número de freqüentadores nas piscinas Aumentar, em 30%, o número de participantes nas competições de futebol - 2004 Triplicar, até 2005, o número de freqüentadores na área de lazer A

ELEMENTOS DO PLANO ESTRATÉGICO DE UMA ORGANIZAÇÃO ESPORTIVA DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos ELEMENTOS DO PLANO ESTRATÉGICO DE UMA ORGANIZAÇÃO ESPORTIVA ROCHE, 2002 Análise do ambiente DIAGNÓSTICO MISSÃO Razão de ser OBJETIVOS GERAIS ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PLANO OPERACIONAL ANUAL Indicadores PROJETOS PROGRAMAS AÇÕES

ELEMENTOS DO PLANO Souci, 2002 DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos ELEMENTOS DO PLANO Souci, 2002 PERGUNTA ELEMENTOS DO PLANO TIPO DE PLANO Por quê? Missão, Metas (múltiplas), Objetivos (variados) ESTRATÉGICO O que? Tarefas e responsabilidades, Programa de atividades, Projetos principais ESTRUTURAL Quem? Recursos humanos, Capacidade das pessoas, Organograma (relação de autoridade) Como? Métodos de trabalho, Motivação do pessoal, Normas e avaliação, Políticas e procedimentos OPERACIONAL Quanto? Recursos financeiros, Pressupostos (receitas e despesas) Onde? Recursos materiais, Instalações e equipamentos Quando? Recursos temporais, Prazos, horários, Prioridades a curto, médio e longo prazo

Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos MISSÃO - Desenvolver atividades sócio-culturais, recreativas e esportivas com excelência de qualidade para seus associados para proporcionar seu bem-estar social e de seus familiares   Planejamento/objetivos estratégicos Implantar núcleo de fitness para associados a partir de 15 anos Ampliar o número de vagas da escola de esportes   Planejamento tático – objetivos resultado a ser alcançado – O QUE, COMO, QUANDO    Todo objetivo deve ser concreto, atingível e mensurável   IMPLANTAR O NÚCLEO DE FITNESS ASSOCIADOS A PARTIR DE 15ANOS AMPLIAR O NÚMERO DE VAGAS DA ESCOLA DE ESPORTES concreto O QUE CONSTRUIR E EQUIPAR O NF AMPLIAR O NÚMERO DE VAGAS DE 30 PARA 200 atingível COMO/ ONDE EM TERRENO PRÓPRIO EM DUAS ETAPAS: 30 P/ 150 – 1º SEM. – MANHÃ 150 P/ 200 – 2º SEM. - TARDE mensurável QUANDO EM 24 MESES EM 12 MESES

Planejamento operacional – QUANDO, POR QUEM, COMO, QUANTO DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Planejamento operacional – QUANDO, POR QUEM, COMO, QUANTO IMPLANTAR NÚCLEO DE FITNESS - ASSOCIADOS ACIMA DE 15 ANOS ATIVIDADE MESES RESPONSÁVEL APROVAR PLANTA 3 ENGENHARIA CONTRATAR EMPREITEIRA 4 ENGENHARIA/PRESIDÊNCIA DEFINIR EQUIPAMENTOS/LAYOUT ESPORTES/CONSULTORIA COMPRAR EQUIPAMENTOS 6 COMPRAS/PRESIDÊNCIA SELECIONAR E CONTRATAR RECURSOS HUMANOS 2 RH/ESPORTES DEFINIR/CONTRATAR SISTEMA CONTROLE DE ACESSO ESPORTES/COMPRAS/ TECNOLOGIA ELABORAR REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO 1 ESPORTES/COMUNICAÇÃO ELABORAR/REALIZAR EVENTO DE INAUGURAÇÃO ESPORTES/MARKETING

Planejamento operacional – QUANDO, POR QUEM, COMO, QUANTO DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos/ Ary Rocco Planejamento operacional – QUANDO, POR QUEM, COMO, QUANTO AMPLIAR O NÚMERO DE VAGAS DA ESCOLA DE ESPORTES 1ª ETAPA – 1º SEMESTRE – MANHÃ   REMANEJAR HORÁRIOS EQUIPES TREINAMENTO MANHÃ 1 MÊS GERÊNCIA/TÉCNICOS/ DIRETORES AMPLIAR CARGA HORÁRIA/CONTRATAÇÃO PROFISSIONAIS GERÊNCIA/RH DIVULGAR HORÁRIOS/TURMAS/NÍVEIS GERÊNCIA/COMUNICAÇÃO/ MARKETING REALIZAR INSCRIÇÕES 15 DIAS GERÊNCIA/SECRETARIA/ TECNOLOGIA 2ª ETAPA – 2º SEMESTRE – TARDE GERÊNCIA/COMUNICAÇÃO /MARKETING GERÊNCIA/SECRETARIA /TECNOLOGIA

ELEMENTOS DO PLANO ESTRATÉGICO DE UMA ORGANIZAÇÃO ESPORTIVA DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos/ Ary Rocco ELEMENTOS DO PLANO ESTRATÉGICO DE UMA ORGANIZAÇÃO ESPORTIVA ROCHE, 2002 Análise do ambiente DIAGNÓSTICO MISSÃO Razão de ser OBJETIVOS GERAIS ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PLANO OPERACIONAL ANUAL Indicadores PROJETOS PROGRAMAS AÇÕES

Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos/ Ary Rocco DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos/ Ary Rocco Plano de Ação Alvo Posição atual Ação Por Início Fim Custo Ampliar a oferta de cursos Três cursos: futebol, natação, yoga e judô Não há curso para a terceira idade Cursos oferecidos em dois horários Acrescentar curso de voleibol Acrescentar curso de ginástica Oferecer cursos as terças e quintas (13/14 horas) WL PA IG 10/02 10/08 10/05 28/04 28/09 28/06 R$150

Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Plano de Ação Alvo Posição atual Ação Por Início Fim Custo Melhor adequação dos espaços Espaço para o Judô inadequado Falta iluminação no campo - 2 Transferir o curso de judô para o salão nobre Iluminar campo -2 PL GE 28/09 10/06 10/12 15/12 R$ 200 R$ 10.000